LIVES QUE FIZERAM SUCESSO

Abordando assuntos dos mais interessantes, inúmeras foram as lives que fizeram sucesso nas últimas semanas. Confira algumas delas aqui.


Palestra de Artur Zular sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida

Para quem não viu ou deseja rever a concorrida palestra do Dr. Artur Zular que a B´nai B´rith promoveu no domingo passado (21/03/2021) sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, aqui está, na íntegra.

Com um numeroso e interessado público, o especialista em clínica, cardiologia, medicina intensiva, psicossomática e gerontologia, Artur Zular falou sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida.

A quantidade de perguntas depois da apresentação foi muito grande, demonstrando o quão atraente foram o tema e a exposição por parte do palestrante.

Clique Aqui e Assista Online


Celso Lafer e Marcelo Itagiba emocionam e falam sobre a trajetória de suas famílias em evento promovido pela Conib pelo Dia Nacional da Imigração Judaica

Autor da lei que instituiu o Dia Nacional da Imigração Judaica, o ex-deputado federal Marcelo Itagiba emocionou uma atenta audiência ao contar a principal razão que o motivou a criar a data no País: “A principal, para mim, foi a questão do quinto mandamento: Honrarás pai e mãe. Dessa forma, procurei honrar os meus antepassados e assim os antepassados de todos os judeus que sofreram todas as dificuldades para se fixar em um mundo novo”.

Marcelo Itagiba participou, ao lado do professor Celso Lafer da live promovida pela Conib nesta quinta-feira (18) para marcar o Dia Nacional da Imigração Judaica. Os dois falaram sobre a história de suas famílias que vieram para o Brasil, para escapar de perseguições em países europeus. Assista no Facebook ou no Youtube.

O encontro contou com a mediação da diretora da Conib, Mirella Radomysler e a abertura foi feita pelo presidente da instituição, Claudio Lottenberg.

Lottenberg destacou: “A iniciativa é importante porque retrata algo que nos é muito caro que é o fato de poder vivermos em um país que nos deu a oportunidade de nos estabelecer e construir e reconstruir nossas vidas”.

Celso Lafer falou sobre a trajetória de sua família, vinda da Lituânia. “O primeiro a vir foi o Maurício Klabin, no início dos anos 1890. Veio como imigrante, sem recursos, e que com muito esforço, muito trabalho, teve sucesso. Foi então chamando toda a família para o Brasil”, contou.

Já a família de Marcelo Itagiba chegou ao país em dois momentos. Os Voloch vieram nos anos 1920, saindo da Romênia. E os Zaturansky, depois de deixarem a União Soviética, se estabeleceram na Alemanha, de onde rumaram para o Brasil nos anos 1930, por conta da ascensão do nazismo.

A conversa completa, que tratou de outros temas como a banalização do Holocausto, você confere : https://www.youtube.com/watch?v=hEG3Wad5hjw


CIP homenageou líderes comunitários em Cabalat Shabat especial pelos seus 85 anos

A Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou nesta sexta-feira, 12 de março, um Cabalat Shabat especial pelos seus 85 anos, durante o qual homenageou lideranças da comunidade judaica, que em algum momento de suas vidas tiveram passagem pela CIP.

Claudio Lottenberg, Daniel Bialski, Denise Antão, Dora Lucia Brenner, Fernando Lottenberg, Miriam Vasserman, Patricia Lerner Sereno, Renato Feder e Sergio Simon foram homenageados com uma brachá (benção) pelo rabino Michel Schlesinger, em reconhecimento ao seu trabalho como líderes ativos de comunidade judaica, bem como de suas conexões com a CIP.

A iniciativa marcou o início a uma série de homenagens programadas para acontecer periodicamente ao longo deste ano de celebração dos 85 anos da CIP, em que serão exaltados ex-presidentes, conselheiros, voluntários, ativistas, beneméritos, bogrim de movimentos juvenis, e outros que têm ou tiveram conexões ao longo da história da CIP.

Queremos agradecer, reconhecer e homenagear todos aqueles que por aqui passaram nesses 85 anos. Todas as semanas vamos reunir pequenos grupos de voluntários e profissionais para homenageá-los por seu carinho, dedicação e contribuição à CIP. Sabemos também o quanto nossa organização influenciou a todos que se conectaram e se conectam com ela. Somos muito gratos e esperamos que essas pessoas sirvam de exemplo e inspiração para as próximas gerações”, declarou o presidente da CIP, Mario Fleck.

Decidimos homenagear pessoas queridas que fizeram e continuam fazendo parte da história da CIP, da comunidade judaica e da sociedade brasileira. Eles transformaram o que aprenderam na CIP em um ímpeto de liderança e acreditam que tem como missão ajudar a termos uma comunidade mais forte e um mundo melhor”, concluiu o rabino Michel Schlesinger.


Câmara Brasil Israel discutiu relações comerciais e oportunidades entre Pernambuco e Israel

A Câmara Brasil Israel (BRIL Chamber) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) realizou um evento online com o tema “Oportunidades de Negócios Pernambuco – Israel”.

Mediado pelo presidente da Câmara Brasil-Israel, Renato Ochman, o bate-papo contou com a participação de Ricardo Essinger, presidente do Sistema FIEPE, Maurício Laranjeira, gerente de Relações Industriais da FIEPE; Ramiro Becker, diretor da BRIL Chamber Regional Pernambuco e Ricardo Slomka, vice-presidente da Ewave do Brasil, representante da israelense TaKaDu.

Foram abordadas as relações comerciais entre o estado de Pernambuco e Israel, aspectos legais, como o Tratado de Livre Comércio Israel -Mercosul, bem como a estrutura de apoio propiciada pela Câmara. Também foi apresentado o case de sucesso da Ewave do Brasil, multinacional Israelense especializada em soluções, alocação e hunting de profissionais de TI.

Renato Ochman aproveitou a oportunidade para convidar os empresários e empreendedores brasileiros para participarem das missões semestrais a Israel organizadas pela Câmara. “Durante a pandemia adaptamos nossas missões para que sejam virtuais, com grupos fechados que terão contato direto e interação com fundos de investimentos e startups israelenses”, concluiu.

Todos os eventos da Câmara realizados online ficam disponíveis no canal da entidade no Youtube e esta transmissão também está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d4aY6jBOSkw


Elas por Eles

Grupo de Liderança e Networkg ELF/ Fisesp reuniu lideranças masculinas para debaterem sobre as mulheres em cargos de liderança

Nesse mês da mulher, o Grupo de Liderança e Networking da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), resolveu inovar e realizou o debate online “Elas por Eles”, que reuniu o presidente da Fisesp, Luiz Kignel, o CEO da B3, Gilson Filkensztajn e o sócio da Russell Reynolds, Jacques Sarfatti, com mediação de Elisa Nigri Griner para um bate papo sobre mulheres em cargos de liderança.

A causa feminina é de todos nós. É uma causa das mulheres mas também dos homens, nossos parceiros, pares, diferentes e iguais, e por esse motivo trouxemos três homens inspiradores, grandes líderes e simpatizantes da causa da mulher para falarem justamente sobre como enxergam a liderança feminina”, destacou a coordenadora do Grupo de Liderança, Elisa Nigri Grinner”.

Após relatarem um pouco de sua trajetória profissional e comunitária, Gilson, Jacques e Luiz tiveram a oportunidade de debater e expor suas opiniões sobre o avanço da equidade de gênero no mercado financeiro, o vínculo entre a existência de diversidade nos cargos de gerência e saúde e performance das empresas, as mulheres nos Conselhos e em posições de liderança nas empresas latino-americanas e quais as políticas que devem ser implementadas para acelerar este processo, bem como a liderança da mulher dentro da comunidade judaica.

Em suas falas, todos concordaram sobre a relevância de trazer a pauta feminina para ser discutida em um foro maior, bem como o engajamento masculino na pauta feminina, além da adoção pelas empresas de políticas internas igualitárias para homens e mulheres, bem como o reconhecimento do enorme valor que existe na pluralidade e de que a inclusão é tão importante quanto a diversidade.

Com a criação do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF) da Fisesp, criamos um novo paradigma dentro da comunidade judaica. Espero que em um futuro próximo, a liderança feminina seja algo tão presente e natural, para que meus netos um dia me perguntem “Zeide, por que motivo você criou o ELF?” e que seja óbvio convivermos igualmente, concluiu Luiz Kignel.

20
20