O QUE VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A ABRIR MÃO? – RAV EFRAIM BIRBOJM

Através das nossas convicções podemos ensinar ao mundo como se comportar com moralidade. Dizem que “todos têm seu preço”, mas aqueles que estão conectados de verdade aos valores morais não estão à venda.

Fábio, um jovem engenheiro civil, foi convidado para trabalhar em uma grande construtora, um enorme salto profissional. Quando foi para a entrevista, descobriu que não seria uma conversa com a equipe de recursos humanos, e sim diretamente com o presidente da empresa. Mas Fábio estava confiante. Ele era um profissional dedicado e com boa formação. A entrevista começou com uma conversa informal, muito agradável. O presidente foi explicando a filosofia da construtora e as exigências do cargo. Fábio seria o responsável por todos os novos lançamentos da construtora, um cargo de alta responsabilidade e uma excelente remuneração.

O presidente quis então saber alguns detalhes pessoais de Fábio. Percebendo que ele usava uma kipá na cabeça, começou a fazer perguntas sobre a religião judaica. Questionou sobre as implicações práticas da religião na vida profissional, isto é, se o fato de ele ser um judeu religioso traria restrições ao seu trabalho. Fábio começou a explicar que haveriam algumas restrições, mas todas contornáveis. Por exemplo, ele precisaria trazer a sua própria comida, por questões de Kashrut. Além disso, não poderia trabalhar aos sábados por causa do Shabat e na sexta-feira teria que sair um pouco mais cedo, mas poderia compensar nos outros dias da semana. O presidente escutava atentamente. Quando Fábio terminou de explicar, ele fez uma difícil pergunta:

– Deixe-me ver se entendi. Você gostaria de ser o responsável pelos novos lançamentos da construtora, mas você disse não trabalha no sábado. E se tivéssemos um empreendimento, com potencial de trazer milhões de reais de lucro para a construtora, e o lançamento fosse no sábado de manhã, o que você faria?

– Infelizmente, conforme expliquei ao senhor, eu não poderia vir – respondeu Fábio.

– Acho que você não entendeu a minha pergunta – repetiu o presidente, com mais firmeza – Não estou falando de um simples lançamento. Estou falando de um lançamento com um lucro de milhões. O que você faria?

Fábio gelou. O emprego, que já parecia garantido, agora estava em risco. O que ele poderia responder? Como sair daquela situação? Seus valores espirituais foram mais fortes. Com muita convicção, ele disse:

– Desculpe, senhor, mas o Shabat é muito importante para mim. Eu realmente não viria.

O presidente então abriu um enorme sorriso e disse:

– Na realidade nós nunca fizemos nenhum lançamento no sábado, e nem pretendemos fazer. Queria apenas checar suas convicções religiosas, se elas tinham algum preço. Mas percebi que você não vende seus valores por nenhum dinheiro. Você está contratado.

Esta é uma história real.

Através das nossas convicções podemos ensinar ao mundo como se comportar com moralidade. Dizem que “todos têm seu preço”, mas aqueles que estão conectados de verdade aos valores morais não estão à venda.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20