STRESS ENGORDA E ACELERA O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO – POR CLAUDIA NOGUEIRA

Pessoas que vivem em constante estado de stress envelhecem mais rapidamente.

STRESS ENGORDA

O stress libera hormônios que impedem o emagrecimento. A tensão contínua faz o organismo liberar, em maior quantidade, dois hormônios responsáveis pela obesidade: a adrenalina e a cortisona que desequilibram as taxas de colesterol e de açúcar.

Quanto mais tensão, maior o risco de engordar. Esse tipo de obesidade invariavelmente desencadeia doenças como diabetes, hipertensão arterial, infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

STRESS ACELERA O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Pessoas que vivem em constante estado de stress envelhecem mais rapidamente. Os cromossomos que guardam o material genético têm nas suas extremidades uma espécie de capa bioquímica chamada telômero que preserva a integridade da molécula de DNA. Células com telômero muito curto param de se reproduzir e morrem, o que intensifica o envelhecimento.

Um estudo demonstrou que o stress faz com que os telômeros diminuam rapidamente e com isso acelere o processo de envelhecimento.


Cláudia P.S. Nogueira – Psicóloga com Especialização em Terapia Cognitiva Comportamental em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria -IPq-HCFMUSP e Transtornos Alimentares- AMBULIM-Instituto de Psiquiatria-IPq-HCFMUSP. Faz parte do núcleo de Psicologia e Psiquiatria do SPA Sorocaba.

CRP 06/32758.

SOBRE O SPA SOROCABA

O SPA Sorocaba é referência no segmento graças à sua infraestrutura e aos diferenciais oferecidos aos hóspedes, tanto para aqueles que buscam tratamentos para problemas de saúde, como obesidade, reeducação alimentar, sobrepeso, estresse e reabilitação cardiovascular, quanto para aqueles que buscam por momentos de lazer e tranquilidade.

Dirigido por médicos sobre a responsabilidade técnica do cardiologista Manoel Carlos Beldi Castanho, o SPA Sorocaba trabalha com uma equipe multidisciplinar, que conta com endocrinologista, cardiologista, psiquiatra, clínico geral e cirurgião plástico, nutricionista, psicóloga, educadores físicos, fisiologistas, fisioterapeuta e esteticistas, além de toda a estrutura para garantir a melhor estada aos visitantes.

Spa Sorocaba – Rod. Raposo Tavares km 104,5 Sorocaba SP 18052-775

0800558878 / 08007018878 15-21026700 www.spasorocaba.com.br

20
20