JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO JUDAICA – PROJETOS E PROPOSTAS EDUCACIONAIS INOVADORES

Voltada para profissionais da área de educação judaica e complementar, a Jornada Nacional de Educação Judaica, que tem por tema “Os desafios da Educação no presente – De futuros possíveis a futuros desejáveis”, apresentou aos participantes diferentes projetos e propostas educacionais em seu segundo e último dia de programação.

As palestras de Edith Kimchi, que atualmente atua como consultora acadêmica do departamento de P&D do Ministério da Educação em Israel e do Departamento de Educação do Museu das Terras Bíblicas em Jerusalém, versaram sobre dois projetos distintos: “Start-Up Das Nações Bíblicas”, focado na inovação nos tempos antigos e atuais sob seis temas: Informação, A Cidade, Espaço, Água, Meio Ambiente e Saúde e “Advogados da Bíblia”, um programa de educação voltado para o futuro, reconhecido pelo Ministério da Educação como um programa formal de Estudos Bíblicos.

Já a coordenadora de conteúdo, responsável pela área de Desenvolvimento do Ministério da Educação de Israel, Merav Lieberman, falou de “Olam Shalem”, plataforma baseada na web para ensino e aprendizagem, que busca conectar alunos com Jerusalém, expandir a abordagem sobre a cidade. Planos de aula para classes do ensino fundamental com curtas-metragens de animação sobre Jerusalém e materiais complementares, como apresentações de computador, jogos para impressão integram o projeto. Já a Psicóloga, Doutora e Mestre em Educação: Psicologia da Educação na PUC – SP Raizel Rechtman discorreu sobre o “Papel da formação complementar na Educação Judaica”.

Arik Mandelbaum, que é diretor de uma escola única e está implementando sua visão pessoal de um aprendizado personalizado, falou sobre visões inovadoras dos papeis de educadores e alunos. Ele também discorreu sobre a conexão entre educação e fontes judaicas.

O evento encerrou com a participação inspirada do rapper Fabio Brazza, nome forte do hip-hop nacional que apresentou um poema e ainda fez um improviso com palavras deixadas pelos participantes.

A Jornada é uma realização da Conib, da Agência Judaica para Israel e do Ministério da Educação de Israel.

20
20