“DILEMAS ÉTICOS” COM O RABINO MICHEL SCHLESINGER, DR. SIDNEY KLAJNER E CONTARDO CALLIGARIS

“Como manter a saúde do corpo e da alma durante a pandemia?”e “Coronavírus: entre a apatia e o desespero” foram os temas e ainda dá tempo de você assistir os debates. Confira aqui.


COMO MANTER A SAÚDE DO CORPO E DA ALMA DURANTE A PANDEMIA?

353_first_1_1Nossas vidas serão divididas em AC e DC – antes e depois do Coronavírus afirmou o Dr. Sidney Klajner em debate com o Rabino Michel Schlesinger

“O mundo não será mais o mesmo após a pandemia, nossas vidas serão divididas em AC e DC, antes e depois do Coronavírus”, afirmou o Dr. Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, em debate com o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP), durante o evento Dilemas Éticos, que teve como tema: “Como manter a saúde do corpo e da alma durante a pandemia?”.

O debate, aconteceu nesta quinta-feira, 02 de abril, com transmissão online pelo site e redes sociais da CIP e trouxe uma excelente oportunidade para o público saber mais detalhes e debater sobre como o Coronavírus chegou ao Brasil, como o Einstein se preparou para atender os doentes, se os médicos estão preparados para escolhas bioéticas, qual a importância da ajuda espiritual durante a pandemia, como a sociedade organizada pode ajudar, bem como as estatísticas mais recentes.

“Nunca estamos preparados para uma guerra até que ela comece. O mundo jamais imaginou passar por algo desta dimensão e cada decisão que tomamos tem um grande impacto. A capacidade do nosso sistema de saúde é limitada e temos que respeitar o isolamento social para evitar a disseminação”, alertou o Dr. Sidney Klajner.

“O rabino Michel Schlesinger destacou os desafios e benefícios que o confinamento vem trazendo. “A telemedicina veio para ficar, assim como o “telejudaísmo” e fez uma alusão à festividade de Pessach, que está se aproximando. Assim como a matzá que partimos ao meio em Pessach, alguma coisa na nossa sociedade está sendo quebrada, assim como um dia o Mar Vermelho foi quebrado ao meio. Se tivermos a sabedoria necessária para chegarmos em conjunto e de forma colaborativa na outra margem, quem sabe poderemos testemunhar um mundo melhor do que o que deixamos para trás”.

“Essa vai ser a primeira vez que vamos comemorar confinados o Pessach, que é a Festa da Libertação, o que mostra que nem tudo está em nossas mãos ainda. Essa pandemia está mudando as nossas vidas e temos que olhar para dentro de nós mesmo, resgatar relações e fazer de tudo para sairmos vitoriosos e melhores após esse período” , concluiu o presidente do Einstein.

O evento Dilemas Éticos foi uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) com apoio da Unibes Cultural, Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset.

Assista o debate em: https://www.youtube.com/watch?v=C8sM6P8CCl4&feature=youtu.bee no Facebook: https://www.facebook.com/cipsp


CORONAVÍRUS: ENTRE A APATIA E O DESESPERO

353_first_1_2O Coronavírus está na pauta do dia no Brasil e no mundo. Como agir diante desta ameaça? Para debater este relevante tema a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou nesta quarta-feira, 25 de março, mais uma edição virtual do evento Dilemas Éticos, com o tema “Coronavírus: entre a apatia e o desespero”.

Com transmissão online pelo site e redes sociais da CIP, o debate reuniu o psicanalista, escritor e dramaturgo Contardo Calligaris e o rabino Michel Schlesinger, da CIP.

Quais os principais desafios do distanciamento social? Como usar os recursos da psicanálise para encontrar o equilíbrio em momentos como este? Qual o papel dos líderes religiosos diante da pandemia? Salvar vidas ou salvar a economia? Estes foram alguns dos tópicos levantados durante a discussão.

“Há pessoas que se dão muito bem no isolamento. Nem todos vão sofrer. Hoje temos recursos fantásticos que não tínhamos há 100 anos atrás, como por exemplo as transmissões online”, destacou Contardo. A experiência do confinamento revela algo singular e cada um sofre de maneira diferente”, complementou.

“Assim como novas possibilidades de terapia a distância que estão sendo descobertas por psicanalistas como o Contardo Calligaris, um novo judaísmo está surgindo. A possibilidade de rezar com pessoas distantes que não poderiam chegar na sinagoga vai permanecer mesmo depois da crise do Coronavírus”, ponderou o rabino Michel.

Ao final do debate, o rabino e o psicanalista deixaram mensagens positivas:

“Entre a apatia e o desespero existe um caminho intermediário saudável. Reconhecer este caminho nos permite não apenas enfrentar os desafios, mas deslumbrar também oportunidades em meio à crise”, aconselhou o rabino Michel Schlesinger .

“Que possamos sair do isolamento com algum ganho, apesar das perdas. Alguns hábitos de vida vão mudar e o afastamento forçado pode nos levar a descobrir que a proximidade é uma coisa boa”, finalizou Calligaris.

O evento Dilemas Éticos contou com o apoio de Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia e Rosset

Assista o debate em: https://www.youtube.com/watch?v=gWsFG9n5aaw

e no Facebook: https://www.facebook.com/cipsp