MULTITAREFA CONSCIENTE – POR RABINO SIMON JACOBSON

Aprenda com os erros, e seja compassivo consigo mesmo enquanto aprende a realizar multitarefa conscientemente. É uma prática simples, mas requer habilidade.

Você tem muitas tarefas e responsabilidades à sua frente. E está sobrecarregado.

Em vez de correr para resolver dificuldades na vida e aplicativos de produtividade, enfrente e afaste diretamente a ansiedade e a distração (o oposto de atenção plena) com que as múltiplas tarefas desafiam você.

Eis como se super atarefar conscientemente:

  • Considere por que você está sobrecarregado. Você deve se sobrecarregar, ou está se sobrecarregando reativamente devido à ansiedade e/ou pressão externa? Faça uma decisão consciente para multitarefa, com intenção e propósito.
  • Estabeleça metas claras as quais você deve cumprir por meio da multitarefa. Qual é sua suprema missão para cada tarefa? Quando você saberá que uma tarefa foi concluída? Priorize quais tarefas devem ser realizadas primeiro, e quais podem ser realizadas posteriormente.
  • Reconheça que multitarefa eficaz não é fazer duas coisas ao mesmo tempo. É se concentrar em uma tarefa de cada vez. Coloque seu foco na primeira tarefa. Quando as demandas externas exigirem que você se concentre na segunda tarefa, deixe a primeira tarefa em um lugar onde você possa retornar e retomar a atividade. Em seguida, mude seu foco completamente para a segunda tarefa.

Compreender a natureza do foco, e desenvolver sua capacidade para focar, é a chave para uma multitarefa bem sucedida. O foco no tempo está intimamente relacionado ao foco da energia. Você tem que estar interessado naquilo que está fazendo para se concentrar nisso. Uma vantagem da multitarefa consciente é que ela permite que você reserve um pouco de tempo para tarefas que você não aprecia, sabendo que logo estará trocando as tarefas para uma de sua preferência. Se você puder focar bem nas tarefas que gosta de fazer, sua energia focada irá se espalhar nas tarefas que você não gosta de fazer.

Assim que você começar a realizar várias tarefas sem ansiedade ou reatividade – com intenção – pratique. A prática reconecta ativamente os caminhos do seu cérebro. Não permita que contratempos desanimem você. Aprenda com os erros, e seja compassivo consigo mesmo enquanto aprende a realizar multitarefa conscientemente. É uma prática simples, mas requer habilidade. Como qualquer talento – desde esquiar no gelo até costurar – a prática não leva à perfeição, mas constrói memória muscular, consistência e precisão.

Rabino Simon Jacobson – MLC – Meaningful Life Center


Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/5101794/jewish/Multitarefa-Consciente.htm#utm_medium=email&utm_source=1616_revista_pt&utm_campaign=pt&utm_content=content

20
20