COMO O CÂNCER DE MAMA PODE AFETAR A FERTILIDADE?

O câncer de mama costuma ser mais comum em mulheres acima dos 50 anos. Em 10% dos casos, no entanto, a doença surge uma década antes e a preocupação sobre o quanto o tratamento pode impactar na fertilidade passa a ser debatida.

Caso a paciente receba a indicação da quimioterapia, há um risco de que a medicação comprometa a reserva de óvulos e, em algumas situações, antecipe a menopausa. No caso da cirurgia e da radioterapia — outras ferramentas terapêuticas —, o impacto na fertilidade é menor.

De acordo com João Bosco Oliveira, imunologista e diretor médico da Genomika Einstein, se o diagnóstico ocorrer enquanto o tumor tiver menos de um centímetro de tamanho, as chances de cura podem ultrapassar os 90%, e o tratamento tende a ser menos agressivo. “A prioridade nesses casos sempre será o tratamento adequado do câncer”, explica.

Papel da genética na gestação

A genética pode ser uma aliada à paciente que desejar engravidar após o tratamento. Uma das possibilidades oferecidas atualmente é a coleta e congelamento dos óvulos antes da quimioterapia.

Passada a doença, os especialistas fecundam os óvulos e realizam uma Triagem Genética Pré-Implantação, ou PGT-A. Este exame amplia as chances da fertilização in vitro ser bem sucedida, pois avalia geneticamente os embriões. A técnica é realizada pela Genomika Einstein.

“O exame irá avaliar o embrião geneticamente e indicará aqueles que possuem mais chance de resultar em uma gravidez, reduzindo o risco de abortos espontâneos”, explica João Bosco Oliveira.

Câncer de mama precoce pode ter fatores genéticos

Casos de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos podem estar associados a predisposições genéticas. As mais comuns são as mutações que ocorrem nos genes BRCA1 e BRCA2. O Painel NGS de Risco Hereditário de Câncer, exame também realizado pela Genomika Einstein, analisa 44 genes relacionados ao risco aumentado de desenvolver vários tipos de câncer, incluindo os de mama e ovário.

Fonte: https://vidasaudavel.einstein.br/como-o-cancer-de-mama-pode-afetar-a-fertilidade/

20
20