EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o vereador Daniel Annenberg, cônsul de IsraelAlon Lavi, Antonio Carlos Castanheira, Esther Bonder, Daniel Fainguelernt, Percival Maricato, Abrão Slavutzky e o rabino Nilton Bonder.


BOM RETIRO – RESGATANDO A HERANÇA JUDAICA – COM O VEREADOR DANIEL ANNENBERG

Durante a live Bom Retiro – resgate à herança judaica, realizada no domingo (23), o vereador Daniel Annenberg (PSDB) anunciou a revitalização do encontro das ruas ao redor da Pletzle, com a instalação de totem para marcar a simbologia do local.

A Pletzle é o apelido dado pela comunidade Judaica de São Paulo às esquinas das Ruas da Graça, Correia de Melo e Ribeiro de Lima onde, entre o início do século passado e os anos 1990, imigrantes judeus costumavam se reunir para compartilhar notícias, fazer negócios e conversar.

A live, que foi transmitida pela página do Memorial do Holocausto, contou com a presença do Rabino Henrique Begun (Sinagoga Talmud Tora), Gabriel Zitune (Unibes), Dora Wajchman (Ten Yad), Benjamin Seroussi (Casa do Povo) e Reuven Faingold (Memorial do Holocausto).

Durante pouco mais de uma hora, os participantes puderam, como o próprio tema da live propunha, resgatar lembranças e vivências do tradicional bairro paulistano.

Assista: https://youtu.be/g1isKQ_S4G0

http://danielannenberg.com.br/dia-a-dia/123/bom-retiro-resgatando-a-heranca-judaica


CONSULADO GERAL DE ISRAEL PATROCINA PORTUGUESA


Apoio à Lusa esteve presente na camisa do jogo da séria A2 do Campeonato Paulista contra o Red Bull, que aconteceu dia 30 de agosto em Campinas (SP)

O Consulado Geral de Israel em São Paulo patrocinou a Associação Portuguesa Desportos em razão de seu centenário. Seu apoio à Lusa esteve presente na camisa do jogo contra o Red Bull, que aconteceu dia 30 de agosto, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP), com o time já classificado para a próxima etapa da série A2 do Campeonato Paulista.

O Consulado também participou do evento do centenário, celebrado no dia 14 de agosto com uma ação social que distribuiu bolas e pedaços de um bolo comemorativo de meia tonelada à população carente da região.

A vontade do Consulado de celebrar o futebol brasileiro vem de longa data. “Nós sempre tivemos o desejo de participar do futebol de alguma forma por ser essa grande paixão nacional e símbolo do Brasil em todo o mundo. E o centenário da Portuguesa, este time tão tradicional e querido por todos, foi a oportunidade perfeita para nos ligarmos a este esporte tão adorado pelos brasileiros”, afirmou o Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi (na foto acima com o Presidente da Associação Portuguesa de Desportos, Antonio Carlos Castanheira).

Além da ocasião do centenário, a ligação entre o povo judeu e o povo português também impulsionou a ideia da parceria. “Há uma conexão muito forte entre os povos e nossas nações sempre estiveram conectadas! Nada melhor que o futebol para reforçar esses laços”, continua o Cônsul.

Para o Presidente da Associação Portuguesa de Desportos, Antonio Carlos Castanheira, é motivo de orgulho ver a Portuguesa registrando mais uma união entre povos, no ano do seu centenário. “Há de se recordar que a história da Portuguesa é uma história de união e de irmandade entre povos e esta parceria reforça ainda mais a vocação da instituição em unir laços entre povos de diferentes culturas em torno de um ideal. Essa parceria é um marco inicial nessa relação e ter o nome Israel em nossa camisa apenas engrandece ainda mais este ano tão importante para nossa Associação. Sou muito grato ao Alon por esse lindo encontro entre nós”, disse.


EXPOSIÇÃO VIRTUAL QUIETUDES DE ESTHER BONDER


GRANDES FESTAS NA SINAGOGA DA LAPA 5781 – 2020

Este ano, a celebração de Rosh Hashana e Yom Kipur será diferente e celebrada com duração dos serviços mais curta, de forma virtual, junto com outras sinagogas.

A participação será feita de forma inteiramente gratuita e quem se interessar deve enviar mensagem por Whatsapp com nome e endereço de e-mail para Daniel Fainguelernt (11) 99293-0077.

Até três dias antes do Rosh Hashaná será enviado o link de acesso aos serviços.

O Machzor a ser utilizado nos serviços é o editado pela Livraria Sefer, igual ao da sinagoga.


MARICATO ADVOGADOS ASSOCIADOS APRESENTA SEU NOVO SITE

Ao apresentar o novo site do seu escritório, o advogado Percival Maricato disse o seguinte: “Procuramos fazê-lo em uma plataforma moderna, elegante e interativa, o que favorecerá a divulgação de conhecimento, informações e notícias relevantes, além de atualização permanente sobre novas legislações e decisões dos tribunais, nas várias especialidades que atuamos: civil, trabalhista, tributário, penal, empresarial, família, consumidor, entre outras, que são de interesse de pessoas físicas e jurídicas”.

Confira: www.maricatoadvogados.com.br


O PSICANALISTA ABRÃO SLAVUTZKY ESCREVE SOBRE O LIVRO DO RABINO NILTON BONDER

A tela “Roda de Samba na Lapa” (1965) foi pintada pelo carioca Heitor dos Prazeres (1898-1966). Também compositor e cantor, ele tornou-se um ícone da arte popular brasileira

A primeira frase do novo livro do rabino Nilton Bonder é: “Este livro tem a intenção de ser engraçado. No sentido de ajudar a resguardar a graça a fim de que Deus nos guarde, não nos tornemos sem graça”. Aí está definido o objetivo principal de Cabala e a Arte de Preservação da Alegria, pois é triste estar sem graça, melhor é ter sentido de humor, um meio sorriso já é uma dádiva. Entretanto, ao ler no título do livro a palavra alegria fiquei surpreso. No ano de 2020, um livro sobre a preservação da alegria choca-se com o peso da tristeza. Em segundos, tive a resposta do porquê da importância da graça em tempos sofridos.

Primeiro recordei a história do Rabi Akiva, sábio do Talmud, ocorrida há quase 2 mil anos, no outono de 95. Chegou na Palestina a notícia de uma série de medidas antijudaicas que Roma havia tomado após anos de política moderada. Foi enviada uma embaixada à Roma, formada por R. Gamaliel, R. Yehoshua, R. Eleazar e R. Akiva. Quando se aproximaram de Roma, ouviram ruídos festivos, e todos começaram a chorar, menos Akiva, que se pôs a rir. “Por que ris?”, perguntaram os companheiros, e ele respondeu: “E vocês, por que choram?”. Um retrucou: “Esses pagãos romanos que se inclinam ante imagens e ídolos vivem tranquilos e em paz, quando o Templo foi posto em chamas; não haveremos de chorar?”. Akiva disse: “Por isso precisamente estou rindo, pois, se os que infringem Sua vontade estão assim felizes, os que observam Sua vontade quanto mais felizes serão!”.

Em seguida, lembrei de Maimonides e suas lições sobre a importância da alegria, bem como Baal Schem Tov, marcado pela Cabala, criou o Chassidismo – danças e músicas como forma de comunicar-se com Deus.

20
20