AJUDA DE CIMA – RABINO ARIEH RAICHMAN

Embora tenha havido muitas mudanças em nosso dia a dia, duas coisas são certas. As pessoas precisam de pessoas e sempre precisamos lembrar que a ajuda vem de Cima.

Já faz mais de um ano que visitas em geral param de vir. Desde então, descobri a singularidade em meus filhos. Já faz mais de um ano que usamos máscara. Desde então, descobri que devo prestar mais atenção às ações das pessoas e não apenas às suas palavras. Há mais de um ano mantemos distância social. Desde então tenho aprendido a fortalecer as conexões via internet e outros métodos.

Muita coisa mudou desde o início da pandemia, e com a ajuda de D’us, espero que aprendemos a apreciar cada interação que temos uns com os outros. As pessoas precisam de pessoas, mas, ao mesmo tempo, precisamos sempre nos lembrar de que D’us no céu zela por nós e está sempre no controle. Eu compartilho com vocês uma história que viralizou e que realmente tocou nesse ponto.

Pessoas de todo o mundo vão ao túmulo do Rebe de Lubavitch para pedir bênçãos e conselhos. Na entrada há uma cabine de informações e vários alunos do ensino médio cercam a mesa. “Nos disseram que deveríamos ir ao Rebe e escrever nossos pedidos, e o Rebe encontrará uma maneira de responder. Como é isso … “encontrar uma maneira de responder”?

O homem lhes respondeu: “Vocês querem saber como o Rebe encontrará uma maneira de responder? Deixe-me contar uma história. Quando as pessoas vêm visitar o Rebe, nem sempre se aproximam de mim. Às vezes sim e tento ajudá-las. Há cerca de meia hora, uma mulher se aproximou de mim e disse que tinha um dilema. Ela é uma mãe solteira e quer enviar seu filho para a yeshivá, mas está tendo dificuldade com as mensalidades. Ela foi orientada a entrar em contato com algumas organizações e estas ajudaram, mas ainda não foi o suficiente. Essa mãe pediu-lhes mais alguns contatos, e lhe foi sugerido que fosse ao Ohel do Rebe de Lubavitch.

‘Portanto, estou aqui. O que devo fazer?’ disse a senhora. O homem mostrou-lhe como escrever e disse-lhe para ir ao Ohel e ler alguns Salmos. Foi isso o que ela fez. Quando saiu, foi tomar um café. Poucos minutos depois, outro homem sai do Ohel, se aproxima de mim e diz: ‘Eu estava perto do Rebe e quero ajudar alguém que precisa de dinheiro. Você conhece alguém que precisa de dinheiro?’. Apontei para aquela mãe e por isso que estão se falando agora. Você vê… o Rebe encontra uma maneira de responder.”

Embora tenha havido muitas mudanças em nosso dia a dia, duas coisas são certas. As pessoas precisam de pessoas e sempre precisamos lembrar que a ajuda vem de Cima.

Shalom!

Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20