UTILIZANDO SEUS BENS PARA UM GRANDE BEM – RABINO NISSIM KATRI

Há muito bem que podemos fazer com nosso dinheiro, muitas mitsvot e boas ações da Torá. Se a pessoa utiliza seus bens para um grande bem, então ela deve guardar suas posses com muito cuidado.

O grande comentarista Ralbag, na porção da semana de Lech Lechá, observa que a pessoa deve ser meticulosa com seus pertences como foi o nosso Patriarca Avraham.

Avraham, ao sair do Egito teve uma partida vagarosa por sua insistência ao levar todas as suas posses consigo. Mesmo retornando a terra que D-us lhe prometeu, Avraham sentiu que era correto atrasar seu retorno e se certificou que nenhum de seus bens tinha ficado para trás.

Rabi Leibowitz aponta que isto parece estar em contradição com a postura do Talmud sobre a riqueza, como o Midrash cita Korach e Haman como pessoas que a riqueza foi a razão de suas perversidades.

Qual é então, a atitude correta? Devemos valorizar a riqueza ou não?

Rabi Leibowitz observa que isto depende como conceitualizamos nossa riqueza. Se alguém acredita que a riqueza foi confiada por D-s e nós estamos sobre a Orientação Divina no que fazer com ela, então é importante bem guardá-la.

Se, contudo, alguém pensa que sua riqueza é toda devida às suas conquistas e ele pode fazer com ela qualquer coisa que deseje, então ela recai na categoria de “riqueza que traz infortúnio ao seu dono”.

Há muito bem que podemos fazer com nosso dinheiro, muitas mitsvot e boas ações da Torá. Se a pessoa utiliza seus bens para um grande bem, então ela deve guardar suas posses com muito cuidado.

Korach e Haman exemplificam casos onde a riqueza levou à arrogância, egocentrismo e vaidade e aí a riqueza trouxe a destruição e o infortúnio a seus donos.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br – chabad.bhz@terra.com.br

20
20