EDUARDO EL KOBBI LANÇA O FILME “EGITO, UMA HISTÓRIA DE AMOR” – POR GLORINHA COHEN
Em noite prestigiada pela comunidade sefaradi radicada em São Paulo e impregnada de muita emoção, lágrimas e nostalgia, foi lançado no Teatro Anne Frank da Hebraica de São Paulo o filme “Egito, uma História de Amor”. Produzido por Eduardo El Kobbi, conta a história de seus pais Clementine (Mimi) e Alfred El Kobbi Z”L que, em 1954, saíram do Egito devido à perseguição política da época e vieram para o Brasil.
Antes, porém, eles se casaram em Paris na sinagoga visitada por Eduardo em novembro passado que, emocionado por lá estar, assim se expressou: “O que me levou a fazer esse filme foi a mesma coisa que me levou a ir à sinagoga hoje: registrar a história da minha família, dos meus pais, o legado do que eles deixaram paras as futuras gerações, principalmente. Assim como falei no dia da exibição do filme, ele não foi feito nem para nós, nem para quem está aqui, mas, sim, para as futuras gerações entenderem e valorizarem o que esse casal fez para nossa família, como pôde sair do Egito e vir parar em São Paulo e em que circunstâncias veio”. E acrescenta: “Meus pais entraram na sinagoga em Paris sem dinheiro, sem família, mas com muito amor e com muita coragem de começar uma vida linda que eles teriam pela frente”.
O filme, que no final traz uma emocionante mensagem de Alfred El Kobbi Z”L, captada para outro pequeno documentário que Eduardo tinha feito dele, levou três anos para terminar e contou com depoimentos de familiares e de amigos como Frida e Marcel Lagnado, Liliane e Albert Amar, Coca Levy e Marlene Politi, dentre muitos outros: “Eu tinha feito as entrevistas antes da pandemia e quando ela começou jamais imaginaria que ficaria literalmente em casa quase dois anos, o que me permitiu concluí-lo”, disse Eduardo, que ressaltou a importante ajuda dada pelos amigos Ary Diesendruck e Renato Sacerdote, profissionais em documentar histórias familiares.
Em meio às lembranças dos tempos idos trazidos à tona com esse filme, Eduardo conclui: “Apesar de ter tido uma grande vontade de fazer esse filme, nunca imaginei que pudesse mexer tanto com as emoções das pessoas que estavam presentes na exibição. Porém, mais do que isto, se emocionaram porque eu não só registrei a história dos meus pais, mas também a história de todas elas. Pessoalmente isto me tocou profundamente e me deu uma sensação e uma gratidão que eu nem teria como expressar em palavras. Uma sensação de missão cumprida, de ter feito realmente algo importante para minha família e para mim mesmo. Tudo para que ninguém esqueça que a gente tem origem, tem família, tem história. E Alfred e Clementine El Kobbi foram realmente heróis e, acima de tudo, personagens de uma grande história de amor. Daí o título do filme: “Egito, uma História de Amor”.
Veja abaixo alguns flagrantes colhidos na noite do lançamento.
FOTOS
Mimi El Kobbi ladeada por seus filhos Jacques, Luciana e Eduardo
Mimi El Kobbi com as netas Clara e Raquel Hleap
David e Paloma Safra
Jacques e Ana Tabacof
Adriana Levy, Cristina El Kobbi e Rina Amar
Flavio Bitelman e esposa
Jerry e seus pais, Liliane e Albert (Béro) Amar
Jacques Cohen, Marcelo e Luciana Hleap
Colette Levy e Lisa Supino
Yvone e Sergio Cernéa com os filhos
Claudio e Adriana Levy
Frida e Marcel Lagnado
Renato e Shirley Sacerdote e Eduardo El Mobbi
Eduardo e Cristina El Kobbi
Raphael (Fico) Levy e Teresa Fávaro