UTI DO EINSTEIN: 49 ANOS – PROF.DR. ELIAS KNOBEL

Desde que fundamos a UTI do Einstein há 49 anos, tivemos a oportunidade de passar por momentos muito difíceis e estressantes que costumam acompanhar os profissionais de saúde que atuam em Unidades de Terapia Intensiva.

Dentre as especialidades médicas ela é a que causa mais estresse e a tão comentada “Sindrome de Burnout”, o esgotamento profissional. Quando tinha 28 anos e atravessei o Rio Pinheiros para implantar no Hospital Israelita Albert Einstein, esse conceito novo no Brasil, a tão conhecida UTI dos dias atuais, não imaginei que passaria por um período como o que estamos vivenciando.

Já enfrentamos algumas epidemias sendo que a da AIDS foi marcante em todos os aspectos imagináveis. Mas essa pandemia do Covid-19, ultrapassou todos os limites, e ninguém sabe quando ela terminará.

Nesses longos e ao mesmo tempo curtos 49 anos, tenho comparecido a UTI praticamente todos os dias. Fui Diretor da UTI durante 32 anos e hoje me sinto um membro agregado a um time de fabulosos profissionais que tem se dedicado de corpo e alma a nobre ciência e arte de salvar vidas.

Procuro sempre transmitir a experiência que adquiri e como troco tenho recebido além de ensinamentos, muito carinho e amizade de todos os meus queridos colegas e amigos que lá atuam. O tempo passou muito rápido e para mim fica por vezes, difícil realizar que durante quase meio século tenho tido esse privilégio de continuar com saúde e atuar, cuidando de pacientes graves, mesmo nessa época de pandemia. Confesso que frequente mente a emoção transborda quando vejo toda essa equipe trabalhando e atuando de uma maneira como pouco se vê em todo mundo. Nesse aspecto somos realmente de primeiríssimo mundo e não devemos nada para ninguém. Já constatei esse fato proferindo palestras, conferências em diversos países, onde como brasileiro, me senti sempre de cabeça erguida e merecendo o respeito de colegas internacionais. As maiores autoridades em Medicina Intensiva já visitaram a UTI do Einstein e sempre a elogiaram.

A UTI do Einstein foi uma das primeiras a ser criadas no Brasil e desde os seus primórdios fomos os pioneiros em implantar recursos e programas de algumas especialidades, tais como Fisoterapia Respiratória, Psicologia e Humanização, Farmácia Clínica, Hemodinâmica a beira do leito, Qualidade (ISO 9001, Joint Comission…), Gestão, etc. Mesmo depois que deixamos a sua coordenação continuamos a produzir e editar de uma forma prazerosa, mais de 20 livros médicos científicos, de histórias e crônicas.

Como já ressaltei esse é um verdadeiro privilégio que tenho tido, mas tudo o que foi conseguido e conquistado as duras penas se deve exclusivamente a um trabalho de equipe. Esse seres humanos profissionais altamente qualificados são a verdadeira alma e a essência de tudo o que foi e continua sendo conquistado. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, etc. … todos indistintamente, mesmo cansados, esgotados e estressados explicitam um sorriso e um prazer incomensurável quando conseguem contribuir e ajudar um paciente critico a ter alta da UTI. Isso não tem preço, nada é mais importante do que ajudar a salvar vidas.

Esse time de profissionais que procurei retratar na imagem acima, incluindo os que no momento estiveram ausentes, representam a estrutura básica e fundamental de qualquer serviço de saúde, e suplantam quaisquer tipos de tecnologia que são por essência totalmente inertes sem a atuação dos mesmos.

A vocês meus queridos amigos e companheiros de tantos anos de luta, uma homenagem muito especial por todo seu trabalho, envolvimento e dedicação, nesse sacerdócio nobre que é atuar numa UT


Nota – O Prof. Dr. Elias Knobel foi convidado a administrar essa aula num momento muito especial: os 49 anos de fundação da UTI do Hospital Israelita Albert Einstein.

Como ele próprio diz: “Revirei o “fundo do meu baú” e recolhi relíquias e recordações. Muita emoção e orgulho durante a preparação dessa apresentação. É um pouco longa mas acredito que será interessante para quem tiver a paciência e curiosidade de assistir. Para mim esses 49 anos passaram muito rápido. Quase não percebi… como se isso fosse possível. Lembro de cada dia, cada detalhe, os momentos de estresse, ansiedade e frustração. Mas felizmente esses momentos foram ínfimos quando comparados com os de prazer, felicidade e sensação de dever cumprido. Comemoro esse momento, com todas as nossa equipes multiprofissionais fabulosas e incomparáveis, com quem divido todas as láureas e troféus recebidos.

Vamos continuar com essa missão e nos preparar para comemorar os 50 anos no próximo ano, sem pandemias e com muita saúde”.

Saiba mais:

http://www.knobel.com.br/2021/05/15/uti-do-einstein-49-anos/

https://www.facebook.com/cardiologiaknobel/photos/a.195221327279131/2272103026257607/?type=3


PROF. DR. ELIAS KNOBEL

Nascido em Marília, interior de São Paulo, formou-se pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1967. Foi Professor-Adjunto do Departamento de Medicina na UNIFESP de 1971 a 1998. Em 1972, fundou a UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, permanecendo seu diretor até 2004. Foi durante vários anos vice-presidente da Diretoria Eleita e da Mesa Diretora da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Sua experiência no exterior também merece destaque, sendo Fellow da American Heart Association, Fellow do American College of Critical Care Medicine e Master do American College of Physicians. Foi premiado com o titulo de membro honorário da European Society of Intensive Care Medicine. Foi um dos sócios fundadores da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva (SOPATI) e da Associação de Medicina Brasileira.

Tem inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior, sendo autor de 19 livros (de Medicina e de Crônicas) alguns com versões em espanhol, entre os quais se destacam os manuais de Terapia Intensiva e o best-seller Condutas no Paciente Grave que está em sua quarta edição.

Recebeu em 2011 o 53º Prêmio Jabuti (Psicologia e Psicanálise) – Câmara Brasileira do Livro – pelo livro “Coração… É Emoção”, além de inúmeros outros, dentre os quais os abaixo mencionados:

  • 2016 Condutor da Tocha Olímpica – Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016), pelo município de Marília
  • 2013 1º Lugar na modalidade Crônica no I Concurso de Crônicas e Contos da AMB, Associação Médica Brasileira.
  • 2011 53º Prêmio Jabuti (Psicologia e Psicanálise) – Câmara Brasileira do Livro – “Coração… É Emoção”
  • 2010 Honorary Member of the European Society of Intensive Care Medicine, European Society of Intensive Care Medicine.
  • 2008 Título de Cidadão Paulistano por iniciativa do Vereador Arselino Tatto (PT), Câmara Municipal de São Paulo.
  • 2008 Menção Honrosa na Sessão de Poster na XXV Jornada de Enfermagem em Cardiologia, com o trabalho: Taxa de monitorização do peso na internação como indicador de qualidade na insuficiência cardíaca, Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. 
  • 2007 Prêmio SBC de Personalidade da Cardiologia, Sociedade Brasileira de Cardiologia.
  • 2006 Visitante Ilustre no Município de Marília, Câmara Municipal de Marília.
  • 2006 Professor Honoris Causa, Faculdade de Medicina de Marília. 
  • 2003 Especialista em Medicina Critica, Federacion Panamericana e Iberica de sociedades de Medicina Critica y Terapia Intensiva.
  • 2003 Especialista em Cardiologia na Área de Medicina de Urgência, Associação Médica Brasileira; Sociedade Brasileira de Clínica Médica. 
  • 2003 Prêmio Einstein para Ensino e Pesquisa com o trabalho “Platelet derived exosomes of septic individuals possess proapoptotic NAD (P) H oxidase activity. A novel vascular redox pathway”, Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.

20
20