SENTIMENTO DE SOLIDÃO – POR AKIM ROHULA NETO

… aprender a estabelecer uma solidão saudável é algo muito importante, pois, no fim, o “truque” é viver com a gente mesmo até o fim dos nossos dias.


Você já se sentiu sozinho? Talvez você já tenha tido um momento de solidão, longe dos amigos e afastado do mundo. Talvez você possa ter sentido isso durante toda a sua vida, sentindo como se estar só fosse seu destino.

O sentimento de solidão pode estar conectado com muitas dinâmicas. Podemos sentir solidão como um “sintoma” de falta de contato conosco. Muitas pessoas, não suportam ficar apenas consigo mesmas, ficam irritadas e tristes rapidamente quando ficam sós. Isso é uma característica comum de uma falta de contato consigo, onde a pessoa só consegue se perceber a partir do olhar de terceiro, sem isso, fica perdida.

Outro sentimento de solidão é um tanto mais saudável e refere-se ao desejo de estar só. Contemplar a sua própria companhia, pensamentos e sentimentos. É uma capacidade importante para a saúde mental, visto que existencialmente falando, estamos sempre sós. A sensação de solidão neste caso é apenas a percepção da falta de outras coisas, porém, isso não causa sofrimento psíquico, pelo contrário, a pessoa sente-se satisfeita em estar apenas com ela.

Indo mais além, temos um sentimento de solidão profundo, ou seja, uma sensação de solidão que a pessoa sente durante toda a sua vida e é entendida como algo que nuca vai acabar. Essas pessoas sentem que seu destino é passar a vida toda sozinhas. Essa sensação de solidão tem raízes profundas nas primeiras relações com mãe e em alguns casos com o pai também.

Esta é uma dor difícil e é preciso de tratamento assim como a primeira. A sensação de se perceber só como um destino geralmente faz com que a pessoa não consiga se conectar com os outros. Assim ela pode até ter amigos, mas não sente que pertence a nenhum círculo social, pode acabar, inclusive, isolando-se.

No caso da primeira, a pessoa precisa compreender qual a necessidade de estar sempre com outras pessoas. Isso é diferente da extroversão, no qual a pessoa gosta e se energiza com outras pessoas, mas pode ficar um tempo sozinha quando precisa ou quer. Nesse caso a pessoa não suporta a solidão, precisa dos outros “mostrando para ela quem ela é”, ou seja, ela apenas se sente “ela” a partir do olhar de terceiros.

E por fim, aprender a estabelecer uma solidão saudável é algo muito importante, pois, no fim, o “truque” é viver com a gente mesmo até o fim dos nossos dias.


AKIM ROHULA NETO

AKIM ROHULA NETO – Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Psicologia Corporal pelo Instituto Reichiano Psicologia Clínica e Centro de Estudos e em Programação Neurolingüística. Saiba mais.

20
20