HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN ESTÁ ENTRE OS MELHORES DO MUNDO

A pesquisa, divulgada pela revista Newsweek, foi feita em 21 países e o Einstein foi o único da América Latina a ser mencionado no ranking


Pela primeira vez um hospital da América Latina é citado em uma lista das 50 melhores instituições de saúde do mundo. O Hospital Israelita Albert Einstein ocupa a 38ª posição em ranking elaborado pela Revista norte-americana Newsweek em parceria com a empresa global de pesquisa de dados Statista Inc.

Pelo segundo ano consecutivo a lista é elaborada para classificar os principais hospitais em 21 países. Pesquisadores e especialistas são responsáveis por avaliar o padrão de atendimento e a Medicina praticada nas instituições.

“Essa notícia me fez lembrar os nossos quase 65 anos de história. O Einstein chegou onde está graças à visão e ao empenho de nossos fundadores e presidentes que me antecederam e a preservação inquestionável dos valores e preceitos que permearam esta Instituição desde a fundação e que tenho absoluta certeza, que continuarão a permear: Tsedaká (Justiça Social), Refuá (Saúde), Mitzvá (Boas ações) e Chinuch (Educação)”, afirma o Dr. Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. E conclui: “Hoje, somos uma instituição que continua trabalhando incansavelmente para ampliar o acesso à saúde pública e privada, com iniciativas sempre pautadas pela excelência, qualidade e segurança. Isso é levar uma gota de Einstein a cada cidadão do Brasil e, por que não dizer, a outras partes do mundo”,

O Einstein também foi eleito a “Empresa do Ano do ÉPOCA NEGÓCIOS 360º 2020”. De acordo com a revista, o hospital “brilhou no combate à covid-19, no atendimento aos próprios pacientes e em parcerias com entidades científicas e governos”.


HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN – CONHEÇA SUA HISTÓRIA

Sonho virou compromisso da comunidade judaica: oferecer à população do Brasil uma referência em qualidade da prática médica​


Com 65 anos de existência, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein foi fundada em 4 de junho de 1955 e ainda mantém uma premissa: inovar e crescer, sempre com excelência. E tudo começou pequeno, numa reunião de amigos em que o dr. Manoel Tabacow Hidal apresentou sua ideia de fazer um hospital. O sonho virou compromisso da comunidade judaica: oferecer à população do Brasil uma referência em qualidade da prática médica.

Mas a intenção era ainda maior. E assim tem sido feito. Construído com recursos provenientes de doações e do trabalho de um grupo de pessoas dedicadas, a pedra fundamental foi lançada em 1958. Nos anos 60, foram sendo entregues alguns departamentos, mas o Hospital Israelita Albert Einstein foi inaugurado mesmo em 1971. A partir de então, tornou-se referência em tratamentos com tecnologia de ponta e atendimento humanizado e expandiu suas fronteiras com ações de responsabilidade social e atividades de ensino e pesquisa.

É um dos mais conhecidos do Brasil pela qualidade de atendimento e pelos equipamentos e especialidades médicas de que dispõe para tratar os principais tipos de patologias.

Tem mais de 6 mil médicos cadastrados, sendo o hospital privado mais moderno da América Latina. Em 1999 tornou-se a primeira instituição de saúde fora dos Estados Unidos a ser reconhecida pela Joint Commission International (a certificadora de serviços de saúde mais importante do mundo).[1]

É considerado uma das melhores instituições médicas latino-americanas e configura-se como um complexo de saúde cujo foco de atuação está nas áreas da medicina de alta complexidade. Por isto, se tornou referência na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças na área da cardiologia, oncologia, ortopedia, neurologia e cirurgia

Responsabilidade social

A atuação em responsabilidade social do Einstein começou ainda na década de 60, quando a Pediatria Assistencial atendia gratuitamente crianças da região do Morumbi. Em 1997, foi criado o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis para dar assistência a 10 mil crianças de uma das maiores comunidades carentes de São Paulo. Hoje, além desse programa e do atendimento à comunidade judaica, o Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein atua em conjunto com os gestores públicos de saúde para ajudar a suprir suas necessidades assistenciais, tecnológicas ou de competências.

Atualmente a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein está à frente de projetos importantes, que mostram como a parceria público-privada pode render frutos para a comunidade, inspirando outras instituições a engrossarem suas fileiras em prol da saúde do Brasil. As competências e conhecimentos do Einstein estão a serviço não só dos pacientes das oito unidades próprias, mas também em mais de duas dezenas de locais na Grande São Paulo, no Brasil e no mundo.

Só na cidade de São Paulo, o Einstein administra 23 unidades públicas e assumiu, em dezembro de 2015, mais um hospital municipal, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, com atendimento 100% SUS: o Hospital da Vila Santa Catarina (Dr. Gilmar de Cássia Marques de Carvalho) – antigo Hospital Santa Marina. Sempre com a máxima qualidade.

Em 2006, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein iniciou um plano de expansão. Junto da Unidade do Morumbi, entre os projetos executados, o Pavilhão Vicky e Joseph Safra​ foi construído com todos os critérios de sustentabilidade e recebeu a certificação Leed Gold, criada pelo U.S. Green Building Council e verificada pelo Green Building Certification Institute (GBCI), que reconhece e certifica projetos, construções e operação de edifícios sustentáveis (verdes) de alto desempenho. Foi inaugurado em 2009, com 16 andares, 70 mil m² de área construída, 200 novos consultórios de várias especialidades, 20 novas salas cirúrgicas, 41 apartamentos para internação-dia. Também foi erguido o Edifício Reynaldo André Brandt.

Educação e pesquisa

Abrigadas no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, as atividades de educação e pesquisa são o motor de inovação que não se restringem aos pacientes do Hospital Israelita Albert Einstein e englobam cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, treinamentos sofisticados e pesquisas clínica e experimental.

​​Mas o Einstein vai além. Em 2016 passou a oferecer o curso de Medicina. A Graduação em Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein foi autorizada com nota máxima pelo MEC, segundo a Portaria Nº 504, de 2 de julho de 2015. Contando com uma estrutura inovadora, o curso permite que o aluno tenha participação ativa em seu aprendizado, sendo as discussões em grupo parte predominante da metodologia de ensino. Outro diferencial é a abordagem dos aspectos relacionados à atitude profissional, que visa a formar médicos com participação responsável no sistema de saúde.


Fontes: wikipédia e www.einstein.com

20
20