AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Teatro, exposições e as férias divertidas do Centro Novo Horizonte preenchem a agenda.


MÁRCIO JANUÁRIO – OFICINA DE TEATRO NO MIDRASH CENTRO CULTURAL

OFICINA DE TEATRO

MÁRCIO JANUÁRIO E CIA. COMPLETA MENTE SOLTA

segundas e quartas | 20h | gratuito

inscrições pelo e-mail secretaria@midrash.org.br


 CAPA E CONTRACAPA NO ANEXO LONA

· capa – tudo que envolve, cobre, protege alguma coisa, com a finalidade de proteger

· contracapa – parte interna da capa de uma obra ou publicação; verso da capa ou verso da contracapa

Anexo LONA recebe exposição, com curadoria e conceito de Marcio Harum – CAPA e CONTRACAPA que, apesar da sugestão de unicidade, é “2”. O espaço abre duas mostras simultâneas dos artistas Fabio Menino e Viviane Teixeira que exaltam o pictorialismo, cada um à sua maneira, utilizando-se da técnica de representação artística mais antiga do mundo: a pintura. O conceito expositivo pensado por Marcio Harum subverte paradigmas uma vez que o conteúdo é sempre buscado no miolo e não nas capas e contracapas.

“As duas exposições individuais simultâneas (…..) irrompem no espaço como som, com dois lados dissonantes, mas complementares. A proposição surge movida pela inspiração gráfica do ato de se criar uma incerta e possível ligação tátil; como frente e verso de um álbum musical, em que pinturas exibidas nas paredes são as próprias gravações sonoras” explica o curador.

CAPA, com a artista plástica carioca Viviane Teixeira, permite um passeio por seu universo pictórico ficcional, onde uma corte fantasiosa possui figuras femininas como soberanas. Referências históricas da Família Real Brasileira, games, contos dos irmãos Grimm, as cartas de baralho, os jogos de tabuleiro, o jogo de xadrez, músicas, músicos, livros e artistas como Philip Guston, Paula Rego, Louise Bourgeois, Pia Fries, Laura Lima, Cristina Canale, etc., permeiam os questionamentos que gestam a obra. “Tais questões estão vinculadas às escolhas cromáticas contundentes, aos objetos associados ao desenho e às formas híbridas e fluidas que remetem a cenas e personagens arquetípicos saídos dos contos de fadas e que travam intensos duelos e diálogos”, diz Viviane Teixeira.

“A produção da artista vem sendo publicamente acompanhada mais de perto desde sua participação no edital Programa de Exposições do CCSP em 2015, e de lá pra cá tem marcado em suas obras de pintura uma vívida sucessão de alter egos e avatares anacrônicos, estando fixados em uma mise-­‐en-­‐scène bastante singular de cenários e figurinos voltados aos jogos, rituais, hábitos e costumes de outrora”, diz Marcio Harum.

Em CONTRACAPA, o artista paulistano Fabio Menino apresenta telas figurativas com forte apelo realista onde as cores e formas definidas de objetos do cotidiano, ou não, mas conhecidos e quase comuns, produzidos em escala industrial, mas agora vistos por suas funções, significados e potências pictóricas. As escolhas não são aleatórias. Os objetos representados por Fabio Menino possuem um ponto de convergência. Como explica o artista: “são suas funções: de proteção, segurança ou mesmo como ferramenta; executando um papel que um coro sozinho não pode realizar”.

“Há entre o conjunto de telas do artista uma menção a ‘99,00’ -­‐ se tal cifra é sobre o preço da carne, o valor de materiais artísticos ou um mal-­‐entendido visual qualquer, na realidade não importa. Com a seleção exposta de pinturas, a indagação que fica acerca do vínculo identitário com o mundo físico das imagens de Fabio Menino traduz-­‐se por ser pura ficção, ou não”, elucida Marcio Harum.

SERVIÇO

Exposição: “CAPA e CONTRACAPA”

Artistas: Fabio Menino e Viviane Teixeira

Curador: Marcio Harum

Período: até 28 de julho de 2021

Local: Anexo LONA

R. São Bento, 181 – 1º. Andar – Centro, São Paulo

wtsp (11) 99403-0023

Visitas com agendamento – MOSTRA VIRTUAL DISPONIVEL NO SITE DA GALERIA


CURSO GRATUITO DE PRÁTICAS JUDAICAS DOMÉSTICAS

Este é o curso que será promovido pela Sinagoga Israelita do Brás de 6 a 27 de julho de 2021, às terças-feiras, às 20h, pela plataforma ZOOM.

Eis a programação:

6/7/2021 Shabat, Cashrut e Pureza Familiar, a cargo do Moré Samy Citman;

13/7/2021 Chaguim – Festividades Judaicas, a cargo da Morá Miriam Markus;

20/7/2021 Gastronomia: A Mesa no Dia de Shabat, a cargo da Sra. Frida Gasko Spiewak;

27/7/2021 Tefilót – Preces, a cargo do Rabino Prof. Raphael Shammah.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail sprisz@gmail, com nome completo, endereço, telefones fixo e celular e e-mail.

O Curso será acompanhado pelo Rabino Dr. Michael Leipziger.

Aos participantes com, no mínimo, 75% de frequência, será fornecido certificado.


RECRIARTE – AS FÉRIAS DIVERTIDAS DO CENTRO JUDAICO NOVO HORIZONTE


Alma Despejada com Irene Ravache tem temporada

online pelo Teatro WeDo! com 24 horas de acesso

O espetáculo Alma Despejada, solo protagonizado pela atriz Irene Ravache, reestreou em temporada online no dia 2 de julho (sexta) no Teatro WeDo!, sala virtual da plataforma Sympla. Com texto de Andréa Bassitt e direção de Elias Andreato, a peça está indicada ao Prêmio Bibi Ferreira nas categorias de melhor Atriz, Texto e Iluminação. O enredo conta a história de Teresa, uma senhora com mais de 70 anos que, depois de morta, visita pela última vez a casa onde viveu e relembra passagens de sua vida.

Alma Despejada fica em cartaz até 31 de julho, às sextas-feiras e aos sábados, com sessões abertas a partir das 12 horas. Ao adquirir o ingresso, o espectador pode de acessar a exibição a qualquer momento pelo período de 24 horas. A gravação, realizada durante temporada no Teatro Porto Seguro, com presença de público, proporciona a experiência de ver a peça em casa, com proximidade de detalhes, além de imagem e som em HD, aproximando ainda mais o espectador da encenação no palco.

“Eu fiquei fascinada com esse texto e sua poesia. É muito delicado e fala da memória de uma mulher na minha faixa etária. Mesmo sabendo que a personagem está morta, não é uma peça triste, pesada ou rancorosa, fala muito mais de vida que de morte. Eu adoro esse tipo de possibilidade que o teatro oferece. E não tenho medo de misturar essas coisas, porque isso faz parte da vida. Nossa vida não é linear. Ela tem essas nuances”, confessa Irene Ravache.

Alma Despejada estreou em São Paulo, em setembro de 2019, no Teatro Porto Seguro, e estava em cartaz até março de 2020, no Teatro Folha, quando os teatros foram fechados devido à pandemia do coronavírus. No último ano, foram duas sessões virtuais, uma para o Sesc São Paulo e outra para o Instituto Usiminas, além de uma temporada recente em Portugal.

FICHA TÉCNICATexto: Andréa Bassitt. Direção: Elias Andreato. Interpretação: Irene Ravache. Cenário e figurino: Fabio Namatame. Iluminação: Hiram Ravache. Música: Daniel Grajew e George Freire. Cinegrafia: Paulo Arizati. Fotos: João Caldas Filho. Produção/realização: Oasis Empreendimentos Artísticos.

Serviço

Espetáculo: Alma Despejada

Temporada online: ATÉ 31 de julho

Sexta e sábado, a partir das 12h – ingresso válido por 24h.

Local: Sympla / Teatro WeDo!

Ingressos: R$ 40,00 – Vendas: www.sympla.com

Classificação: 14 anos. Duração: 80 minutos. Gênero: comédia dramática.

Facebook20
Share
Instagram20
WhatsApp20