CÂNCER DE PELE – CONHEÇA AS CAUSAS, TIPOS E TRATAMENTOS RECOMENDADOS – DRA. SILVIA KAMINSKY

Com base no livro “Doutor, eu tenho câncer de pele”, que é encontrado nas livrarias e tem uma linguagem simples, possuindo, perguntas e respostas sobre câncer de pele, vamos elucidar algumas questões importantes sobre o tema.

Como surge? Por que surge o câncer de pele?

Na verdade, é uma mistura de situações. Isso porque, a radiação ultravioleta é o principal item que afeta a pele, muda o DNA da pele e esse DNA causa uma alteração na célula, que causa o câncer de pele.

Tratamento para câncer de pele: o câncer de pele pode ser de três tipos.

Ele pode ser basocelular, que está na camada basal, espinocelular, que não está na camada espinhosa, que são as duas camadas mais superficiais da pele, ou melanoma que é o câncer mais temido, que pode dar metástase e, em estágios mais avançados, às vezes até matar.

Tem lesões que precedem?

Às vezes sim, são as queratoses actínicas, que precedem o câncer de pele chamado espinocelular. São lesões que são vermelhas, espiculadas, que às vezes coçam e sangram que podem às vezes preceder o câncer de pele espinocelular.

O basocelular às vezes também é precedido de lesões. Como por exemplo, uma espinha, alguma feridinha que não está cicatrizando, é um sinal de que pode ser que aquela lesão é um basocelular.

E o melanoma? Tem algum sinal de alerta que precede o melanoma?

Na verdade, sim.

O ABCDE do melanoma

Nós temos o ABCDE do melanoma, ou seja, cinco sinais que são alertas para a população, indícios de que uma pinta não está indo bem.

O A é de assimetria, ou seja, se uma metade da sua pinta for diferente da outra metade é um sinal que pode ser que essa pinta não está indo bem.

B de borda, borda assimétrica. Se a borda da sua pinta tiver um contorno irregular, também é um sinal que você deve procurar o médico dermatologista.

C é de cor. Se tiver mais de uma cor nessa pinta também é um sinal de alerta. Normalmente as lesões malignas têm mais de uma cor. Por exemplo, tem marrom, tem preto, tem uma coloração mais avermelhada. Então se sua pinta tiver mais de uma cor é um sinal de alerta e você deve procurar o seu dermatologista.

Dra. Sílvia Kaminsky

Dermatologista CRM 68968

Diretora-geral da Skinlaser

Autora dos livros:

Laser e outras tecnologias na dermatologia

Guia Ilustrado – Laser e outras tecnologias em dermatologia

Fonte:https://www.skinlaser.com.br/cancer-de-pele-causas-tipos-tratamentos/?utm_campaign=cancer_de_pele&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

20
20