LAR DE IDOSOS POSSIBILITA ACOLHIMENTO E QUALIDADE DE VIDA

Por meio de doações, o Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE) promove moradia assistida e cuidados multiprofissionais humanizados para idosos

O processo de envelhecimento requer uma visão de cuidado específica. As ILPIs (Instituição de Longa Permanência Para Idosos) ou lares de idosos/casas de repouso, são espaços onde as necessidades das pessoas idosas são tratadas de forma particular e centrada. Seu papel é acolher essas pessoas, além de promover socialização e valorização do envelhecimento com propósito.

O Residencial Israelita Albert Einstein (RIAE) destaca-se como uma entidade que oferece uma assistência médica especializada, com foco na gestão da qualidade de vida. Fundado há mais de 85 anos, com sua história vinculada à comunidade judaica, o então Lar Golda Meir se tornou, em 2003, parte da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, responsável por sua gestão desde então.

Além dos cuidados de saúde, o RIAE também conta com atividades socioculturais e do Voluntariado Einstein, que incentivam e estimulam as capacidades individuais, a interação social e o desenvolvimento de aspectos cognitivos. Eventos voltados à interação com a família e atividades comemorativas dos calendários brasileiro e judaico também fazem parte da programação mensal do lar.

Pandemia de COVID-19 trouxe novos desafios

Os residentes representam um grupo extremamente vulnerável à Covid-19. No RIAE, desde março de 2020, foram tomadas ações preventivas sistematizadas, como a identificação precoce de casos e medidas de isolamento.

Os impactos da doença foram reduzidos e o índice dentro do Residencial foi de 3,3%. Os bons resultados permitiram que as visitas familiares fossem retomadas em julho, três meses antes do restante da cidade de São Paulo.

Um olhar para o futuro

Há mais de oitenta anos, o antigo Lar Golda Neir busca cuidar de idosos, preservando os valores, essência e cultura da comunidade judaica, que foi a grande idealizadora do projeto. O objetivo do espaço é proporcionar aos residentes uma vida plena, confortável e feliz, com qualidade, carinho e respeito às individualidades de cada um, e às suas famílias o apoio necessário ao cuidado de seu ente querido.

A unidade conta espaços voltados para o atendimento ao idoso, sala de TV, salão de atividades em grupo, ginásio de fisioterapia, consultórios, sala de emergência e toda infraestrutura necessária para atender aos moradores.

Além da colaboração do Einstein, o RIAE também recebe o apoio financeiro de empresas e pessoas físicas para a manutenção do cuidado e otimização da estrutura física, além da dedicação de tempo, empenho e cuidado de mais de 100 voluntários engajados na causa.

Para saber mais, assista: https://www.youtube.com/watch?v=Ip0UrGrDuFk.

20
20