EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o Tenente Rosenthal, Presidente Jair Bolsonaro, Fernando Lottenberg, André Lajst, Boris Casoy, o vice-cônsul de Israel em São Paulo, Aviel Avraham, e Marcelo Schapo.


TENENTE ISRAEL ROSENTHAL COMEMORA O CENTENÁRIO

Tenente Rosenthal com o Presidente Jair Bolsonaro

31 de janeiro de 2021 foi uma data festiva para a comunidade judaica brasileira. O Ex-combatente da FEB, Tenente Dr. Rosenthal completou 100 anos cercado das manifestações de carinho da família e amigos, dentre os quais o Presidente Jair Bolsonaro.

Em 1943, o jovem Rosenthal formou-se pela Faculdade Nacional de Odontologia da Universidade do Brasil. Foi Aluno do CPOR/RJ, saindo Aspirante a Oficial da Arma de Infantaria em 1943. Em 1944, como voluntário para a FEB, embarcou para a Itália, onde integrou o Serviço de Saúde da FEB. Em setembro de 1945 retornou ao Brasil, com escala em Lisboa onde aconteceu memorável desfile da tropa como homenagem de Portugal ao Brasil. No retorno solicitou licenciamento do Exército para retornar à vida civil, ingressando em 1947 na Prefeitura do Distrito Federal como dentista. Cerca de 30 judeus brasileiros se formaram na FEB em 1944/45, entre os quais Waldemar Levy Cardoso, Moyses e Alberto Chahon, Carlos Scliar, Jacob Gorender, Boris Schnaiderman e Salomão Malina, sendo hoje o Dr. Rosenthal o último remanescente deste grupo de bravos heróis que integraram as tropas do Brasil, uma das 19 Nações Aliadas que ajudaram a derrotar o nazifascismo.

Até hoje dedicado colaborador da Casa da FEB – Associação Nacional dos Veteranos da FEB – ocupou várias funções, sendo hoje Presidente Honorário do Conselho. Foi agraciado com diversas medalhas e diplomas, estando seu nome inscrito em placa de bronze na Odontoclinica Militar na Rua Moncorvo Filho – Dentistas que Participaram da FEB, e no 2º RI, na Vila Militar, dos militares que serviram na unidade e participaram da FEB.


FERNANDO LOTTENBERG, EX-PRESIDENTE DA CONIB, E ANDRÉ LAJST, DIRIGENTE DO SWU, ESTÃO ENTRE OS 40 LÍDERES PRÓ-ISRAEL DA AMÉRICA LATINA

O ex-presidente da Conib Fernando Lottenberg (à esq.) e o diretor executivo da StandWithUs Brasil, André Lajst, estão entre os 40 principais líderes da América Latina que atuam contra a desinformação sobre Israel e em defesa do país, conforme lista compilada pelo JNS ( Jewish News Syndicate).

Fernando Lottenberg é advogado, vice-presidente do Congresso Judaico Mundial (CJM), presidiu a Conib de 2014 até 2020 e tem forte atuação na luta contra o antissemitismo e em defesa de Israel e dos valores judaicos.

Andre Lajst também atua no combate ao antissemitismo e contra a desinformação sobre Israel, participando de palestras para alunos, professores, jornalistas e membros da comunidade. Andre é natural de São Paulo, fez aliá em 2006 e serviu na Força Aérea Israelense como pesquisador por dois anos.

Israel mantém relações diplomáticas plenas com todos os países da América Central e do Sul e da região do Caribe (com exceção de Cuba, Bolívia e Venezuela) e, nos últimos anos, influenciadores latino-americanos pró-Israel, judeus e não judeus, vêm atuando para estreitar ainda mais os laços.

Fonte: ELIANA RUDEE, JEWISH NEWS SYNDICATE


O SUCESSO DO “JORNAL DO BORIS”

Crédito: Divulgação

Na manhã de quarta-feira (10), o jornalista Boris Casoy comentou sobre a volta da CPFM e os planos do governo de Jair Bolsonaro de ressuscitar o imposto. “Isso é uma vergonha”, disse o apresentador.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=A4AEWzH67d4&feature=youtu.be

Na edição de quinta-feira (04) no Jornal do Boris, ele falou sobre o fim da operação Lava Jato e suas consequências.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=V7mAXr6biWo&feature=youtu.be

O “Jornal do Boris” tem transmissão ao vivo sempre às 8h da manhã, pelas redes oficiais de Boris Casoy (YouTube, Facebook, Twitter, Periscope) e Alpha Channel TV, o jornalístico de meia hora também é exibido pela TV Gazeta, logo na sequência, às 8h45.


CONSULADO DE ISRAEL CELEBRA TU BISHVAT, O ANO NOVO DAS ÁRVORES, COM FÁBULA DO TALMUD

Data do calendário judaico é tema de conto bíblico publicado nas redes sociais

Neste dia em que se celebra Tu Bishvat (15 de Shevat) ou Ano Novo das Árvores – este ano de 27 a 28 de janeiro -, o Consulado de Israel, divulgou conto do Talmud, “Honi, o desenhador de círculos”, que fala da preservação da natureza e do altruísmo.

Em Israel e em missões israelenses diplomáticas mundo afora, a data é uma oportunidade para celebrar o novo ciclo frutífero das árvores e promover a conscientização ambiental.

Para o vice-cônsul de Israel em São Paulo, Aviel Avraham, “carregado de simbologia, o dia também sugere uma reflexão e comunhão com os ciclos da natureza e com o próximo”. Avraham destaca ainda os esforços para a “transmissão do ensinamento a crianças e jovens”, e “do papel de cada um de na manutenção e proteção das florestas e dos recursos naturais”, conclui.

O conto foi incluído no projeto “Fairy Tales for a Fairer World”, liderado pelo escritório das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, que traz histórias – de vários países – para crianças e jovens (https://sdgstorybook.com/). A iniciativa da publicação deste conto foi da Missão Permanente de Israel junto às Nações Unidas em Genebra. O Consulado Geral de Israel em São Paulo aproveitou a oportunidade para compartilhar a história.

O texto menciona uma árvore chamada Alfarrobeira. Pouco conhecida no Brasil, é uma espécie nativa do Oriente Médio e da região mediterrânea. Produz fruto parecido com o cacau, bem docinho e muito saudável.


OLIVEIRA É ESCOLHIDA A ÁRVORE SÍMBOLO DE ISRAEL EM CONCURSO NACIONAL

Concurso contou com mais de 450 mil votos representando 5% da população de Israel

A competição “Árvore Nacional” lançada em comemoração aos 120 anos da fundação do KKL convidou o público em Israel, a escolher a árvore que melhor representa o Estado de Israel.

Nos últimos 120 anos, o JNF, que é responsável pelo reflorestamento em Israel, plantou cerca de 250 milhões de árvores em todo o país, que se tornaram parte integrante da paisagem israelense.

Tamareira, Oliveira, Eucalipto, Carvalho do Monte Tabor, Figueira Cipreste e Pistacia, foram as espécies que concorreram ao título de árvore símbolo de Israel.

Com uma participação impressionante, confirmando a ligação do israelense com a terra, mais de 450 mil pessoas votaram, com a vitória da “ Oliveira”, com 33% dos votos, em 2º lugar ficou o Carvalho do Monte Tabor e em 3º a Tamareira.

A Oliveira, que faz parte da paisagem natural de Israel a séculos, é mencionada muitas vezes na Bíblia. Além de ser uma das sete espécies, soma-se a isto o fato da azeitona ter se tornado um símbolo da paz. Nós do “KKL Brasil estamos muito contentes com a escolha”, declarou Marcelo Schapo diretor do KKL Brasil.

Agora Israel finaliza a nomeação de seus símbolos naturais nacionais, sendo eles: a Gazela o animal, a Poupa (Upupa epops) a ave, a Anêmona a flor e agora a Oliveira a árvore.

20
20