KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


Tempo de Tefilat Shacharit

  • Saio para trabalhar antes do nascer do sol. Quando devo rezar Shacharit?

O momento ideal e mais louvável para iniciar a Amidá da Tefilat Shacharit (oração matutina) é exatamente no netz hachamá (nascer do sol), sendo possível verificar a variação desse horário nos calendários e mídias (um site útil para verificar os horários é o www.myzmanim.com). Quem precisa sair para trabalhar antes do netz hachamá (nascer do sol), caso seja depois do alot hashachar (amanhecer), cerca de 72 minutos antes do netz, pode rezar e cumprirá sua obrigação. Independetemente da situação, é proibido rezar Shacharit antes do alot hashachar (amanhecer), pois ainda é considerado noite. Em relação a Talit e Tefilin, é permitido colocá-los a partir do horário chamado nos calendários de misheyakir, que é cerca de 50 minutos antes do netz hachamá (nascer do sol).


Rezar descalço

  • Olá, às vezes tenho o costume de rezar descalço, gostaria de saber se tem algum problema com isto?

A Guemará (tratado de Shabat, página 8) traz algumas leis que dizem como a pessoa deve preparar a si própria, o seu corpo e o lugar no qual rezará. Na tefilá a pessoa encontra e fala diretamente com o Rei dos Reis. Sobre este tema, escreve o Rambam (Maimônides) que não é apropriado nem correto rezar descalço, pois não costumamos nos apresentar desta forma perante um rei ou um ministro importante – consequentemente, é lógico que não é respeitoso e nem apropriado se apresentar desta forma perante o Rei dos Reis. Na prática, a lei judaica segue este entendimento: já que hoje em dia não se vai, de forma alguma, descalço para o trabalho, para o local onde se estuda, ou para qualquer outro encontro, portanto também é proibido rezar a Amidá descalço.


Vinho “Pagum”

Pergunta: eu faço o Kidush em casa da seguinte maneira: recito as bênçãos, tomo um pouco do vinho e distribuo do restante no meu copo para cada membro da família – minha esposa e filhos – em pequenos copinhos. Me disseram que esta maneira de proceder é problemática. Gostaria de saber porquê.

Resposta: de fato, esse procedimento é problemático. Nossos Sábios nos ensinaram que o vinho que foi experimentado – ou seja, do qual alguém bebeu mesmo que um gole – chama-se “Yain Pagum” (“vinho danificado ou maculado”). Este vinho é impróprio de ser chamado de “vinho de bênção” (Yain shel Berachá). A solução é acrescentar mais vinho da garrafa ao conteúdo do seu copo antes de distribuir aos demais. Este artifício “conserta” o vinho “pagum”. Depois deste conserto, é permitido distribuir o vinho do copo do celebrante aos presentes.


Hamotsi em uma chalá doce?

  • Comprei uma chalá doce. Alguém me falou que não fazemos a brachá de hamotsi sobre ela. Isto é correto?

Os hashkenazim fazem a brachá de hamotsi inclusive sobre uma chalá doce. Já os sefaradim fazem a brachá de mezonót, a não ser que comam 243 gramas da chalá, caso em que todos concordam que a brachá que deve ser feita é hamotsi.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

20
20