REDEFININDO O QUE É PRAZER – RAV EFRAIM BIRBOJM

Temos que ficar alertas e prestarmos atenção quando alguma coisa tenta esvaziar a nossa espiritualidade.

“O rabino Goldstein tinha uma rotina muito agitada. Todos os dias de manhã ele voltava rápido da Tefilá e corria para sua primeira aula na Yeshivá. Certa manhã, como fazia todos os dias, ele voltou rapidamente para casa depois da Tefilá. Mas, para seu desespero, percebeu na garagem que o pneu do seu carro estava quase totalmente murcho. O rabino não sabia o que fazer, pois não tinha nenhuma experiência e levaria horas para trocar aquele pneu furado. Vendo que ainda restava um pouquinho de ar no pneu, ele foi lentamente conduzindo o carro até um posto de gasolina próximo e pediu ajuda. Os frentistas foram muito atenciosos e, de forma muito rápida, ajudaram a trocar o pneu.

Quando terminaram, um dos frentistas entregou ao rabino um enorme prego que estava fincado no pneu furado. Provavelmente o rabino havia passado com o carro na frente de alguma obra e aquele prego havia furado o seu pneu. O rabino, curioso, perguntou ao frentista se ele tinha ideia de quanto tempo aquele prego estava fincado no pneu. O frentista, olhando o prego com atenção, disse:

– Veja, a cabeça deste prego está completamente desgastada. Isto quer dizer que provavelmente o senhor rodou muitos dias com este prego fincado no pneu do seu carro, sem perceber. O ar foi escapando aos pouquinhos, até o pneu ficar completamente murcho.

O rabino agradeceu, deu aos frentistas uma generosa gorjeta pelo excelente serviço prestado e entrou rapidamente no carro, pois já estava atrasado para começar a aula. Porém, durante todo o caminho, ele ficou pensando sobre qual lição poderia aprender daquele incidente. De repente, sua cabeça se iluminou. Aquele prego já estava no pneu há muito tempo e, sem que ele percebesse, foi fazendo com que o ar saísse aos poucos. O furo somente foi percebido quando o pneu já estava quase vazio, quando já era tarde demais. O rabino chegou à conclusão que o mesmo pode ocorrer com a nossa espiritualidade. Se não tomarmos cuidado com os “pregos” da vida, nossa espiritualidade pode ir esvaziando aos poucos, como um pneu furado.”

Esta é uma lição incrível para nós. Estamos cheios de vitalidade, mais ainda nesta época do ano, quando acabamos de sair do mês de Tishrei, cheios de espiritualidade que acumulamos. Mas precisamos ser cuidadosos, pois ao longo do ano algum “prego” pode entrar e começa a esvaziar toda a nossa espiritualidade e empolgação. O grande problema é que não percebemos a perda gradual, apenas sentimos isto quando já estamos vazios, quando já é tarde. Temos que ficar alertas e prestarmos atenção quando alguma coisa tenta esvaziar a nossa espiritualidade. A dica é tirar o “prego” o mais rápido possível, para consertar o furo e manter o nosso “pneu” cheio ao longo do ano todo.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com