RECONHECENDO AS BONDADES RECEBIDAS – RAV EFRAIM BIRBOJM

O agradecimento a qualquer pessoa que nos faz uma bondade, e muito mais a D’us, deve vir do reconhecimento daquilo que o outro nos fez, e não deve ser apenas um agradecimento da boca para fora, só para cumprir um protocolo.

“Certa vez, a filha do Rav Eliahu Lopian zt”l (Polônia, 1876 – Israel, 1970) veio visitá-lo, trazendo sua filhinha. Como toda avó, a esposa do Rav Lopian começou a dar doces para a neta. A mãe disse para a filhinha:

– O que se fala para a vovó?

A menininha, que era muito educada, disse:

– Obrigada, vovó.

Neste momento, elas ouviram um choro vindo da sala. Foram correndo e viram que era o Rav Lopian que estava chorando. Perguntaram o que havia acontecido, e ele respondeu:

– Eu estava observando agora o que aconteceu com a minha netinha. Ela falou “obrigado” para a vovó por ter recebido dela alguns docinhos. Porém, ela só agradeceu depois da mãe mandá-la falar obrigado. Então eu fiquei pensando se eu, todos os dias, não agradeço a D’us na minha Tefilá da mesma maneira. Nós agradecemos a D’us pelos milagres e por todas as coisas boas que Ele nos faz. Mas será que eu falo de coração, ou agradeço da boca para fora, só porque está escrito no Sidur? Quando lembrei disso, me deu vontade de chorar.”

O agradecimento a qualquer pessoa que nos faz uma bondade, e muito mais a D’us, deve vir do reconhecimento daquilo que o outro nos fez, e não deve ser apenas um agradecimento da boca para fora, só para cumprir um protocolo. Antes de agradecer, devemos parar para pensar: por que eu vou falar “obrigado”? O que eu estou reconhecendo? O que o outro me fez de bom? Se estes questionamentos são importantes antes de agradecer a uma pessoa, muito mais no agradecimento a D’us. Se nós refletirmos um pouco antes de agradecer, certamente o nosso agradecimento não estará apenas cumprindo um protocolo, pois será realmente de coração.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20