VOCÊ SABE COMO SER AGRADÁVEL? – RABINO KALMAN PACKOUZ, Z”L

Nosso patriarca Avraham é o paradigma da bondade. Nem todas as pessoas são intrinsecamente boas, mas todos podem trabalhar para ser mais benevolentes.

Conta-se a história de um sargento durão, durante a 2a Guerra Mundial, que foi ordenado por seu tenente a informar o soldado Feebish que sua mãe falecera. O sargento, que não era a personificação do tato e da bondade, convocou seu pelotão e anunciou: “Feebish, sua mãe morreu. Pelotão, dispersar!”

Quando o tenente escutou o que aconteceu, ficou tão horrorizado que mandou o sargento para uma escola de boas maneiras. Seis semanas depois, o sargento voltou à ativa e, infelizmente, para informar o soldado Feebish que seu pai falecera.

O sargento convocou o pelotão e anunciou: “Todos aqueles cujos pais estão vivos deem três passos à frente. Feebish … não tão rápido!”

Todos nós podemos aspirar sermos mais bondosos e praticar mais atos de bondade. Esperançosamente, as seguintes 20 ideias, desenvolvidas pelo Rabino Zelig Pliskin, irão ajudar alguém que você conhece a ser mais bondoso(a) e também a tornar este um mundo melhor:


20 IDÉIAS-CHAVE PARA UM MUNDO MAIS HUMANO E BONDOSO

1. Decida-se a se tornar uma pessoa bondosa e agradável. Como fazer isto? Pense, fale e aja com bondade e amabilidade.

2. Goste de atitudes de bondade. Quando fazemos o que gostamos, ficamos felizes. Um mestre em bondade e amabilidade é um mestre em felicidade.

3. Ao encontrar alguém, faça com que seu primeiro pensamento seja: “Que palavras agradáveis posso dizer a esta pessoa e que coisas boas posso lhe propiciar?”

4. Pergunte sempre às pessoas: “Como posso ajudá-lo(a)?”

5. Todos precisam de encorajamento. Pergunte-se: “O que posso dizer agora que irá encorajar esta pessoa?”

6. Seja lá em qual lugar estiver agora, você está aí por algum motivo. Pergunte-se: “Já que estou aqui agora, que atitude boa posso tomar?”

7. Cada pessoa é única. Você tem talentos, habilidades, conhecimentos e capacidades únicas. Utilize-as para ajudar os demais de maneira única. Pergunte-se: “De que modo único posso ser útil e agradável agora?”

8. Faça um ato de gentileza diariamente sem que ninguém saiba que você o fez.

9. Aprenda de todos os atos de bondade que vir ou ouvir. Pergunte-se: “Como posso aprender disto para ser uma pessoa mais agradável e gentil com os outros?”

10. Uma regra valiosa é: “Mesmo que não se ache ou se sinta como uma pessoa bondosa, você pode agir como se o fosse”. Pense em algo bom que poderia fazer, mas que nunca teve coragem de fazê-lo antes.

11. Pense num telefonema gentil e amistoso que você pode dar ainda hoje.

12. Pense numa carta, e-mail ou fax gentil e amistoso que pode escrever ainda hoje.

13. Encare seu próprio sofrimento, dor ou mágoa como instrumentos de empatia e entendimento pelos demais. Pergunte-se: “Como esta experiência que estou vivenciando pode me ajudar a ser mais bondoso e agradável?”

14. Pergunte-se sempre: “Se eu fosse aquela pessoa, o que desejaria que os outros fizessem por mim?”

15. Logo que perceber que alguém necessita de algo, ofereça-se para fazer alguma coisa a respeito. Não espere até que lhe peçam.

16. Ouça aquelas pessoas que estão precisando de um ‘ombro amigo’ para desabafar. Ouvir uma pessoa é um grande ato de bondade.

17. Se você sabe que alguém está precisando de um emprego ou de ganhar mais dinheiro, pergunte-se: “Que posso fazer para ajudá-lo(a)?”

18. Seja simpático e tenha compaixão. Tome a resolução de não causar mágoa, dor ou sofrimento através de suas palavras ou atitudes.

19. Aprenda de todas as pessoas. Pergunte-se sempre: “Que atitudes que vi em outras pessoas eu mais apreciei?”

20. Ore pelo bem-estar, prosperidade e felicidade dos demais.


Se quiser aprender mais sobre como ser mais bondoso, afável, gentil e agradável com os demais, recomendo-lhes o livro (em inglês) “Kindness: Changing people’s lives for the better”, disponível em https://www.artscroll.com/Books/9781422610411.html .


RABINO KALMAN PACKOUZ Z”L – De abençoada memória, ele era do Aish Hatorá e foi o criador do Meór Hashabat, boletim semanal com prédicas.

20
20