PANDEMIA E AS EMOÇÕES À FLOR DA PELE – POR CLARA NIGRI

353_especial_4_1Todos nós nos queixamos de escassez de tempo, agora é a oportunidade de aproveitarmos as ofertas gratuitas de cursos online, seja de uma língua estrangeira, cursos voltados para a alguma área de interesse, aulas de música, etc..


Fomos atropelados por um acontecimento global. A princípio, ouvíamos e víamosa uma certa distância, meio que do outro lado do mundo. Com o passar das horas e dos dias, os canais de tv e as mídias sociais foram trazendo para mais perto de nós um tsunami o qual não tínhamos a dimensão.

Com a proximidade do tal tsunami, porque ainda não sabemos do que se trata exatamente, um certo temor deste desconhecido se instala em nós. É natural no ser humano a ansiedade acompanhar o desconhecido, o novo, o porvir ou qualquer mudança que porventura possadespontar, seja na esfera pessoal ou profissional.

O que não imaginávamos, jamais, é que a disseminação devastadora global de um novo vírus nomeado de Covid 19 chegaria a nós causando tantos estragos, uma Pandemia. Estragos estes impactando na nossa vida de rotina organizada, agendada e programada.

O que implica em mudanças abruptas de hábitos, estes tão arraigados em nós.

Somos seres gregários, vivemos em comunidade desde os tempos do homem das cavernas. Nos associamos, buscamos nossos pares, nossa tribo, nossa identidade, vivemos e morremos, muitas vezes, em função do outro.

A ordem agora é o isolamento social, profissional e familiar; completo, para que pessoas não morram. Ficaremos em Quarentena.

Sentimentos de angústia, medo, raiva, stress afloram sem precedentes. São legítimos, genuínos e que devem ser vividos para o bem de nossa saúde mental.

Isolamento social é físico, não é isolamento afetivo. E temporário.

Para combater a ansiedade e os riscos de depressão devemos criar práticas saudáveis diariamente para o corpo e a mente. Obter as informações sem exageros, pois o excesso contribui para o aumento da ansiedade e do stress.

Criar rotinas de leituras, atividade física, contato com as pessoas, seja virtual ou por telefone, compartilhar as preocupações e temores, revisitar velhos hobbies, cuidar das plantas. Todos nós nos queixamos de escassez de tempo, agora é a oportunidade de aproveitarmos as ofertas gratuitas de cursos online, seja de uma língua estrangeira, cursos voltados para a alguma área de interesse, aulas de música, etc..

O aprendizado é infinito, sempre é tempo de aprendermos algo de novo nesse momento de vida desprogramada e desorganizada.


Clara Nigri
Psicóloga e Psicoterapeuta de adultos e crianças
Diretora da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática
Cel.: 11 – 991127418 – WhatsApp