O QUE A TORÁ DIZ SOBRE MÁSCARAS? – RABINO ARIEH RAICHMAN

Esse tem sido um tópico de discussão por um tempo: máscaras ou não-máscaras. Ajudam aqueles que usam, previnem a propagação da doença ou apenas dão falsas esperanças?

A porção da Torá desta semana menciona uma discussão que eclodiu entre os pastores de Abraham e os de Lot, seu sobrinho. O rebanho de Abraão usava mordaça (quando passavam por campos particulares), enquanto que o de Lot não. Lot afirmou que, visto que eles estavam pastando na terra de Canaã, que fora prometida ser de Abraão, e ele seria o herdeiro legítimo, não havia nada de errado em seu rebanho pastorear na terra destinada. Abraão discordou, pois a terra ainda não era sua, portanto ele amordaçou seu rebanho.

Isso soa familiar: Abraham era da opinião de que não usar uma máscara prejudicaria outra pessoa; neste caso, propriedade de outra pessoa. Porém, Lot achava que nenhum dano seria causado, pois a máscara impede seus direitos reais, neste caso, a terra.

O veredicto: use a máscara e ajude outra pessoa. Se isso realmente ajuda a prevenir a disseminação da doença, está definitivamente em discussão. No entanto, certamente acalma aqueles que temem a propagação. Quantas vezes em nossa vida, não dizemos coisas por preocupação que essas palavras possam prejudicar os sentimentos de outra pessoa? Quantas vezes não fazemos coisas que podem prejudicar outras pessoas? Quantas vezes evitamos pensamentos que podem nos entreter, mas prejudicarão outros?

A máscara não é diferente. Pessoalmente, não acho que ajude e não sei o que realmente impede a propagação da doença. Porém, eu sei que isso acalma as pessoas que estão ao meu redor e para mim isso é o mais importante. Desejo que todos aqueles que necessitam- tenham recuperação completa e imediata. Que possamos aceitar Mashiach e nos preparar para sua revelação iminente, e dar um fim a estes dias confusos.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manauswww.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20