LIVES QUE FIZERAM SUCESSO

Veja a live do Grupo ELF da Fisesp com a escritora e podcaster Judith Rosenbaum, CEO da Jewish Women’s Archive, e as do rabino Michel Schlesinger com o jornalista Zeca Camargo e com Claudio Lottenberg, presidente da Conib.


CEO DA JEWISH WOMEN´S ARCHIVE MINISTRA PALESTRA PARA GRUPO ELF SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DAS MULHERES

A escritora e podcaster Judith Rosenbaum, CEO da Jewish Women´s Archive (JWA), ONG que tem como missão documentar histórias de mulheres judias, elevar suas vozes e inspirá-las a serem agentes de mudança, ministrou, no mês de Dezembro, a palestra “Why women´s history matters” para o Grupo de Empoderamento e Liderança Femina (ELF) da Fisesp.

Na palestra online, que contou com a moderação de Diana Vanni, e tradução de Jacqueline Moreno, Judith Rosenbaum deu detalhes sobre a missão da JWA, que está presente em 232 países do mundo com dois milhões de usuários a cada ano.

Através da internet, a JWA disponibiliza uma coleção crescente de informações, exposições e recursos em seu site, tais como projetos de história oral de base comunitária, exposições online, pesquisas acadêmicas e documentários, além de diversos materiais educativos tendo como papel central a mulher judia. A entidade conta ainda com institutos de treinamento para educadores que trabalham em ambientes formais e informais.

“Homens e mulheres podem ser líderes e é extremamente relevante que as mulheres relatem suas histórias para que juntas possam mudar a estrutura de poder, trazendo mais igualdade de gênero e de direitos. A JWA dialoga com essas mulheres justamente para mostrar que unidas elas podem mudar o mundo”, destacou Judith Rosenbaum.

Miriam Vasserman aproveitou a oportunidade para dar detalhes sobre o relevante trabalho que o Grupo ELF vem desenvolvendo como o “Programa de Acolhimento à Mulher Vítima de Violência” que quebrou paradigmas dentro da comunidade judaica, bem como a importante rede de apoio comunitário que foi criada para apoiar mulheres vítimas de abuso. Também o “Programa de Relações Saudáveis”, dirigido à alunos e coordenadores de escolas e movimentos juvenis, com o objetivo de capacitar e compartilhar informações para a prevenção de relacionamentos abusivos, e o “ Comitê de Liderança e Networking”, desenvolvido para aumentar a participação de mulheres em posições de liderança nas instituições judaicas, no empreendedorismo e na gestão de corporações.

“Temos uma história bem sucedida e que pode ser repercutida em outros países e documentada pela JWA” destacou a diretora do Grupo ELF, sugestão recebida positivamente por Judith Rosenbaum.

Saiba mais sobre o trabalho do JWA em: https://jwa.org/


ZECA CAMARGO E O RABINO MICHEL SCHLESINGER ENCERRAM 2020 COM LIVE SOBRE O LADO SURREAL DA PANDEMIA

Para encerrar a programação de 2020 do Dilemas Éticos em grande estilo, o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP) recebe na quarta-feira, 09 de dezembro, às 19h, o apresentador Zeca Camargo para um bate-papo sobre “O lado surreal da pandemia”.

Considerado um dos mais versáteis jornalistas do país Zeca Camargo foi repórter e apresentador da Rede Globo por 24 anos. Atualmente é diretor executivo de produção da Band e colunista da Folha de S. Paulo. Autor de diversos livros, ele acaba de lançar “Quase normal: contos”, que reúne uma série de contos leves e inteligentes sobre a pandemia.

Zeca deu detalhes de como a pandemia impactou sua rotina e de todas as adaptações que precisou fazer enquanto estava confinado no Rio de Janeiro, distante de sua família e com a vida social limitada . “Não foi fácil, não foi suave, mas tudo o que vivenciamos e ainda estamos vivenciando nos trará uma grande adaptação, não apenas para este momento, mas para a vida. Dentro de toda esta loucura tudo é possível e há um cenário de responsabilidades”, destacou.

O rabino Michel também elencou alguns desafios que ainda vem enfrentando, como por exemplo ao fazer as transmissões online das rezas do Shabat em uma Sinagoga completamente vazia, ou de confortar as famílias enlutadas de maneira virtual. “Apesar das dificuldades, há sempre um lado positivo. Com as transmissões online conseguimos chegar a pessoas e familiares que estão distantes e que por meio da tecnologia conseguem estar reunidas mesmo que virtualmente”, frisou o rabino.

Zeca Camargo relatou sobre as diversas viagens que já fez, entre elas, quatro voltas ao mundo e três viagens a Israel, de como se adaptou rápido as mudanças e da importância de se olhar com carinho para o mundo todo e de poder celebrar as diferenças.

“Muitas vezes não somos sensíveis à necessidade do outro. Precisamos entrar em contato com o outro que vive dentro de nós e essas oportunidades são fascinantes. Deus continua insistindo em fazer um ser humano diferente do outro e precisamos aprender uns com os outros”, constatou Schlesinger.

“Tenho amigos no mundo todo e acredito que a agregação de experiências é uma das coisas mais bonitas. É justamente disso que sinto falta, mas sou um otimista e acredito que em breve vamos voltar a viajar e a ter essas experiências presencialmente”, concluiu o jornalista.

O encontro on-line teve tradução em libras e transmissão ao vivo pelos canais digitais da CIP Facebook: https://www.facebook.com/cipsp e no You Tube: tvcip e contou com a participação do público via chat.


CLAUDIO LOTTENBERG E MICHEL SCHLESINGER DEBATEM SOBRE COMUNIDADE E POLÍTICA EM LIVE DA CIP

Claudio Lottenberg, recém eleito presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib) participou nesta quarta-feira, 02 dezembro, do evento Dilemas Éticos, no qual debateu sobre Comunidade e Política com o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Temas como a polarização da política, a importância do diálogo inter-religioso, o combate às fake news e ao discurso de ódio, bem como os desafios e a visão de futuro da Conib permearam a pauta do encontro online.

“A Conib tem que ser um forte elemento de interlocução da comunidade judaica com a representatividade política brasileira, seja ela qual for. Temos a responsabilidade de ouvir e fazer a interlocução sem deixar de conversar com ninguém, pois todos fazem parte da conjuntura política do país. Minha esperança é de que as pessoas entendam isso e consigam respeitar e conversar com as que tenham posições diferentes das suas”, declarou Lottenberg.

Quando questionado sobre a importância da atuação de membros da comunidade judaica em cargos públicos, o presidente da Conib foi enfático: “a defesa da causa judaica é fundamental, porém é importante estimular e preparar os jovens com uma formação plural, para que possam participar da vida pública dentro de um todo e levando em conta a sua consistência”.

“Esta potência é ainda maior quando encontramos pessoas que não são da comunidade judaica apoiando causas que nos são próximas. Não devemos nos alinhar a um único candidato somente pelo fato dele ser da comunidade, mas por defender causas com as quais nos identificamos”, ponderou o rabino Michel.

“Combater o antissemitismo, a intolerância e o discurso do ódio, evitar a banalização do Holocausto e lutar contra a deslegitimação do Estado de Israel estão entre as prioridades da minha gestão, juntamente com outras pautas universais. Quero continuar sonhando dentro de uma perspectiva que leve em conta os interesses do próximo, onde a comunidade judaica e as entidades continuem colaborando para termos um Brasil mais justo, com oportunidades de acesso e uma sociedade permeada pela justiça social”, concluiu o presidente da Conib ao final do debate online.

O encontro on-line teve tradução em libras e transmissão ao vivo pelos canais digitais da CIP Facebook: https://www.facebook.com/cipsp e no You Tube: tvcip e contou com a participação do público via chat.

20
20