COM TRILHA SONORA DE ÍCONES DO CINEMA JUDAICO, EVENTO MARCOU 85 ANOS DA CIP E O FINAL DE CHANUCÁ

A Congregação Israelita Paulista (CIP) retomou em grande estilo as atividades presenciais no último domingo, 05 de dezembro, quando aconteceu a apresentação beneficente do “Cinema Judaico in Concert”.

Além de integrar as comemorações dos 85 anos da CIP, o evento marcou o Dia Internacional do Voluntariado e a última noite da festividade de Chanucá, com o acendimento de velas e bênçãos do rabino Rogério Cukierman e da rabina Tati Schagas.

Apresentado por Dan Stulbach, o evento trouxe a trilha sonora de ícones do cinema judaico, em suas diversas matizes culturais e de diversas épocas, tais como A Lista de Schindler, O Violinista no Telhado e O Príncipe do Egito, que foram interpretadas por Ale e Isa Edelstein, Clara Verdier, Marcio Besen, Sabrina Shalom e as crianças do Coral da CIP acompanhados pela Orquestra de Câmara da CIP.

Em vários momentos, Dan Stulbach convidou o público presencial e virtual a fazer doações que serão destinadas aos projetos sociais da CIP tais como o Lar das Crianças da CIP, o Núcleo da Maturidade, o Fundo de Bolsas da Juventude da CIP e o MOV 20:35 (Jovens Adultos).

O apresentador também destacou seu envolvimento com a CIP e a importância de iniciativas culturais como o “Cinema Judaico in Concert”.

“Para mim é uma grande alegria poder estar de volta depois de todos esses meses de quarentena e celebrar o que temos de mais belo, que é a arte, a nossa cultura e o fato de estarmos juntos celebrando a vida. O cinema nos traz justamente isso. Hoje temos esse encontro aqui na CIP, um lugar extremamente importante para mim, onde meus pais se casaram, onde fiz meu Bar -Mitzvá, fui chanich, madrich e vivi tantos momentos bons”, frisou ele.

“Nesta noite vamos encerrar a comemoração de Chanucá com músicas que vem dos filmes e que serão reinterpretadas pelos cantores da nossa casa e da comunidade em geral. Teremos diversas canções que serão renovadas e reinterpretadas, assim como acontece durante a festividade de Chanucá, onde ao mesmo tempo em que temos o choque entre diferentes culturas, também temos pontes culturais, assim como os gregos e os judeus, que tiveram momentos de tensão e momentos de trocas saudáveis”, ponderou o rabino Dr. Ruben Sternschein.

A idealização do “Cinema Judaico in Concert” foi de Tania e Alexandre Travassos. Ele também assinou a direção musical e os arranjos. Daniela Adoni Varon ficou a cargo da direção artística.

As doações continuam abertas: e podem ser feitas para a Congregação Israelita Paulista por meio do PIX – 60.766.060/0001-41.

Quem quiser pode conferir a apresentação em: https://www.youtube.com/watch?v=e0V5xry26mg.

Crédito fotográfico: Milton Gevertz

Ale Edelstein faz seu show

Cantores, membros da Orquestra de Câmara e equipe da CIP

Clara Verdier

Dan Stulbach em ação

Encerramento com todos no palco

Marcio Besen

Rabina Tati Chagas, Maria da Graça e Milton Seligman, Eve Pekelman, rabino Dr. Ruben Sternschein e Ariana Benjamim

Rabino Rogerio Cukierman, Gilson e Irit Schilis, Eve Pekelman e rabino Dr. Ruben Sternschein

Sabrina Shalom

20
20