ISRAEL. CAMINHOS DA FÉ. INVASÕES E PEREGRINAÇÕES – POR FELIPE DAIELLO

Para o ano de 2022, após o pandemônio que quase destruiu o turismo, os pacotes sugeridos trazem vantagens para essa região. Qual a razão de uma estreita faixa de terra, sem petróleo, sem carvão e minerais, com pouca água e mergulhada em desertos atrair tantos invasores, muitos peregrinos e turistas durante mais de cinco mil anos?

Com base em viagens pelo Iêmen, pelos Emirados Árabes, Egito, Mar Vermelho, Israel, Jordânia, Turquia, Líbano, Mediterrâneo Balcãs e a adjacências, fotos e memórias fornecem farto material. Pesquisas ,paciência e três crônicas resultantes deram base para a apresentação. O roteiro pode ser apresentado para viajantes de várias crenças: mulçumanos, cristãos latinos ou ortodoxos, hebreus, budistas, para arqueólogos amadores ou ateus por convicção. Cada um pode escolher o seu roteiro. Há alternativas para todos.

Os mapas apresentados mostram os diversos trajetos escolhidos pelos turistas, pelos peregrinos curiosos e invasores :

– A chegada dos povos dos mares, dos fenícios.

– A peregrinação de Abrahão em busca de Canaã.

– As contendas dos hititas contra os faraós.

– Moises à procura da terra prometida. A excursão mais longa registrada. Jericó,

– A fundação de Jerusalém. Profetas, David e Salomão. Filisteus

– A passagens dos assírios em busca de tributos.

– Nabucodonosor II leva os hebreus para a Babilônia. Diáspora.

– Alexandre Magno na ida ao Egito passa por Jaffa.

– A Roma de Pompeu chega com suas legiões e tributos;

– A vinda dos três reis magos pelo caminho das essências.

– Jesus e suas pregações. Viagens pelo Mar da Galileia. Calvário.

– Segunda diáspora, Tito e a destruição do segundo templo.

– Império bizantino. Rainha Helena edifica as primeiras igrejas e pontos de orações.

– Chegada do Islam. Mesquita do Domo

– Os templários e suas cruzadas. Saladino e sua vitória em Hattin. Mamelucos.

– Francisco de Assis, em 1219, obtém permissão para cuidar dos locais santos.

– Reconstrução dos muros de Jerusalém. Império otomano. Trevas.

– Napoleão Bonaparte depois de Alexandria chega a Jaffa. Derrota em Acre.

– Primeira Guerra Mundial. Protetorado inglês. Fronteiras artificiais. Palestina.

– A visão de Hertz. Tel Aviv. Kibutzes. Universidade em Jerusalém. Sionismo.

– Segunda Guerra Mundial. Criação de Israel. Guerras contra os árabes.

– Unificação de Jerusalém. Cisjordânia e Gaza. Muros de proteção. Terrorismo.

– Revolução tecnológica.

Com área equivalente ao Estado de Sergipe e população inferior à do Rio Grande do Sul, Israel pode ser vista e visitada através de diversas lentes. Nem sempre as datas são confirmadas na época apropriada e as localizações indicadas precisas. Vestígios apagados no tempo , por destruições dos novos invasores, ou por terremotos ou tsunamis.

Começamos por Jaffa e os seus antigos mercados , comunidade concentradora de artistas e de artesões, , hoje arrabalde de Tel Aviv, por extensas praias chegamos à cidade da alegria , do prazer da vida noturna e dos esportes ao ar livre, local de arquitetura e cultura germânica , influência dos asquenazes. A seguir Cesareia , onde Pôncio Pilatos e o rei Herodes viviam em palácios com suas piscinas; era o porto ligando a província ao mundo romano. É o sitio arqueológico mais importante de Israel. Depois Acre onde o nome de Ricardo , o Coração de Leão, é recordado em cruzada que visava retomar Jerusalém que fora conquistada por Saladino. A seguir no Monte Carmelo, vamos lembrar o Rei Acab, a princesa fenícia Jezebel e o profeta Elias , que derrota os sacerdotes de Baal , ao conseguir acender pira de .sacrifício com apoio do Deus de Israel. Aqueduto leva água desde as nascentes desse monte até Cesareia. Haifa, porto importante construído para exportar o petróleo vindo do Iraque, é a sede religiosa da fé Bahai , local onde trabalhar é a missão de todos, enquanto em Jerusalém o correto é rezar e meditar.

No roteiro, vamos para Canaã local onde Jesus realiza o milagre da multiplicação do vinho durante tradicional festejo de bodas, cerimônia que naqueles tempos durava dias e o vinho era essencial no sucesso da festa. No roteiro Nazaré surge no episódio da Anunciação pelo anjo Gabriel; Nazaré é a cidade onde a Santa Família habita e Cristo passa os anos da sua juventude. Estamos perto do Lago Tiberíades ,onde durante três anos Jesus desenvolve as suas .pregações, realiza milagres e deixa mensagens e orações para toda a eternidade. Circulando no entorno do Mar da Galileia ,o Nazareno , como era denominado, associa a cada vila , fatos que a Bíblia e os evangelhos descrevem.

Os mapas anexos descrevem os detalhes, os trajetos. os locais. Em Cafarnaum encontramos as ruínas de vetusta sinagoga ,a cidade onde reunia pescadores que ele ia transformar em apóstolos na edificação da sua igreja ,os seus pescadores de almas: Magdala, Monte das Beatitudes, Beth-Said, Daberate, Kursi, MonteTabor.

Não estamos longe de Hattin, onde Saladino derrota o exército cristão que defendia Jerusalém e do Monte Galboa onde os filisteus vencem o Rei Saul e seus filhos abrindo caminho para a coroação de David como novo soberano. Como alternativa, podemos acompanhar o trajeto de Jesus que expulso de Corazin , aos gritos de blasfêmias , segue para as cidades fenícias de Tiro e de Sidon, deslocando-se depois para as colinas de Golan, nascentes do Rio Jordão e para Cesareia Filipe, outra cidade greco-romana onde Baal era venerado.

Retornando para Nazaré, nosso destino agora é Belém, pois, por decisão de Cesar Augusto, recenseamento do povo hebreu é exigido com objetivo de melhorar a cobrança de tributos. As legiões romanas, essenciais para manter a paz romana, demandavam financiamento dos súditos locais. Momento de recordar os Reis Magos, o nascimento de Cristo e o reinado de Herodes I, que além de grande construtor, como político ambicioso e cruel, sabendo do nascimento de futuro soberano, por decreto vai proclamar o massacre dos inocentes, eliminando assim futuro sucessor.

Avisado do perigo pelo anjo Gabriel, José foge para o Egito com a esposa e o filho, só retornando anos depois, após a morte de Herodes I. Desde Nazaré, o percurso passa por Jenin, Bétula, Siquén, pelo poço de Jacó, por Siloa, Betel, Efraim, perto de Jerusalém e depois pelo tradicional caminho dos Filisteus, passando por Gaza chegam ao Egito. No retorno podemos mencionar locais de passagem: Magda, Elá, Judá, Afeque, Megido para depois infletir para Nazaré.

O tempo passa, já adulto , Jesus depois de chegar a Jericó, de enfrentar o demônio no Monte das Tentações, vai encontrar João Batista para o batismo no rio Jordão. As fotos , na exposição aceleram a imaginação dos presentes para o que ocorre na semana da Pascoa. Conforme as tradições ,com os palmares, sua entrada triunfal no domingo de Ramos dá início as comemorações, enquanto com os discípulos se abriga em caverna junto ao Monte das Oliveiras; seguindo os costumes, a ceia onde reparte o pão e o vinho estabelece ritual sagrado. A vigília noturna no Gethsimane precede a traição de Judas perpetrada por Caifás o sumo sacerdote , que com a sua turba vai dar veredito de morte. Levado a Pôncio Pilatos e depois a Herodes Antipas , o filho de Herodes I, após a flagelação , na opção de ser trocado por Barrabás acaba crucificado no Gólgota.


Percorrer o percurso da Via Dolorosa pelas ruelas da velha Jerusalém ainda emociona o peregrino. A via sacra , com suas 14 estações é circuito seguido pelos cristãos, apesar da dificuldade de localizar os locais exatos das últimas horas de Jesus Cristo na Terra

Depois, vamos visitar a atual Jerusalém com as suas muralhas, museus e sinagogas. Foi Herodes , o grande, que no ano 20 a.C. assumiu a tarefa de ampliar e modernizar todo o complexo do segundo templo, incluindo as bases e as muralhas onde ainda podemos agora rezar. Herodes nascido em Edom não era bem considerado pela comunidade hebraica por sua vida de luxo e de depravação, apesar de seguir os ritos dos talmudes. Não podemos esquecer os mercados atuais, os novos bairros com os seus jardins e os demais pontos de interesse. Para completar a missão precisamos pesquisar o Mar Morto, Massada , o túmulo de Herodes I. , passar por oásis , por Quram onde fragmentos de antigos manuscritos foram encontrados. Com tempo disponível , o deslocamento por desertos até o porto de Eilat, no Golfo de Acaba nos permite alcançar e mergulhar nos corais do jardim de Alá, preciosidade do Mar Vermelho ,onde outras narrativas surgem.

Desse porto podemos alcançar, já na Jordânia, locais do percurso de Moisés como Petra e o Monte Nebo onde o grande líder foi enterrado. Para aventureiros, ao sul do Mar Morto, os resquícios de Sodoma e Gomorra agora estão disponíveis. Mas um guia especializado em escavações arqueológicas deve ser contratado. Para descobrir todos os segredos , uma só viagem é insuficiente. Muitas palestras adicionais serão fundamentais , ainda mais se falarmos das preciosidades guardadas nos museus da Turquia, do Líbano, da Jordânia, no museu de Pérgamo em Berlim e no Museu Britânico. A presente palestra, usualmente é aberta para não sócios, no entanto como cada associado do GNU pode convidar dois amigos ,por semestre, essa alternativa é mais adequada em momento de pandemônio. No entanto, a palestra pode ser ministrada em outra data, em outro local, para outros fanáticos por viagens, com ênfase em outros percursos que não foram esgotados nessa narrativa.

FELIPE DAIELLO – Professor, empresário e escritor, é autor de inúmeros livros, dentre os quais “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE – Saiba mais.

www.daiello.com.br

20
20