10 MANEIRAS DE SE DAR BEM COM SUA NOVA NORA – POR ROSALLY SALTSMAN

Em primeiro lugar, Mazal tov, parabéns! Você está prestes a receber um novo título: “sogra”! E esse posto traz muitas alegrias em sua vida, mesmo que inclua alguns pequenos… (ok, maiores!) ajustes.

Aqui estão algumas ferramentas para ajudá-la a superar os obstáculos da nova estrada em que você estará viajando!

1. Não Compre o Estereótipo

Há muitas mães e noras que se dão maravilhosamente bem. Espere ser uma delas. Lembre-se de Ruth, cuja devoção a Naomi era incomparável, e Moshê, que tinha um grande relacionamento com seu sogro. Embora seja verdade que os homens devem se apegar às esposas, eles ainda não estão isentos da mitsvá de honrar os pais. Sua nova nora também é obrigada a honrar seus sogros, embora não na mesma medida em que ela deve honrar seus próprios pais. No entanto, acredite que você soube educar bem seu filho, e ele fará o que é correto certamente incluindo você em sua nova vida.

2. Dê altruisticamente

Quando você tornou-se mãe, seu papel era dar infinitamente amor ao seu novo bebê. Com o passar dos anos, seu filho cresceu e aprendeu a retribuir este amor e devoção.

Invista os primeiros anos dando o que você puder ao novo casal – emocional ou materialmente – sem exigir nada em troca, e eles aprenderão a retribuir seu amor, contanto que você não os faça se sentirem em débito.

3. Faça Coisas Um Dia de Cada vez

À medida que seu relacionamento se torna mais bem definido – e seu filho e sua nora se sentem à vontade em seu novo relacionamento – os limites mudarão e a dinâmica mudará à medida que todos vocês crescerem em seus novos papéis. O modpo como o relacionamento é hoje não determina como será amanhã.

4. Seja Grata

A vida é dinâmica e esperar que as coisas permaneçam as mesmas não é realista. Este é um estágio normal na vida do seu filho, assim como aprender a andar, falar e ler. Todos que contribuiram para que ele se tornasse mais independente de você foram trampolins para que ele se tornasse quem ele é hoje. (Acredite, você ficaria mais arrasada se não desse esse passo!) Seja grata por ter vivido para ver esse dia e antecipar as mudanças a seguir. Quando sabemos o que esperar, é mais fácil aceitar.

5. Seja realista

Enquanto todos nós queremos que nossos filhos se casem com alguém gentil, bonita, inteligente e graciosa, ninguém é perfeito (nem mesmo seu precioso filho). Todos chegam ao casamento com falhas e bagagem própria. Concentre-se nas virtudes da sua nova nora e trate-a como se ela fosse uma princesa, pois ela é filha do rei.

6. Expanda seus horizontes

Tenho certeza de que antes de seu filho nascer você tinha outros interesses. Este seria um bom momento para voltar a eles ou encontrar novos. Inscreva-se para uma aula de Torá que você sempre quis fazer, viaje de férias, dedique mais tempo aos seus relacionamentos com amigos ou com seus outros filhos.

7. Incentive seu filho a ser um bom marido

Incentive-o a dedicar o máximo de tempo possível para fazer sua esposa feliz. É uma regra geral que uma casa é tão feliz quanto a esposa. É por isso que quando a Mishná (Yoma 1: 1) fala sobre uma esposa, ela a chama de lar.

8. Fortaleça sua

Ser sogra é uma ótima maneira de trabalhar suas midot (traços de caráter). Faça um esforço para manter seu relacionamento com sua nora positivo, sem ser insistente. Use esta oportunidade para fortalecer sua paciência, limites e benevolência.

9. Discurso positivo

Nunca fale mal da sua nora ou da sua família com o seu filho (ou com qualquer outra pessoa). Além de ser proibido falar lashon hará, isso provoca discórdia entre o casal. Quando há harmonia no casamento, a Shechiná, a presença Divina, repousa entre eles, e há bênção. (Sotá 17a)

10. Reze

Reze com intensidade e concentração o tempo todo. D’us ama nossas preces e as usa como um canal de bênçãos e paz. Desejando-lhe muitas alegrias nos próximos anos!


Rosally Saltsman – É uma escritora freelancer de Montreal, atualmente mora em Israel. Rivka usa sua criatividade e conhecimento para criar composições e ilustrações magistrais. Ela compartilha seu amor pela arte e design com seus filhos.

Fonte: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4421777/jewish/10-Maneiras-de-Se-Dar-Bem-Com-Sua-Nova-Nora.htm

20
20