LIVROS – “FILHOS: TER OU NÃO TER? EIS A QUESTÃO” E “@NORMAL”

“Filhos: ter ou não ter? Eis a questão!”, escrito por Renato Caminha, desmistifica a trajetória de que todo ser humano deve crescer e se multiplicar, sem ao menos entender os motivos que determinam sua escolha. E “@normal” é uma seleção de contos organizada por Bogado Lins, abordando a sociedade após a epidemia do coronavirus.


FILHOS: TER OU NÃO TER? EIS A QUESTÃO!

Livro desmistifica rótulo de que todo ser humano deve crescer e se multiplicar, sem ao menos entender os motivos que determinam sua escolha

Quantas vezes você já ouviu ou sentiu a máxima: “crianças deveriam vir com manuais de instruções”? Você, pai ou mãe, já se pegou tendo esse pensamento e ficou sem saber onde pedir ajuda? O que é normal? O que é aceitável? O que é correto? O que é educar com amor e apego? O que é ser permissivo?

Filhos: ter ou não ter? Eis a questão!, escrito por Renato Caminha é um guia completo, que propõe questionamentos sobre as verdadeiras razões entre ter ou não ter filhos. O autor desmistifica a trajetória de que todo ser humano deve crescer e se multiplicar, sem ao menos entender os motivos que determinam sua escolha.

Questionamentos como: por que meu filho comia de tudo e de um dia para o outro não quer mais? Por que ele se joga no chão? Por que ele bate? Por que o medo começou a ser pauta das conversas e por que antes dormia a noite toda e agora acorda? Na obra, Renato Caminha explora com humor e de forma muito didática esses questionamentos e conceitos complexos da biologia do comportamento, das neurociências e do evolucionismo que dão sentido aos porquês que todos os pais cotidianamente se fazem.

“Enquanto seres humanos, usamos as emoções para nos comunicar e que até os seis anos é por meio desses esquemas emocionais que construímos nossa visão de mundo”, explica Renato Caminha. Segundo o escritor, a obra buscar trazer entendimento que as emoções são fisiológicas e, portanto, “senti-las não é escolha. Além disso, empatia é algo que se ensina e que a base para uma sociedade saudável está na relação validante e empática com nossos filhos”.

Raiva, frustrações e medos são apontadas de uma forma muito acolhedora e sem conjecturas no livro, assim como traz à tona a reflexão da parentalidade a partir do ponto de vista científico e evolucionista, proporcionando clareza e desconstruindo preconceitos tóxicos da sociedade. “É uma jornada linda, inquietante e necessária. Realmente uma obra que todo pai e mãe deveria se permitir experimentar, para ser lida e relida”, afirma o escritor.

De modo pragmático, Caminha coloca a mão no coração e nas responsabilidades que surgem com a decisão de trazer um novo membro para a família, seja ele gerado no ventre ou não. O escritor também aponta caminhos aos que optam pela maternidade ou paternidade, para que a jornada seja mais suave e acompanhada de uma verdadeira ferramenta de prevenção. A obra oferece apoio ao leitor, para que entenda por si próprio se é realmente o seu desejo ter filhos ou se está apenas seguindo um modelo socialmente esperado.

Sobre o autor

Renato M. Caminha – Psicólogo, mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUC-RS. Terapeuta Cognitivo. Doutorando na Universidade do Algarve. Professor pesquisador na área de Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais. Conferencista internacional com ênfase em Psicoterapias Cognitivas na Infância, Transtorno de Estresse pós-traumático, Prevenção em Saúde Mental e Educação Socioemocional. Professor convidado do mestrado da Universidade Autônoma de Barcelona. Autor e coautor de diversas obras na área das Terapias Cognitivas. Sócio e diretor de Ensino do InTCC – Brasil. Membro fundador e presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC), biênio 2005-2007. Diretor do Instituto TRI de Educação Socioemocional. Presidente Concriart – Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas da infância e adolescência.

Mais informações:
Filhos: ter ou não ter? Eis a questão!
Autor: Renato Caminha
Editora: Literare Books International – 1ª edição – 112 páginas
Formato: 16×23 cm
ISBN: 978-65-86939-52-1
Versão física: http://bit.ly/filhos-ter-ou-nao-eis-questao
Versão digital: https://amzn.to/2EJu9Ss
Loja Literare Books: http://bit.ly/loja-literare-filhos-eis-a-questao


@NORMAL – LIVRO SOBRE O MUNDO PÓS-PANDEMIA GANHA LANÇAMENTO DIGITAL

Com organização de Bogado Lins, “@Normal” reúne dezessete contos de premiados autores brasileiros e latinos, já está disponível na Amazon

Enquanto o mundo aguarda uma vacina contra o coronavirus, escritores brasileiros já se debruçam na criação de narrativas sobre a sociedade que herdaremos, com todas as implicações em decorrência do impacto da pandemia. Assim nasce o e-book @Normal, uma coletânea de contos com narrativas de um mundo pós-pandemia da Covid 19, já disponível na Amazon (https://amzn.to/35GF4Yi, Preço: R$ 7,99). Ao todo, são dezessete textos com estilos e abordagens diferentes: viagens pelos sonhos, consultorias especializadas em controle de vírus, uma sociedade autoritária distópica no subúrbio do Rio e até um curioso encontro com Keith Richards, num futuro apocalíptico, dentre outros. Uma mescla de comédia, drama, terror, suspense, distopia e, por que não? Utopia. Futuros possíveis imaginados por diferentes visões literárias.

Os autores selecionados, além de escritores, alguns premiados, destacam-se por sua atuação variada no campo artístico – poesia, artes plásticas, quadrinhos, vídeo, animação, cinema, televisão, eventos e até escolas de samba. Destacam-se a chilena Claudia Apablaza, autora de sete livros publicados em diversos países, incluindo o próprio Chile, Espanha, México, Itália e Estados Unidos, dentre eles; Gisele Mirabai, que tem cinco livros publicados, dentre eles, Machamba (Ed. Nova Fronteira), romance vencedor do 1º Prêmio Kindle de Literatura e finalista do Prêmio JABUTI de Melhor Romance, e Guerreiras De Gaia (Grupo Global), adotado por diversas escolas do Brasil; o santista Manoel Herzog, autor de seis livros e terceiro lugar do Prêmio Jabuti como livro A comédia de Alissia Bloom (2014), terceiro lugar no prêmio Jabuti; Maria Fernanda Elias Maglio, que logo no seu primeiro livro Enfim, imperatriz (Patuá, 2017) venceu o Prêmio Jabuti 2018 na categoria contos e já lançou o seu segundo, 179 Resistência, também pela Patuá; Pacha Urbano que, além de escritor e roteirista, se destaca por ser o criador das tirinhas de humor Filho do Freud, que já conta com uma trilogia lançada“As TRAUMÁTICAS Aventuras do Filho do Freud” (2013,2015, 2017). A ilustração da capa é assinada pelo cartunista Nando Motta, que tem se destacado por suas tirinhas com bom humor e sensibilidade.

O livro desde o início foi planejado para um lançamento on-line, com contos curtos e que oferecessem elementos cênicos, de modo a se tornar um projeto multimídia. Desta forma, ganhou leitura por atores de prestígio no cenário teatral paulistano, como Gloriete Luz, Lucia Romano, Marta Guerreiro, Nora Prado, Ricardo Gelli e Roberto Alencar.

Livro @Normal

Editora: Independente

Link de compra: https://amzn.to/35GF4Yi

Preço: R$ 7,99

Organizador: Bogado Lins

Autores: Clark Mangabeira, Claudia Apablaza, Gisele Mirabai, João Knijnik, José Bueno Villafane, Kika Hamaoui, Manoel Herzog, Marcio Sales Saraiva, Maria Fernada Elias Maglio, Pacha Urbano, Paulo Laubé, Rafael Maieiro, Sebastian Ocampo, Solano Guedes, Terêncio Porto, Zeh Gustavo e Bogado Lins.

Realização: Literatura Cotidiana

Videos da leitura dos contos por atores:

20
20