ANO NOVO JUDAICO SE APROXIMA E TRAZ ESPERANÇA DE UM NOVO CICLO – RABINO SANY SONNENREICH

Judeus comemoram em 19 de setembro a passagem para o ano de 5781 com mesa repleta de simbologia

O Rosh Hashaná é um dos feriados mais significativos para os judeus. E, ao contrário das festividades convencionais de final de ano, esse é um momento de meditação, reflexão, balanço dos acontecimentos no período e esperança de um novo ciclo com renovação e boas vibrações. A celebração tem duração de 10 dias. Nos dois primeiros, que esse ano são em 19 e 20 de setembro (com início das comemorações na noite de 18 de setembro), comemora-se a chegada do ano de 5781, momento de ir à sinagoga, renovar a aliança e o comprometimento com Deus de viver com correção no ano que se inicia.

As celebrações são feitas em família, com refeições especiais, normalmente acompanhas de maçã e mel. “Muitos são os doces servidos, para que assim também seja o ano que está chegando. Pão de mel, bolo de mel e maçã com mel são tradicionais. Para o prato principal, o peixe é o escolhido, e vem acompanhado de saladas e receitas típicas judaicas”, explica o rabino Sany Sonnenreich.

A mesa preparada para a festa está cheia de simbologias e vale a pena ser vista. Velas para iluminar a chegada do ano novo, um cálice de prata, frutas, pães redondos que representam o ciclo da vida, entre outros. “Ao final do período de Rosh Hashaná, 10 dias depois, acontece o Yom Kipur, o Dia do Perdão, que é um dia de jejum, penitência e perdão. É quando Deus sela o destino de cada pessoa para o ano que se inicia”, finaliza o rabino.


RABINO SANY SONNENREICH – É diretor da entidade Makom Jardins-Moema que faz parte da rede mundial Olami, com 320 unidades pelo mundo focadas em direcionar o público jovem a uma vida de valores. Ele tem forte presença nas redes sociais Youtube, Instagram e Facebook (@byravsany) com mensagens de vida rápidas, bem humoradas e motivantes numa linguagem acessível a todos.

20
20