HOSPITAL PSIQUIÁTRICO ISRAELENSE APOSTA EM JARDINS E ÁREAS VERDES PARA ACALMAR SEUS PACIENTES

A pandemia do coronavírus, bem como a consequente crise econômica aumentaram o estresse, a ansiedade e a depressão entre muitas pessoas. Esta situação é ainda mais frequente entre pacientes que estão lidando com transtornos mentais.

Com a proposta de curar o corpo e acalmar a alma, o KKL – JNF, com o apoio do KKL do Canadá e da Noruega, resolveu substituir os campos de exercícios murados e gastos das enfermarias psiquiátricas fechadas do Hospital Psiquiatrico Eitanim, por jardins e pátios verdes ao ar livre .

Localizado perto de Jerusalém, o Hospital Eitanim foi fundado em 1952. Os pacientes, assim como a equipe, vêm de todas as esferas da vida israelense: judeus, árabes, homens, mulheres, jovens, idosos, imigrantes e nativos. Todas essas pessoas estão enfrentando doenças mentais graves e muitas vivem com esquizofrenia. “Alguns exibem comportamentos extremos, por exemplo, explosões violentas ou suicídio”, afrirma o Dr. Gadi Lubin, diretor do Centro de Saúde Mental de Jerusalém.

Os campos de exercícios à disposição dos pacientes, que hoje são completamente deprimentes, com paredes de concreto que bloqueiam qualquer visão das colinas, serão substituídos por grandes áreas verdes, com a ajuda do KKL- JNF.

“Passar um tempo em ambientes verdes naturais acalma a mente e reduz a ansiedade”, afirma o Dr Lubin.

“Estamos situados em um dos lugares mais bonitos de Israel, mas hoje nossos pacientes estão trancados atrás de paredes. Os novos pátios, onde os pacientes poderão vivenciar a natureza terão um efeito surpreendente na qualidade de vida e na sua saúde física e mental”, diz a terapeuta ocupacional em Eitanim, Ayelet Stephen-Kleid.

“O KKL tem entre seus pilares de atuação o meio ambiente, a terra, o ar, a água e o verde, mas acima de tudo, o respeito ao ser humano e a qualidade de vida. Essa atitude do KKL de transformar áreas fechadas em espaços verdes e com vista para a natureza dentro desse Hospital psiquiátrico, certamente vai fazer uma grande diferença na recuperação desses pacientes”, declarou o presidente do KKL Brasil”, Eduardo El Kobbi.

20
20