PESSACH – TEMAS E TEOLOGIA – POR MENDY TAL

A história da Pessach transmite que a história não é um acaso. Segue um plano mestre Divino. Thomas Cahill credita aos judeus não apenas o monoteísmo, mas também essa ideia inovadora adicional de um ser divino com quem compartilhamos um relacionamento pessoal.

*******************************************************************


Os estudiosos há muito se perguntam por que os judeus, que somam menos de um quarto de um por cento do mundo, tiveram uma influência tão profunda em quase todos os campos da atividade humana.

O que explica o fato notável de que, no século 20, os judeus, mais do que qualquer outra minoria, receberam o Prêmio Nobel, com quase um quinto de todos os ganhadores do Nobel sendo judeus?

Talvez tudo remonte ao início do nascimento de nosso povo e à festa da Pessach, que em breve estaremos celebrando.

Pessach transmite conceitos estruturais que se tornaram nossos mantras sobre como levar uma vida produtiva e bem-sucedida.

São coisas importantes a saber sobre a data, e incorporá-las em todos os dias do resto do ano.

Porque absorvemos estes conceitos em nossa psique nacional por milhares de anos desde o Êxodo, temos o privilégio de cumprir em grande medida nosso papel profeticamente determinado. Eles são nossas maiores contribuições para o mundo.

Um dos principais presentes que se credita ao gênio judeu é a invenção da ideia de história. “Lembre-se de que vocês eram estrangeiros na terra do Egito.” “Lembre-se de que o Senhor o livrou da escravidão”.

Este mandato bíblico, que nunca pareceu importante para ninguém antes de o povo judeu, entra em cena. Foi a história de Pessach que iniciou um compromisso com a memória.

A história é a única maneira de aprendermos com o passado. A história nos permite crescer apoiando-nos nos ombros de nossos gigantes antepassados.

A memória liga nosso passado ao nosso futuro. Transforma a história em destino. Sabemos como pode ser horrível viver sem uma memória pessoal dos eventos anteriores.

Saber o que veio antes é quase tão importante no sentido histórico quanto no pessoal. Somente estando ciente de nosso passado como um povo, nossas vidas podem se tornar cheias de propósito e significado.

A memória liga nosso passado ao nosso futuro. Transforma a história em destino. Aprender a valorizá-la foi o primeiro passo em nossa escalada pela escada da grandeza.

A leitura da Hagadá, diante das diversas gerações reunidas na mesa do Seder, garante esta transmissão de nossa redenção, de nosso passado ao nosso presente e, especialmente, para nosso futuro.

Além de nossa redenção física ao sair do Egito, a noção de redenção espiritual é em parte demonstrada pela ideia judaica fundamental de que em cada geração todo indivíduo é obrigado a se ver como se tivesse realmente saído do Egito. Egito é “Mitzraim” em hebraico.

Vem da raiz “tzar”, que significa estreito ou limitado. Para deixar o Egito, cada indivíduo deve romper a estreiteza pessoal, tornando-se livre para atingir seu pleno potencial espiritual.

O Seder inclui muitas alusões a uma futura redenção messiânica. Um dos símbolos mais claros da presença e esperança de redenção futura é a Taça de Eliahu, que é colocada em cada mesa de Seder. Contidas na salvação do Egito estão as sementes da redenção futura, como afirma a Torá: “Esta mesma noite é uma noite de vigilância ao Senhor por todos os filhos de Israel ao longo de suas gerações” (Êxodo 12:42).

A fé é também um dos temas cardeais da Festa de Pessach.

O otimismo judaico está enraizado em uma noção contrária, uma crença firmemente sustentada de que somos abençoados com o apoio de um Deus atencioso.

É esta fé em um Deus pessoal que nos dá a fé em nós mesmos, em nosso futuro e em nossa capacidade de ajudar a mudar o mundo.

O Deus do Sinai não disse “Eu sou o Senhor vosso Deus que criou os céus e a terra.” Em vez disso, ele anunciou: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou da terra do Egito, a casa da escravidão.”

O Deus do Êxodo deixou claro que está constantemente envolvido em nossa história e tem um compromisso com nossa sobrevivência.

A história da Pessach transmite que a história não é um acaso. Segue um plano mestre Divino. Thomas Cahill credita aos judeus não apenas o monoteísmo, mas também essa ideia inovadora adicional de um ser divino com quem compartilhamos um relacionamento pessoal.

Isso, ele aponta, é a chave para o conceito da civilização ocidental de responsabilidade pessoal, consciência e culpabilidade por nós mesmos e pelo resto do mundo.

Pessach tem uma ordem predestinada. “Ordem” em hebraico é “Seder” e é por isso que o principal ritual de Pessach é identificado por esse nome. A coincidência não é um conceito judaico. A coincidência é apenas a maneira de Deus escolher permanecer anônimo.

A fé nos dá a certeza de que, quaisquer que sejam nossos problemas atuais, a história se move na direção da redenção messiânica final. Isso é o que sempre nos motivou a acreditar no progresso e a participar do tikun olam, esforços para melhorar o mundo.

Pessach também nos ensina outra verdade importante: a maneira de aperfeiçoar o mundo é começar com nossas próprias famílias. Deus construiu sua nação ordenando, não uma reunião coletiva de centenas de milhares em praça pública, mas pedindo aos judeus que transformassem suas casas em locais de culto familiar em um Seder dedicado principalmente a responder às perguntas das crianças.

O lar é onde primeiro formamos nossas identidades e descobrimos nossos valores. Mais ainda do que a sinagoga, é em nossas casas que semeamos o futuro e garantimos nossa perenidade.

Enquanto celebramos nossa libertação divina da escravidão do Egito, e agradecemos a Deus por nos tirar de lá, podemos nos perguntar por que Deus permitiu que nos tornássemos vítimas de tantos maus tratos?

Uma resposta notável torna-se evidente em vários textos da Torá. Éramos escravos no Egito – e por isso temos que ter empatia pelos oprimidos em cada geração. Éramos escravos no Egito – e por isso temos que nos preocupar com os direitos dos estrangeiros, dos sem-teto e dos pobres. Experimentamos a opressão – e por isso devemos entender mais do que ninguém a dor dos oprimidos.

A tragédia de nosso encontro com a injustiça pode ter sido destinada a nos preparar para servir em todas as gerações futuras como porta-voz daqueles com cuja dor podemos nos identificar pessoalmente.

Começamos o Seder convidando os famintos e os sem-teto para se juntarem a nós.

Acima de tudo, o Êxodo é uma experiência formativa para o povo judeu. O que antes era um grupo de escravos ganha identidade como nação. Este evento estabelece a base para um relacionamento de aliança com Deus.

Chag Sameach

Mendy Tal

Cientista Político e Ativista Comunitário

20
20