JOSEPH SAFRA Z’L – UMA PERDA IMENSURÁVEL PARA A COMUNIDADE

O empresário Joseph Safra, do Banco Safra, é visto durante jantar anual de Confraternização dos Dirigentes de Bancos, no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, em novembro de 2010 — Foto: Renata Jubran/Estadão Conteúdo

Um dos maiores beneméritos que a comunidade judaica já teve e um dos pioneiros do mercado financeiro a se destacar internacionalmente, o banqueiro Joseph Safra Z’L faleceu aos 82 anos no último dia 10 de dezembro, deixando uma lacuna que dificilmente será preenchida.

De acordo com o último ranking de bilionários brasileiros da revista Forbes Brasil, ele era o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em R$ 119,08 bilhões e ocupava a 101ª posição em todo o mundo pelo Bloomberg Billionaires Index.

Sua morte foi lamentada por diversas associações, executivos do setor financeiro e entidades judaicas, sendo notícia nos principais jornais nacionais e internacionais. E, para que você conheça um pouco mais dessa figura ímpar e admirável que foi Joseph Safra, aqui transcrevemos algumas dessas manifestações, solidarizando-nos com a dor da família enlutada e à qual externamos nossos pêsames.


“JOSEPH SAFRA ERA UM BANQUEIRO DE VOCAÇÃO” – POR LUIZ CARLOS TRABUCO CAPPI, FOLHA DE S.PAULO

O nome de Joseph Safra se inscreve na notável geração de banqueiros brasileiros que empreenderam desde cedo, cresceram pelo talento e intuição para os negócios, e venceram mantendo o modo de vida discreto e reservado.

Uma estirpe, da qual também fizeram parte homens como Amador Aguiar, Walter Moreira Salles, Olavo Setúbal, Lázaro de Mello Brandão e Aloizio Faria, que nos deixaram no curso deste século 21.

Esse grupo, formado por banqueiros de vocação, foi a referência de que confiar no Brasil sempre dará certo.

Safra, falecido nesta quinta-feira (10), aos 82 anos, foi um ícone entre seus pares pela liderança silenciosa que exercia, baseado na credibilidade.

Com seus gestos comedidos, sorriso econômico e palavras escolhidas, praticava no dia a dia uma agilidade amplamente reconhecida para os negócios. Mais de uma vez, em disputas por posições cobiçadas por concorrentes internacionais, surpreendeu o mercado. Foi assim em novembro de 2014, quando o Grupo Safra anunciou a compra do emblemático edifício da City de Londres, o The Gherkin, com seus 41 andares futuristas. Além dos lucros que projetou sobre o negócio em si, ele sabia que o lance espetacular seria a consolidação da marca Safra em um dos pilares do capitalismo global.

Aprendera em família, a partir do pai, Jacob, fundador em 1955 do Banco Safra, que agregar pontes de lucratividade ao próprio negócio nunca seria demais.

O Sr. José que nos deixou combinou estratégias de crescimento na gestão de patrimônios e a especialização no atendimento de pequenas e médias empresas, ganhando a confiança da clientela pelo conservadorismo e eficiência.

Conquistou mais que fortuna pessoal. Dedicou-se a causas sociais, destacou-se com a comunidade judaica no Brasil. Contribuía para uma série de entidades sociais e cultivou especial apreço em construir e modernizar hospitais, creches, museus e templos religiosos. De gosto refinado, era um apaixonado pelas artes, às quais apoiava como reservado mecenas.

Homens como Joseph Safra são raros.

O formidável crescimento do mercado financeiro nas últimas décadas e as mudanças econômicas pela introdução da tecnologia nos modelos de negócio gerou uma nova classe de banqueiros – e de empresários. Agora, são profissionais que saem das escolas de negócios e administração, especialistas em marketing, em finanças, em análise de risco, em mercados globais, e, sobretudo, focados na arte de fazer render a liquidez dos clientes.

O comportamento também difere. Fazem “lives”, presidem encontros numerosos, ocupam a mídia.

É natural e positivo que assim seja. São novos tempos e o público julga os administradores de seus recursos por meio de seus posicionamentos e resultados objetivos.

Vivemos a era da transparência, dos modelos matemáticos, algoritmos e técnica.

Por isso, é preciso valorizar e homenagear essa geração de banqueiros brasileiros, exemplos de que o Brasil fomenta inúmeras histórias empresariais de sucesso.

Devemos a esses banqueiros a criação das grandes marcas bancárias de hoje, todas elas vencedoras ao longo de várias décadas de construção. Eles foram artistas, que nos deixaram um legado de solidez e cultura da modernidade, fatores que viabilizaram o caminho para os pesados investimentos que fazemos ano após ano em tecnologia e especialização de pessoas.

A morte de Joseph Safra foi notícia nos principais jornais e publicações nacionais e internacionais, como o Jerusalem Post, Times of Israel, Deutsche Welle, Financial Times, Forbes, Globoplay, Terra, O Globo, Jornal Nacional, O Estado de S.Paulo, Coluna da Sonia Racy (Estadão), Folha de S.Paulo e G1.


EMBAIXADA DE ISRAEL NO BRASIL

“A embaixada de Israel no Brasil expressa aos familiares, amigos e admiradores do grande empresário Joseph Safra sua solidariedade e condolências.

A relevante atuação que o sr. Safra teve na história do Brasil, sua dedicação pelo estado de São Paulo e pela comunidade judaica jamais serão esquecidas. Sua trajetória de vida é uma prova do papel de destaque dos judeus no progresso deste país e do mundo. Seu legado no desenvolvimento da economia nacional ficará sempre marcado na história do Brasil”.

Embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley


NOTA DE CLAUDIO LOTTENBERG, PRESIDENTE DA CONIB

“Em nome da comunidade judaica brasileira, a Conib lamenta profundamente o falecimento do Sr. Joseph Safra. Safra teve papel muito relevante na vida econômica de nosso país e contribuiu de forma única e fundamental para as atividades e organizações da comunidade judaica brasileira e mundial.

Maravilhoso pai de familia, empresário de enorme sucesso, filantropo, fundador e apoiador de uma série de iniciativas sociais, ele deixa um legado incomparável na sociedade brasileira. Seu exemplo seguirá vivo como fonte de inspiração e norte para todos nós.

Os que tiveram a honra e a felicidade de conviver com ele sabem da grande fonte de sabedoria e inspiração que emanava de suas palavras e, principalmente, de suas ações.

O querido Joseph Safra deixará muitas saudades, mas deixará também um legado formidável.

Muito obrigado por tudo”.


B’NAI B’RITH DO BRASIL – JOSEPH SAFRA Z’L: UM GRANDE BENEMÉRITO, FILANTROPO E EXEMPLO DE SER HUMANO.

Ele foi uma pessoa que usou sua existência para disseminar o bem e apoiar valores judaicos, de coexistência, de diálogo entre as pessoas, da harmonia, dos direitos humanos e de fraternidade, exatamente os pilares de nossa B´nai B´rith.

Não há uma instituição judaica que não tenha o apoio dele e de sua família. Nós, da B´nai B´rith, somos muito gratos a ele por todo o importante respaldo que nos deu e nos dá continuamente para podermos fomentar nossas ações e podermos levar às pessoas mais entendimento, paz, coexistência e fortalecimento da identidade judaica.

Sr. Joseph z”l, seu legado certamente será perpetuado, seus ensinamentos passados de geração em geração e seu exemplo ficará para a eternidade.

À esposa Vicky, aos filhos e aos demais familiares, nossos mais profundos sentimentos. Sintam-se irmanados na dor.

Nós aqui ficaremos com um grande vazio, mas na certeza que tivemos em nossa convivência uma grande luz, uma grande inspiração! Descanse em paz!

De todos os membros da B´nai B´rith do Brasil


NOTA DE PESAR DO PROGRAMA FUNDO DE BOLSAS

É com imenso pesar que o Programa Fundo de Bolsas recebe a notícia do falecimento do Sr. Joseph Safra Z´L, um dos fomentadores e apoiadores para a constituição do Fundo de Bolsas, onde está representado ativamente por meio de seus filhos.

O Sr. Joseph Y Safra Z´L deixa o seu exemplo de humanidade, inspirando pessoas no Brasil e no mundo, deixando um lindo exemplo de cidadania, empreendedorismo e filantropia.

A comunidade judaica sente muito por esta perda e se orgulha de ter tido em sua história um líder que conduziu com coragem e determinação seus princípios e valores que se perpetuarão pelas gerações vindouras.

A Equipe do Fundo de Bolsas se solidariza com a Família Safra, desejando que D’us ilumine a todos neste momento tão difícil.

Baruch Dayan Haemet

Comitê Gestor e Equipe do Programa Fundo de Bolsas


RENATO OCHMAN, PRESIDENTE DA CÂMARA BRASIL – ISRAEL (BRIL CHAMBER)

“É com grande tristeza que a diretoria da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria recebeu a notícia do falecimento do Sr. Joseph Safra, representante ilustre de nossa comunidade e fonte de inspiração e caráter para empresários e executivos de nosso país.

Aos familiares e enlutados, nossa solidariedade nesta hora tão difícil e nossos sinceros pêsames com a certeza de que suas virtudes, sua bondade e sua generosidade prevalecerão eternamente.”


FEDERAÇÃO ISRAELITA DO ESTADO DE SÃO PAULO

“A Federação Israelita do Estado de São Paulo lamenta o falecimento do Sr. Joseph Safra z’l, grande ativista e filantropo da comunidade judaica de paulista e da sociedade brasileira.

Nascido no Líbano em 1938, “Sr. José”, como era chamado, chegou ao Brasil na década de 60 para expandir os negócios da família. As tradições judaicas e o amor pelo Estado de Israel sempre o marcaram e, graças a sua generosidade, muitas entidades foram ajudadas e outras criadas por sua família a fim de transmitir este sentimento tão enraizado em seu coração.

Homem humilde, apaixonado por sua família, Sr. José plantou sementes que desenvolveram e continuarão a dar à nossa comunidade os frutos por várias gerações. Transmitimos à sua esposa Sra. Vicky e a seus filhos e netos nossas condolências e respeito”.

20
20