A DESIGNER REGINA MESQUITA LANÇA SUA PRÓPRIA MARCA: A SOUL BAG
“Ressignifiquei o consumo com inovação e design moderno, sempre pensando no dia a dia da mulher e suas necessidades para carregar suas coisas”.
Regina Mesquita é designer formada em Comunicação Visual e Artes Plásticas pelo EADE e pelo Mackenzie.
Seu trabalho em televisão e teatro, criando e produzindo cenários, figurinos e adereços, logo se transformou em uma paixão.
Na TV Cultura, começou se dedicando a uma extensa pesquisa sobre arquitetura de interiores, objetos e acessórios usados desde os expedicionários, nos anos 1550, até a década de 1980, que possibilitou a produção de teleteatros e tele romances que marcaram época: A Moreninha, Os Saltimbancos, O Fiel e a Pedra, O Coronel e o Lobisomem. Além de programas infantis como Bambalalão.
No teatro, Regina participou de produções para o Teatro Municipal de São Paulo, Teatro Castro Alves, Teatro Oficina; em espetáculos como o Ballet Mara Borba, o Ballet da Cidade do Teatro Municipal, o Ballet Ismael Ivo, A Morte de um Anarquista, Cyrano de Bergerac (dirigido e produzido por Antônio Fagundes), entre outros.
Ainda na TV Cultura, recebeu um convite que a levaria para outra paixão: criar e desenvolver embalagens e design jacquard para toalhas da Buddemeyer. Um novo ciclo teve início e Regina mergulhou no processo de criação e produção para a indústria.
Ao criar as embalagens para conjuntos de toalhas e roupões infantis, entre outras peças, a designer viu ali uma oportunidade de negócios: reinventar essas mesmas embalagens. Em pvc, reutilizáveis, elas viravam mochilas para crianças ou sacolas femininas. Foi um sucesso e ali nascia a empresária de sucesso.
Três anos depois, Regina Mesquita decide estruturar a própria empresa, partindo da ideia básica de brindes e acessórios para embalagens reutilizáveis. Produtos com design, e não descartáveis.
Criou gifts sempre costurados (estojos de maquiagem, bolsas, sacolas, necessaires) e logo se destacou com a famosa bolsa Mamãe e Bebê da Natura, presente no mercado até hoje e carro-chefe na compra de cosméticos e tratamentos Mamãe e Bebê.
Outro cases: modelou e fabricou bolsas térmicas para a Sadia, Perdigão e depois BRF; assim como Aurora e Marfrig.
Outras empresas que encomendaram e distribuíram suas criações : O Boticário, L’oréal, Unilever, para citar algumas…
Também criou e produziu bolsas femininas, acessórios infantis, necessaires, sacolas de praia e mochilas volta às aulas para magazines como C&A, Lojas Marisa, Lojas Americanas, Casa Sloper, Mesbla, Extra.
“Mulheres se presenteiam, são coloridas, atuam por todos os lados como o girassol, crescem sempre, evoluem.. Nossa logomarca é o girassol: caminhamos por onde há luz!”
Depois de três décadas nesse nicho de mercado, a empresária diz ter fechado seu ciclo e agora lança sua própria marca, a Soul Bag: Soul Pet, Soul Travel, Soul Business, Soul Summer, Soul Shoulder e Soul Handbag.
A cristalização de tudo o que aprendeu, viveu, experimentou, amadureceu, espiritualizou.
Acompanhando a mudança de novos tempos e utilizando seu repertório adquirido, inicia hoje um novo ciclo.
Bolsas feitas com lona ecológica e detalhes em couro.
Bolsas práticas e utilitárias, mas também lúdicas e envolventes.
Com explosão de cores, texturas e formas.
“Ressignifiquei o consumo com inovação e design moderno, sempre pensando no dia a dia da mulher e suas necessidades para carregar suas coisas”, diz ela.
E acrescenta: “Mulheres se presenteiam, são coloridas, atuam por todos os lados como o girassol, crescem sempre, evoluem.. Nossa logomarca é o girassol: caminhamos por onde há luz!”