POUCO OU MUITO, LIGHT OU NÃO, O CIGARRO É O VILÃO – POR CLAUDIA P.S.NOGUEIRA

Em relação aos cigarros de baixo teor ou light, estes não eliminam o risco de um fumante vir a ter as doenças causadas pelo tabaco e ao mudar para estas marcas, o fumante passa a fumar mais e a tragar com mais intensidade para regular o nível de nicotina no seu sangue.

Cada vez que você fuma, em aproximadamente 10 segundos a nicotina chega ao cérebro e ativa os receptores da mesma. Imediatamente o cérebro libera as substâncias dopamina e serotonina, que dão sensação de prazer e relaxamento imediatos, promovendo a sensação de bem-estar.

Com o passar do tempo, seu organismo aprende que, ao fumar, imediatamente haverá sensação de bem-estar.

A partir daí começa a funcionar um mecanismo chamado tolerância: é necessário cada vez mais nicotina para promover a liberação de dopamina e serotonina. É nesse momento que o fumante começa a fumar cada vez mais.

Muitas pessoas acreditam que pelo fato de fumarem pouco ou de fumarem cigarros de baixo teor não correm riscos de desenvolverem doenças relacionadas ao tabaco. Esta avaliação é perigosa, pois não há segurança para o número de cigarros fumados, já que as taxas de câncer de pulmão em fumantes de 1 a 9 cigarros por dia é em média 6 vezes maior do que em não fumantes.

Em relação aos cigarros de baixo teor ou light, estes não eliminam o risco de um fumante vir a ter as doenças causadas pelo tabaco e ao mudar para estas marcas, o fumante passa a fumar mais e a tragar com mais intensidade para regular o nível de nicotina no seu sangue. Pouco ou muito, light ou não, o cigarro é o vilão, pois é o maior causador de adoecimento e morte precoces em todo o mundo.

BENEFÍCIOS AO PARAR DE FUMAR

  • Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
  • Após 2 horas não tem mais nicotina no seu sangue;
  • Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
  • Após 2 dias seu olfato e seu paladar melhoram;
  • Após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora;
  • Após 5 anos o risco de ter câncer de pulmão cai pela metade;
  • Após 5 anos o risco de se ter derrame é igual ao de uma pessoa não-fumante;
  • Após 5 a 10 anos o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou;
  • Melhora do hálito, do cheiro, da coloração dos dentes e da vitalidade da pele;
  • Deixa de ser escravo do cigarro, obtendo domínio sobre ele e não o contrário;
  • Fortalecimento da autoestima;
  • Dar bom exemplo às crianças de sua convivência;
  • Não se preocupar se estará incomodando outras pessoas ao fumar;
  • Melhora no desempenho de atividades físicas e no desempenho sexual;
  • Desfrutar do convívio familiar, social e profissional sem ter que se ausentar para fumar.

Cláudia P.S. Nogueira – Psicóloga com Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria -IPq-HCFMUSP e Transtornos Alimentares- AMBULIM-Instituto de Psiquiatria-IPq-HCFMUSP. Faz parte do núcleo de Psicologia e Psiquiatria do SPA Sorocaba.

CRP 06/32758


SOBRE O SPA SOROCABA

O SPA Sorocaba é referência no segmento graças à sua infraestrutura e aos diferenciais oferecidos aos hóspedes, tanto para aqueles que buscam tratamentos para problemas de saúde, como obesidade, reeducação alimentar, sobrepeso, estresse e reabilitação cardiovascular, quanto para aqueles que buscam por momentos de lazer e tranquilidade.

Dirigido por médicos sobre a responsabilidade técnica do cardiologista Manoel Carlos Beldi Castanho, o SPA Sorocaba trabalha com uma equipe multidisciplinar, que conta com endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, clínico geral e cirurgião plástico, nutricionista, psicóloga, educadores físicos, fisiologistas, fisioterapeuta e esteticistas, além de toda a estrutura para garantir a melhor estada aos visitantes.

Spa Sorocaba – Rod. Raposo Tavares km 104,5 Sorocaba SP 18052-775

0800558878 / 08007018878 15-21026700 www.spasorocaba.com.br

20
20