NOVEMBRO AZUL – CAMPANHA DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA

No Brasil, a cada 38 minutos um homem morre em decorrência do câncer de próstata. E, em cada 10 homens acima dos 65 anos, 6 podem ter a doença.


O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, e é uma campanha de conscientização realizada no mês de novembro por entidades de diversos países, dentre os quais o Brasil. O objetivo é chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para que se possa avaliar a importância de tal campanha basta dizer que, no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, tipo da doença que representa quase 30% dos casos oncológicos no homem, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), segundo o qual estão estimados 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022.

Apesar dos avanços terapêuticos, cerca de 25% dos pacientes com câncer de próstata ainda morrem devido à doença.. Atualmente, cerca de 20% ainda são diagnosticados em estágios avançados, embora um declínio importante tenha ocorrido nas últimas décadas em decorrência, principalmente, de políticas para o diagnóstico precoce da doença e maior conscientização da população masculina.

Veja abaixo o que dizem os especialistas:

“Entre os tumores malignos que afligem os homens no país, o câncer de próstata é o segundo mais comum, atrás apenas no câncer de pele não melanoma. Estima-se que haja 66 casos novos de câncer de próstata a cada 100 mil homens. Por isso, a prevenção é fundamental. O homem não pode desleixar da sua saúde”, diz Luiz Augusto Maltoni Jr., cirurgião oncológico e diretor executivo da Fundação do Câncer.

“Geralmente o câncer de próstata é uma doença silenciosa, por isto a importância de se realizar a prevenção de forma periódica. É o crescimento da próstata não relacionado ao câncer que costuma apresentar sintomas urinários como dificuldade miccional, dor ao urinar e sangue na urina, principalmente em homens acima dos 60 anos. No entanto, é possível que uma pessoa tenha a próstata aumentada e simultaneamente câncer de próstata, mais uma vez demonstrando a importância da prevenção com os exames periódicos e a avaliação de um urologista no caso de aparecimento de sintomas urinários”, alerta David J. Cohen, titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

E enfatiza: “Classicamente a prevenção do câncer de próstata deve ser realizada anualmente em homens com mais de 50 anos, através do toque retal e do exame de sangue – PSA. Em homens da raça negra e/ou com histórico familiar de câncer de próstata, é recomendável que a prevenção se inicie a partir dos 40 anos”.


SAIBA MAIS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA

O que é próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, com cerca de 20 gramas, que cresce e se modifica a partir dos 40 anos de idade em todos os homens. A próstata fica localizada na frente da bexiga, envolvendo a porção inicial da uretra, tubo responsável por eliminar a urina armazenada na bexiga. O órgão produz parte do sêmen, liberado durante o ato sexual.

Como surge a doença?

Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele.

Quais os sintomas?

Na fase inicial da doença, não existem sintomas aparentes. Somente a realização do exame periódico permite um diagnóstico precoce. Após o crescimento do tumor, os sinais e sintomas podem começar a aparecer, como sangramento na urina, vontade de urinar com frequência e dificuldades para urinar. Quando em estágio mais avançado, emagrecimento e dores na coluna podem ocorrer, significando que a doença progrediu.

Como é feito o diagnóstico?

O exame de PSA (antígeno prostático específico) é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer).

Quando procurar o médico?

No caso do câncer de próstata, homens a partir dos 40 anos de idade com fatores de riscos, ou aos 50 anos, quando não apresentam histórico familiar da doença, devem procurar anualmente o urologista para a realização do exame de toque, importante para avaliar alterações na glândula.

Como posso prevenir?

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. O recomendado é manter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar regularmente atividades físicas, manter o peso ideal, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol e não fumar.

FONTES – www.inca.gov.br e www.cancer.org.br

20
20