EU ME IDENTIFICO COMO… – RABBI ARIEH RAICHMAN

Daqui aprendemos, que aquela resposta que queremos ter pode vir durante um dos nossos pedidos. Precisamos continuar pedindo e não desistir.


Esta semana precisei ir ao médico para uma consulta. Ao entrar há um procedimento preventivo. Sabe aquele formulário que precisa ser preenchido? Agora a secretária faz as perguntas enquanto você se senta bem longe. A secretária perguntou meu nome, data de nascimento e naturalidade, e depois perguntou a minha cor.

Achei muito estranha essa pergunta e comecei a rir enquanto meus pensamentos voltaram aos Estados Unidos. Talvez ela estivesse me dando a opção de me identificar com outra raça. Eu poderia responder “Eu sou branco, mas sinto-me negro”, porém fiquei em silêncio.

– Depois de 3 minutos ela falou: – Vou colocar branco, Ok?

Eu continuei em silêncio sem saber o que responder.

Deste incidente aprendi a lição que uma pessoa nunca deve se sentir envergonhada ao fazer uma pergunta. Mesmo que talvez seja óbvia a resposta.

Existem pedidos e perguntas que fazemos ao nossos pais e cônjuges, esperando uma resposta. Muitas vezes esses pedidos são ignorados ou esquecidos. Porém se os modificamos e pedimos com emoções, fazendo uma cena, ou expressando nosso coração na conversa, a pessoa vai reagir do jeito que queremos.

Com D-us não é diferente. Mas as vezes a pessoa não sabe como falar com D-us. Não sabe hebraico, a reza, ou a intenção correta para ter na conversa com Ele. Então ele fica em indecisão se é para perguntar ou não?

Moises nos instruiu a perguntar, de qualquer forma. D-us havia prometido que ele não iria deixar Moises entrar em Israel, e mesmo assim Moises pediu. Ele pediu, e pediu, um total de 515 vezes. A Torá descreve o incidente: “E Moises pediu a D-us, naquela época dizendo…” Deste versículo o rabino Yaakov David de Mamshinov explica:

‘Naquela época’- Quando há uma dificuldade para a pessoa ou o povo, e eles não podem rezar com concentração. ‘Dizendo’- Aceita os pedidos deles, mesmo que estão pedindo sem a concentração correta.

Moises deve ter pedido com diferentes intenções para entrar em Israel, e talvez algumas vezes sem concentração, mas mesmo assim foi negado. Como minha reza vai ser aceita?

A Midrash nos conta que D-us disse a Moises para parar de rezar quando ele chegou à reza número 515. Se ele pedisse uma vez mais, D-us seria forçado a deixar Moises entrar em Israel. Daqui aprendemos, que aquela resposta que queremos ter pode vir durante um dos nossos pedidos. Precisamos continuar pedindo e não desistir.

Que peçamos a redenção total e revelada, e que venha ainda hoje.

Shalom!

Rabbi Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com – chabadmanaus@gmail.com

20
20