AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Como o seminário online “Shoá – História, Memória e Transmissão” do Memorial do Holocausto, o 13º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, o processo seletivo para bolsa integral de pós-doutorado para brasileiros no Instituto Weizmann de Ciências de Israel e o Teatro Corporativo Online do Brasilis Playback Theatre.


MEMORIAL DO HOLOCAUSTO PROMOVE CURSO SOBRE SHOÁ: HISTÓRIA, MEMÓRIA E TRANSMISSÃO

O seminário online “SHOÁ – HISTÓRIA, MEMÓRIA E TRANSMISSÃO” é gratuito e voltado para educadores

O tema Holocausto é sempre trazido à tona, um marco na história mundial que ceifou a vida de mais de seis milhões de judeus entre os anos 1933-1945. Este é um assunto que deve ser debatido e aprofundado especialmente nas escolas. Com isso, o Memorial do Holocausto está promovendo, desde o dia 23 de fevereiro, um curso de capacitação voltado para professores e orientadores no qual pretende explicar as causas e efeitos desse período.

Serão 10 encontros, até o dia 11/05, com professores experientes como Reuven Faingold – Doutor em História; Sarita Mucinic Sarue – Mestre em Estudos Judaicos; Ilana Rabinocivi Iglicky – Mestre em História Judaica; Rosa Abaliac – Psicóloga e Mestre em Psicologia Social e a presença especial de Avraham Milgram, destacado historiador, pesquisador e educador do Museu do Holocausto Yad Vashem em Jerusalém. Milgram colaborou em diversas exposições, sendo seu mais recente trabalho o livro, em coautoria com Leonardo Senkman, “Cultura, Ideologia y Fascismo – Sociedad Civil Ibero Americana y Holocausto” (2020).

O curso abordará conteúdos como a contextualização da Shoá, propaganda nazista, institucionalização de boicotes, humilhações e violências antissemitas, a “Solução Final” e a negação do Holocausto, entre outros. O principal objetivo da capacitação será dar ferramentas e metodologias de ensino aos educadores, para que possam ensinar seus alunos a distinguir os fatos reais das inverdades sobre o tema. Uma das aulas ainda contará com o depoimento de sobreviventes.

O seminário será ministrado pelo Zoom, e, ao final, o participante que tiver 70% de presença receberá um certificado de conclusão.

Sobre o Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto

Localizado na primeira sinagoga do Estado de São Paulo (fundada em 1912), o museu guarda um amplo e valioso acervo documental destinado a valorizar a contribuição dos judeus ao desenvolvimento do Brasil. O “Memorial” visa ainda preservar a memória judaica, oferecendo ao público um espaço ímpar para honrar a memória dos imigrantes judeus engajados na construção do nosso país. Com diversos recursos multimídia, o visitante é convidado a uma reflexão na qual história, arte, religião e cultura se fundem dentro de um ambiente especial, totalmente voltado para o conhecimento e a reflexão. Site oficial: https://memorialdoholocausto.org.br


IN-EDIT BRASIL – FESTIVAL INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO MUSICAL ABRE INSCRIÇÕES PARA SUA 13ª EDIÇÃO

*Festival acontece em junho de 2021

* Inscrições até 21/03

Estão abertas, até 21 de março, as inscrições para o 13º In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Os interessados podem inscrever seus documentários, desde que tenham a música como elemento central.

Neste ano, o festival acontecerá de 16 a 21 de junho de 2021, online, através da plataforma In-Edit TV e de parceiros do festival, com a possibilidade de sessões presenciais, dependendo das orientações das autoridades quanto à pandemia do coronavírus.

O evento promove uma mostra competitiva, destinada a longas-metragens nacionais, além de outras duas seções: a Mostra Brasil, que oferece um panorama do que está sendo feito no país, e o Curta Um Som, para filmes de até 30 minutos.

Com exceção dos curtas, todas obras deverão ser inéditas no circuito comercial, não podendo ter sido exibidas em salas de cinema, tv aberta ou paga, comercializadas em DVD/Blu-Ray ou disponibilizadas em serviços de streaming.

O melhor longa-metragem receberá o prêmio “In-Edit Brasil de Melhor Documentário Musical”, e será exibido também no Festival In-Edit Barcelona 2021, com a presença do diretor.

Para mais informações, acesse o regulamento:

Estão abertas as inscrições para o 13º In-Edit Brasil

Serviço:

13º IN-EDIT BRASIL – INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 21/03

***https://br.in-edit.org/****


INSTITUTO WEIZMANN ABRE PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS DOUTORADO ​PARA BRASILEIROS ​“THE MORÁ MIRIAM ROZEN GERBER FELLOWSHIP”

Data limite é 02 de março de 2021

Está aberto o processo seletivo para bolsa integral de pós-doutorado “The Mora Miriam Rozen Gerber Fellowship” para brasileiros no Instituto Weizmann de Ciências de Israel, considerada uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo.

A bolsa, que tem a duração de dois anos, contempla todas as áreas de pesquisa do Instituto Weizmann de Ciências, tais como bioquímica, biologia, química, matemática, ciência da computação e física.

A bolsa é concedida a candidatos brasileiros excepcionalmente qualificados. São requisitos:

    • Cidadania brasileira ou residência brasileira;
    • Cumprir os requisitos acadêmicos do Instituto Weizmann de Ciências;
    • Grau de doutor ou de doutorado em instituição de ensino superior credenciada ou a comprovação dessa instituição de cumprimento dos requisitos de doutoramento, incluindo a apresentação de tese;
  • Confirmação do doutorado no máximo quatro anos antes da data designada de início do Programa.

Inscrições e informações em:

http://amigosdoweizmann.org.br/stage/bolsas-para-cientistas-brasileiros/

https://www.weizmann.ac.il/feinberg/fellowship-aid/postdoc-fellowship-opportunities

http://amigosdoweizmann.org.br/stage/

Saiba mais sobre o Instituto Weizmann de Ciências:

Localizado em Rehovot, Israel, o Instituto Weizmann de Ciências é uma das mais respeitadas instituições de pesquisa multidisciplinar no mundo. O Instituto abriga cerca de três mil cientistas, estudantes, técnicos e equipe de apoio. O Weizmann desenvolve uma ampla gama de pesquisas baseadas na curiosidade para gerar conhecimentos em benefício da humanidade. O Instituto está sempre em busca de novos caminhos para combater doenças, desenvolver novas tecnologias e materiais e criar estratégias para proteger o meio ambiente.


20
20