DANIEL ANNENBERG – POR UMA SP MAIS SIMPLES E DESCOMPLICADA

“Vivenciei, em casa, durante toda a infância e adolescência, a atmosfera judaica — com todos os costumes e valores que nos norteiam, tais como a ética, a preocupação com o próximo e o envolvimento com as questões sociais. Carrego esta herança viva comigo, orgulhosamente, até hoje”.


Quem é Daniel Annenberg

De São Paulo, Daniel Annenberg é formado em Administração Pública (FGV) e em Ciências Sociais (USP), e atualmente é vereador de São Paulo pelo PSDB (eleito em 2016). Casado há 20 anos, tem dois filhos e pertence a uma família judaica, descendente de imigrantes russos e poloneses.

Sua mãe Debora Takser, viveu por cerca de quatro anos num kibutz (Guivat-Oz), no fim dos anos 1950 e início da década de 1960. Neste período, conheceu todos os cantos de Israel e serviu o exército israelense por um ano e meio. Antes disso, entretanto, ela já era bastante ativa na comunidade judaica em São Paulo. Seu avô foi o fundador do Hashomer Hatzair no Brasil. Debora também lecionou no tradicional Colégio I. L. Peretz, na Vila Mariana (SP), no final dos anos 1950. Mais tarde, de volta ao Brasil, casou-se com Sasha, seu pai, e teve dois filhos. Daniel é o mais velho e na infância estudou no Colégio I. L. Peretz, da Avenida Brasil.

“Vivenciei, em casa, durante toda a infância e adolescência, a atmosfera judaica — com todos os costumes e valores que nos norteiam, tais como a ética, a preocupação com o próximo e o envolvimento com as questões sociais. Carrego esta herança viva comigo, orgulhosamente, até hoje”, diz Daniel.

Ele começou como gestor público em 1990, coordenando a equipe que criou o primeiro Guia de Serviços Públicos da Cidade de São Paulo, na gestão da prefeita Luiza Erundina. À época, já se dedicava a desburocratizar e simplificar os serviços para facilitar a vida dos cidadãos e cidadãs.

Em 1996, participou da criação do Poupatempo, missão dada pelo então governador Mário Covas. Esteve à frente do programa por 10 anos. De 2011 a 2016, encarregado pelo governador Geraldo Alckmin, reformulou o Detran-SP para combater a corrupção e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos contribuintes.

Em 2017, Daniel foi convidado a implantar a primeira Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Nos três anos à frente da pasta, criou o Descomplica SP, a versão municipal do Poupatempo; investiu esforços e recursos na inclusão digital ao quase triplicar os pontos de WI-FI da cidade e fortalecer os FabLabs e Telecentros; digitalizou 99% dos novos processos administrativos da Prefeitura; e implementou o programa Empreenda Fácil, que diminuiu os prazos para a abertura de empresas de 100 para 4 dias.

Daniel Annenberg tem 30 anos de serviço público e conhece bem o funcionamento da máquina pública. Voltou para a Câmara Municipal em 2019, para garantir a continuidade de programas e projetos exitosos como esses, trabalhando para que sejam transformados em Lei.

Daniel Annenberg, vereador

Desde 2019, Daniel cumpre o seu primeiro mandato de vereador com a missão de melhorar a qualidade de vida na cidade e, principalmente, o atendimento aos cidadãos e cidadãs no serviço público. Entre outras conquistas na Câmara Municipal de São Paulo, é autor da Política Municipal de Linguagem Simples, que busca simplificar a comunicação entre a prefeitura e a população; da Lei de Transparência Ativa de Dados em Períodos de Emergência, que prevê que toda a informação (como dados da Covid-19, gastos públicos) seja concentrada em um só local para fácil acesso da população, em linguagem simples, para que todo mundo possa compreender; da Lei que cria o Dia Municipal de Atendimento ao Cidadão; e do projeto de lei que institui a Política Municipal de Fomento a Investimentos e Negócios de Impacto Social.

Daniel Annenberg também tem se dedicado a representar a Comunidade Judaica na Câmara Municipal de SP. Em seu mandado tem trabalhado para fortalecer atividades e eventos de entidades judaicas (por meio de recursos de emendas parlamentares) como o Clube Hebraica SP, CIP, Unibes, FISESP – Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fest Shalom), Sinagoga Talmud Thorá (Festa de Chanucá), Yeshiva Lubavitch (Parada de Lag Baomer) e Memorial do Holocausto (Exposição). Além disso, alocou verbas para obras de revitalização do tradicional Pletzel (cruzamento das ruas da Graça, Correia de Melo e Ribeiro de Lima, no bairro do Bom Retiro). Também criou a lei que inclui a Festa de Purim no calendário de eventos da cidade de São Paulo. Tem ainda um projeto de lei em tramitação que vai um que nomeará uma praça no bairro Higienópolis em homenagem ao Rabino Henry I. Sobel.

Próximos planos

Em campanha para reeleição como vereador, Daniel Annenberg pretende trabalhar, em seu segundo mandato, reforçando as suas bandeiras e criando propostas para uma São Paulo mais simples e descomplicada, junto com a participação popular, por meio de consultas públicas, diálogos, debates e inclusão de temas importantes.

Na pauta a ser levada para o Legislativo, a agenda de inovação e participação nas áreas de Atendimento ao cidadão e simplificação de serviços; Inclusão digital; Governo aberto: Transparência e abertura de dados; Inovação e Economia Criativa; Cidade inclusiva: direitos humanos e cidadania; Inovação e participação no Legislativo, e Representação à Comunidade Judaica na Câmara Municipal de SP.

Conhecendo as propostas do *Daniel Annenberg🙌

1. Atendimento ao cidadão e simplificação de serviços: https://bit.ly/3oRHI4v

2️. *Inclusão Digital*: apoiar políticas de inclusão digital como o WiFi Livre SP, a qualificação dos Telecentros e FabLabs e muito mais. Confira no vídeo: https://bit.ly/3kUUDR2

3. Você pode conferir as outras propostas acessando o site https://simplificandosp.com.br/

Campanha: *Edital de Chamamento de Emendas* 👫👭👬

A fim de ampliar a participação social e apoiar o engajamento comunitário, o vereador *Daniel Annenberg* (PSDB) vai destinar 25% dos recursos aos quais terá direito via Emenda Parlamentar para projetos selecionados por edital.

Será o equivalente a R$1 milhão de reais por ano destinados à projetos propostos por organizações da sociedade civil que atendam aos critérios do edital. ✅

Confira os detalhes no link: https://bit.ly/3897Jq3

20
20