RACISMO É A ILUSÃO DE UMA SUPERIORIDADE INEXISTENTE – RAV SANY SONNENREICH

Não existem raça, cor, religião ou ideologias superiores. Existem diferenças físicas e de pensamentos, que devem ser respeitadas. Chega de orgulho e arrogância! A origem da humanidade é a mesma para todos: a eterna e Poderosa Fonte.

Lamentável existir racismo, antissemitismo ou qualquer perseguição às diferenças em pleno século 21. A humanidade, ao invés de analisar o passado através do tempo e corrigir os erros para mudar o futuro, esquece a sua essência. E, infelizmente, revive cenas de terror, como a acontecida recentemente: a terrível e chocante morte do americano George Floyd, na cidade em Minneapolis (EUA), provocada por policiais brancos. Um deles pressionou o pescoço do homem por mais de oito minutos, enquanto outros três oficiais pressionavam as costas de Floyd, até que ele não mais conseguisse respirar. A polícia local diz que o crime de George Floyd foi comprar um maço de cigarros com uma nota falsa de vinte dólares e que teria resistido à prisão.

“Dou dois índios por um africano”, “quanto mais preto, mais preju”, “fede a chorume”. Essas frases terríveis são algumas das mensagens racistas deixadas em um grupo de whatsapp por estudantes de uma escola da zona sul do Rio de Janeiro (RJ). Elas são direcionadas a uma colega negra, a menina Ndeye Fatou Ndiaye, de 15 anos. O caso repercutiu nas redes sociais e na grande mídia, chamou a atenção de artistas e formadores de opinião, que saíram fortemente em defesa da adolescente.

Essas narrativas são assustadoras! Trazem à tona discussões e interpretações históricas dos movimentos racistas que já existiram. Entre eles está um dos mais notórios, o nazismo, que perseguiu as minorias étnicas, linguísticas, religiosas e políticas. O Holocausto é uma dolorosa e triste lembrança do passado do povo judeu. Assim como também são a escravidão e opressão dos povos africanos, a dizimação dos índios durante o período de colonização e tantos outros cenários de tortura e violência que maculam a nossa história. Tantos horrores me fazem clamar pelo perdão de D’us para a humanidade. Apelo também para a consciência de cada um, que reconheça no seu próximo um igual, um irmão, criado pela mesma Luz Infinita. Somos filhos e filhas de D’us, feitos à Sua imagem e semelhança.

É com muito pesar que escrevo sobre o tema. No entanto, ele não pode e não deve passar desapercebido. Como educador e rabino, minha responsabilidade perante àqueles que me vêem como professor e líder espiritual é repudiar a prática de qualquer preconceito, seja de cor, religião, gênero ou ideologia. Esse câncer chamado racismo, que corrói, muitas vezes de forma velada, a nossa sociedade, deve ser extirpado. Para isso é preciso educação e respeito. Diariamente inúmeras famílias perdem seus queridos por esse crime tão torpe.

Não existem raça, cor, religião ou ideologias superiores. Existem diferenças físicas e de pensamentos, que devem ser respeitadas. Chega de orgulho e arrogância! A origem da humanidade é a mesma para todos: a eterna e Poderosa Fonte. O pensamento de superioridade perante o semelhante é ilusório. Abra os olhos para a verdade, para a luz e a bondade. Esqueça o que a sociedade impõe erroneamente como belo e aceitável. Tenha nobreza de caráter e de propósito para discernir. A liberdade só é possível por meio do conhecimento. Ele dá clareza e o livre pensar. Nesse sentido, ensina a aceitar o que no outro é diferente. Somos seres individuais, temos características singulares. Isso é o que torna cada indivíduo único, especial e belo. E por isso temos de nos respeitar e também os outros. Sempre e em qualquer circustância.


*Rav Sany Sonnenreich é diretor dos Centros Jovens Makom Jardins-Moema (SP) e presidente do Instituto ByRav Sany de Comunicação Motivacional (redes @byravsany).

20
20