EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE….

E faz acontecer, como Priscila e Airton Sister, Rony Vainzof, Augusto Aras, Andrea Vainer, Dr. Luciano Maia, Clarita Maia, Octávio Aronis, Victor Elias Nigri, Tamara Socolik, Guto Issa, Renato Ochman, Rabino Pablo Berman, sheik Vahid Khodabakhshi, vice-prefeito Eduardo Pimentel e frei Claudino Gilz, Isac Baril, frei Claudino Gilz, Pai Jorge José Kibanazambi, Odacyr Prigol, Eduardo Bekin, Carlos Reiss, Leonardo Kriger, Jaime Ingberman, Samuel Feldberg, Mario Fleck e Daniel Schmit, dentre outros.


Nova arquiteta em São Paulo

A cidade de São Paulo ganha mais uma arquiteta: Priscila Sister (na foto com o orgulhoso pai Airton) se formou em Arquitetura e Urbanismo pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, obtendo nota 10 na defesa de seu TCC (termo de conclusão do curso) sobre a Construção do Museu do Holocausto nas antigas dependências do Colégio I.L.Peretz.


CONIB recebe certificado de boas práticas do Conselho Nacional do Ministério Público

 

Rony Vainzof, secretário geral da Conib, e Augusto Aras, procurador geral da República

A CONIB recebeu o selo de reconhecimento de boas práticas conferido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por suas valiosas práticas institucionais afins ao Projeto Respeito e Diversidade. A certificação premiou as instituições que representam pluralismo de ideias e opiniões sobre aspectos sociais, políticos, de gênero, raça, credo entre outros. No evento também foi lançada a jornada de capacitação no combate ao discurso de ódio, que será promovida em 2022, pelo CNMP em parceria com Ministério Público Federal (MPF), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), CONIB e OAB-DF.

Na cerimônia, Rony Vainzof, secretário geral da CONIB, discursou na abertura do evento sobre as iniciativas conduzidas pela CONIB no combate ao discurso de ódio. Andrea Vainer, diretora, participou de painel sobre o tema em companhia do Dr. Luciano Maia, Juiz de Direito e Membro Auxiliar do CNMP e Clarita Maia, representando a OAB-DF. Octávio Aronis, Diretor, recebeu a certificação em nome da CONIB.

O evento contou com a participação do Procurador Geral da República Augusto Aras.

Também estavam presentes o diretor da CONIB, Victor Elias Nigri e a presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB) e Tamara Socolik.


Renato Ochman, presidente da BRIL Chamber planta árvore no Bosque Israel em São Roque

À convite de Guto Issa, prefeito de São Roque, o presidente da Câmara Brasil- Israel (BRIL Chamber), Renato Ochman, esteve na cidade para plantar uma árvore no Bosque de Israel.

Localizado no principal centro cultural do município paulista de São Roque, o Bosque Israel foi inaugurado em Junho de 2021 com o plantio de 73 oliveiras e romãzeiras, em referência ao 73° aniversário da independência israelense, ocorrido em maio.

“Foi um enorme prazer plantar uma árvore com o presidente da BRIL Chamber. Temos uma grande admiração por Israel e pela comunidade judaica brasileira, além de um forte compromisso com a questão ambiental”, declarou Guto Issa.


Comunidade judaica encerra celebração da Festa das Luzes com a presença de vários líderes religiosos

Rabino Pablo Berman, sheik Vahid Khodabakhshi, vice-prefeito Eduardo Pimentel e frei Claudino Gilz

Para terminar as celebrações da Festa de Chanuká, chamada também de Festa das Luzes, a comunidade israelita do Paraná convidou diversas lideranças religiosas e autoridades para uma cerimônia de paz e liberdade, que foi realizada nesta segunda, 06, na Sinagoga Beit Yaacov, em Curitiba.

Neste período, judeus do mundo todo acendem um candelabro durante 8 dias, onde é acrescentada uma vela por noite, brilhando cada vez com mais intensidade. “O objetivo da festividade é difundir a luz para toda a humanidade, iluminando os cantos do mundo que ainda permanecem na escuridão e lembrar um milagre ocorrido com nossos antepassados, na época do Templo de Jerusalém”, explica o Rabino Pablo Berman. “Com esse encontro interreligioso, queremos encher o mundo de entendimento, paz e inspiração, agradecendo Curitiba por receber tão bem diferentes tradições e povos”, acrescenta o Rabino.

Isac Baril, frei Claudino Gilz, Pai Jorge José Kibanazambi e rabino Pablo Berman

Isac Baril, presidente da Federação Israelita do Paraná, falou sobre a importância do encontro e do entendimento entre as religiões: “Há poucos dias tivemos que fazer uma nota de repúdio e em solidariedade à violência ocorrida da Mesquita Iman Ali, em Ponta Grossa. É inadmissível a intolerância religiosa nos dias de hoje e estamos muito felizes em poder receber diversas religiões na nossa sinagoga”.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, acendeu o “Shamash”, a vela mestre que é utilizada para acender as demais. Em seguida, cada represente de uma religião foi acendendo as próximas. Entre os presentes, representando o Islamismo, o Sheik Vahid Khodabakhshi e Gamal Fouad El Oumairi; pelo Catolicismo, o Frei Claudino Gilz e o Padre Waldir Zanon; pelo Candomblé, Pai Jorge José Kibanazambi; pela Umbanda, Pai Jimmy; pelo Espiritismo, João Edson Alves e pela Comunidade Bahá´i, Sylvio Fausto Gil Filho.

Também estiveram presentes: Odacyr Prigol, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Paraná; Rafaela Lupion, administradora da Regional Matriz; Rodolpho Zannin Feijó, chefe de Relações Internacionais da Prefeitura; Desembargador Antonio Loyola Vieira; o líder religioso Luiz Omar Saboya; e Eduardo Bekin, presidente da Invest Paraná, representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior. Da comunidade israelita também participaram: Carlos Reiss, coordenador geral do Museu do Holocausto de Curitiba; Leonardo Kriger, do Habonim Dror; Jaime Ingberman, da Associação Casa de Cultura Beit Yaacov; Sarita Fatuch, da Wizo, além de outras lideranças comunitárias.


Lançamento do livro “Decifrando o Oriente Médio – Textos publicados por Samuel Feldberg  no período de 1998 a 2021″

Na Hebraica de São Paulo foi lançado o livro “Decifrando o Oriente Médio – textos publicados por Samuel Feldberg no período de 1998 a 2021”, que cobre duas décadas das relações internacionais no Oriente Médio a partir das análises do professor doutor (USP/ Tel Aviv University).

Os textos compilados foram publicados na grande imprensa e expõem as profundas transformações, bem como as esperanças frustradas na região. “Quando iniciei minha trajetória como pesquisador do tema, o Talibã tomou o poder no Afeganistão e, cinco anos depois, foi responsabilizado pelos ataques às Torres Gêmeas, que levaram à sua derrubada do poder. Hoje o grupo governa novamente o país”, comenta Feldberg.

Outro exemplo da violência cíclica no Oriente Médio se dá entre israelenses e palestinos, estudados de perto pelo autor. “Passada a euforia de Oslo, voltaram a enfrentar-se em um conflito que culminou na Segunda Intifada, evaporou-se a ideia de um estado palestino e o Hamas mostrou sua verdadeira face”, analisa. “Mas os Acordos de Abraão, em 2020, abriram novas perspectivas e Netanyahu foi substituído por uma ampla coalizão.”

Os fatos e reflexões trazidos por Feldberg podem ajudar a entender a situação do Oriente Médio. O livro destina-se a professores, estudantes, jornalistas e a todos os que têm interesse nos conflitos que ajudam a moldar o mapa e a política da região, com consequências em todo o mundo.

Samuel Feldberg é doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), professor de História das Relações Internacionais das Faculdades Rio Branco, membro do Grupo de Análise em Conjuntura Internacional (Gacint) da USP e coordenador do módulo Holocausto e antissemitismo do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância da USP.

Suas pesquisas se concentram em conflitos internacionais, com destaque para Oriente Médio, conflito israelo-palestino, Irã e armas de destruição em massa, petróleo e sua importância estratégica e política externa norte-americana.

É autor e colaborador de livros como Estados Unidos e Israel: uma aliança em questão (2008), ONU 60 anos – Considerações sobre seu poder (2006) e História da Paz (2006), e de artigos para publicações da área, como a revista Política Externa. É membro do Conselho Acadêmico da StandWithUs Brasil.


Renato Ochman e Mario Fleck assinam artigos na Revista GV Executivo, da Fundação Getúlio Vargas

Renato Ochman, presidente da Câmara Brasil – Israel de Comércio e Indústria (BRIL Chamber), faz uma análise sobre as relações comerciais entre Brasil e Israel e a intensificação dos negócios nas áreas de agricultura, empreendedorismo e cidades inteligentes, em publicação da Revista GV Executivo sobre “Perspectivas Brasil- Israel”.

Na mesma edição, Mario Fleck, presidente do Conselho da BRIL Chamber e presidente dos Amigos do Weizmann Brasil, assina o artigo “As bases da excelência científica”, em parceria com Daniel Schmit, CEO na América Latina do Instituto Weizmann de Ciências de Israel. Na matéria, destacam a ciência de ponta que se faz no instituto israelense, com pesquisadores bem formados e livres para criar.

Lançada em agosto de 2002, pela Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (sob o título RAE-executivo), GV-executivo é a revista de gestão, estratégia e cultura para o administrador, que discute ideias e tendências com linguagem acessível e contribuições de líderes acadêmicos e empresariais.

Confira as matérias completas em:

https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/issue/view/4677


 

20
20