SINAGOGA SOBREVIVENTE DA BÓSNIA – POR FELIPE DAIELLO

*******************

*******************

Com a reafirmação da independência da Bósnia Herzegovina em 1996, começou mais uma reconstrução; ainda se percebe em alguns prédios as cicatrizes, os buracos das balas e dos projeteis de guerra que todos querem esquecer. Oportunidade para a recuperação do prédio da Asquenaze Sinagoga, imponente na sua estrutura de 4 andares e com belos vitrais recuperados.

*********************************************************************


Desde a tomada de Sarajevo pelos otomanos em1461,Sarajevo , elo importante no comércio entre os mercados do Oriente e as cidades da Europa , como Veneza e Gênova , inicia fase de expansão, ocupando posição de destaque nos Balcãs.Com a chegada de novo administrador, Ghazi Husrey Bey, herói de guerra, conquistador da fortaleza de Belgrado, o início do século XVI é marcado por obras que até hoje admiramos

Do alto da colina Jekova, onde encontramos as ruínas das fortalezas branca e amarela, bastiões de artilharia que protegiam Sarajevo, temos excelente vista da cidade, principalmente do antigo centro. A cúpula dourada da maior mesquita da Bósnia, inaugurada em 1532, com seu minarete e a torre do relógio, sobressaem. Nela Ghazi Bey está sepultado, túmulo venerado pelos muçulmanos que vem de longe em peregrinação

À direita do rio Miljcka, destacamos: o prédio da prefeitura, sede da biblioteca nacional, incendida no início da guerra da independência, as torres da Catedral Católica Coração de Jesus e da Igreja Ortodoxa Principal. A Sinagoga Sefarad, primeiro templo construído pela comunidade, cuja construção foi autorizada Ghazi Bey , fica escondida entre os prédios mais altos. Restaurada é museu que conta todas as peripécias do povo que foi expulso de Espanha e que aqui encontra novo destino.

No lado esquerdo do rio Miljcka, com suas pontes, numa esquina da Ponte Latina, ocorre atentado contra o herdeiro do Império Austro-Húngaro em 1914, origem a Grande Guerra Mundial. Depois vemos a cervejaria de Sarajevo, A Mesquita do Imperador e a seguir antes do Teatro Nacional, o prédio da Asquenaze Sinagoga é o destaque.

Numa sociedade multicultural, encontramos na Bósnia, mais de mil mesquitas , sendo 127 no entorno de Sarajevo, 127 igrejas cristãs, a maioria ortodoxa e apenas uma sinagoga ativa. A sobrevivente dos balcãs.

Com a morte de Tito, que mantinha com mão de ferro a união dos Estados da Iugoslávia, com a queda do Muro de Berlim e a falência do Estado soviético, conforme palavras de Breznev, vai começar outra fase de lutas, de guerrilhas e destruições. Todos sofrem de 1992 a 1995, irmãos lutam contra irmãos, 90 % das mesquitas são atingidas, os minaretes serviam como alvo para os obuses da artilharia sérvia; outra guerra de limpeza étnica e religiosa está em marcha. O massacre de Svernika, vila com 3 mil habitantes chega à capa do Time.

Com a reafirmação da independência da Bósnia Herzegovina em 1996, começou mais uma reconstrução; ainda se percebe em alguns prédios as cicatrizes, os buracos das balas e dos projeteis de guerra que todos querem esquecer. Oportunidade para a recuperação do prédio da Asquenaze Sinagoga, imponente na sua estrutura de 4 andares e com belos vitrais recuperados. A sobrevivente das guerras Balcãs agradece as visitas, as doações para a sua manutenção e as orações para o seu futuro de paz.

Shalom!


FELIPE DAIELLO – Professor, empresário e escritor, é autor de inúmeros livros, dentre os quais “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – FELIPE DAIELLO‏Saiba mais.

daiello@cpovo.net –  www.daiello.com.br

20
20