WIZO SP HOMENAGEIA  MARLOVA JOVCHELOVITCH NOLETO NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A WIZO São Paulo escolheu Marlova Jovchelovitch Noleto para ser a homenageada em sua tradicional celebração anual do Dia Internacional da Mulher. O local escolhido para o evento, que teve um formato híbrido presencial e ao vivo online, foi o espaço Mitzpé da Hebraica de São Paulo. No palco do local, a advogada Becky Korich, e na tela, em seu escritório em Brasília, Marlova, a primeira mulher a representar no Brasil, desde 2018, a Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. De janeiro a abril de 2021, acumulou, também, a função de coordenadora residente da ONU no País.

De forma descontraída, Becky conduziu a conversa com Marlova sobre um dos temas preferidos da homenageada: “Felicidade”. Na pauta do bate-papo, também, a infância e juventude em sua terra natal, as razões que motivaram sua escolha profissional, os desafios enfrentados ao longo de sua carreira e seu compromisso constante para melhorar a qualidade de vida dos menos favorecidos, principalmente as crianças.

Marlova ressaltou, ainda, os vínculos das mulheres de sua família – avó e mãe – com a WIZO, instituição da qual ambas fizeram parte. Um dos momentos marcantes do evento no Mitzpé foi o reencontro virtual com duas grandes amigas: Vera Bobrow e Bete Arbaitman.

À frente da organização do evento no clube uma equipe de voluntárias coordenada por Cristina Peppi, Etejane Hepner Coin, Cleia Pilnik, Debora Hara Matalon e Flávia Abuhab Matalon, com total apoio da presidente Nava Politi Shalev.

Quem é a homenageada

Marlova Jovchelovitch Noleto nasceu em 16 de junho de 1961 em Uruguaina, no Rio Grande do Sul, no seio de uma família de origem romena onde aprendeu, desde cedo, o conceito de amor ao próximo e a importância do conceito de solidariedade. Formada em assistência social pela Pontifícia Universidade Católica do RS, tornou-se mestre e professora na mesma instituição. Como bolsista da Fundação Kellogg e da Eisenhower Exchange participou de um programa acadêmico e de intercâmbio profissional na área de combate à pobreza, políticas sociais, educacionais, responsabilidade social e filantropia nos Estados Unidos, onde completou seu treinamento executivo no Instituto de Administração Pública de Nova York. Foi também bolsista da Federação Sueca de Assistentes Sociais, dedicando-se ao estudo sobre o bem-estar social na Suécia. Foi presidente do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, sendo responsável pela concessão dos certificados de filantropia e também do registro das entidades sociais, educacionais, de cultura e de saúde em todo o Brasil. Trabalhou na Federação de Municípios do Rio Grande do Sul, no Governo do Estado e na antiga Febem. Foi Conselheira da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, da Fundação Abrinq e do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, entre outras instituições.

Em fevereiro de 1997 ingressou nas Nações Unidas como oficial de Políticas Públicas e Direitos da Infância e Juventude do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Publicou vários livros e artigos nas áreas do terceiro setor, serviço social, municipalização e direitos humanos. Em 2018 assumiu o cargo de diretora e representante no Brasil da UNESCO.

Em novembro de 2021, em Paris, às vésperas da 41ª Sessão da Conferência Geral, foi homenageada pelos seus 20 anos na Organização e pela sua dedicação à missão da UNESCO de “contribuir para a construção da paz, a erradicação da pobreza, a promoção do desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural”.

Sobre a Wizo

A WIZO nasceu em 1920, da solidariedade de mulheres judias inglesas para com as pessoas que viviam em precárias condições ambientais no então Estado de Israel. As fundadoras da WIZO perceberam que a educação deveria ser a chave para a modificação dos fatores adversos e avaliaram que a mulher, pela sua posição na constelação familiar, poderia ser o elemento multiplicador de novos conhecimentos, hábitos e atitudes.

A WIZO tem como base de atuação o trabalho com a parcela menos favorecida da sociedade, buscando integrá-la à comunidade maior, através de trabalhos sociais, educacionais e na área de saúde, além de promover a integração da família, programas de profissionalização e defesa dos direitos da mulher.
No Brasil, a WIZO, através de seus 11 centros espalhados pelo país, apóia obras assistenciais locais, realizando um importante trabalho de intercâmbio entre Brasil e Israel.

  • ACOLHE 52.800 crianças de 6 meses a 10 anos em suas instituições.
  • MANTÉM mais 173 creches em 76 cidades israelenses, além de 54 Centros de Juventude que atendem mais de 22.000 jovens.
  • OFERECE creches para os cinco maiores hospitais de Israel e também nas bases aéreas da Força de Defesa Israelense.
  • PROTEGE suas crianças na única creche blindada na região de Sderot, área frequentemente bombardeada por mísseis.
  • ACOLHE grupos de pessoas com necessidades especiais, através de programas assistenciais.
  • LIDERA a educação nas creches e no ensino escolar em Israel com excelência.
  • EMPREGA mais pessoas na área de educação do que qualquer outra organização.
  • OFERECE 29 centros de aconselhamento jurídico e psicológico em Israel voltado para as questões da mulher.
  • DISPONIBILIZA um disque denúncia 24 horas por dia para atendimento de mulheres violentadas ou maltratadas.
  • ADMINISTRA abrigos para mulheres e centros de prevenção e tratamento da violência doméstica.
  • OFERECE cursos de treinamento e programas de liderança dirigidos às mulheres.
  • ORIENTA e lidera questões sobre as mulheres no Knesset e em órgãos governamentais.
  • ORGANIZA o maior programa anual de Bar e Bar Mitzvá em Israel para adolescentes imigrantes e vindos de famílias com dificuldades.

Em 2008 a WIZO foi agraciada com o Prêmio Israel como reconhecimento pelo seu trabalho na promoção do bem-estar social. Trata-se da mais alta honraria outorgada pelo Governo Israelense a pessoas e entidades que se sobressaem em seu campo de ação ou que contribuem para a cultura do país.

Etejane Hepner, Shila Hara, Debora Hara Matalon, Nava Politi, Flavia Abuhab Matalon e Cléia Pilnik

Mônica Ruhman, Jane Burd, Renata Michailovici, Nava, Raquel Lassner, Jaqueline Hirschfeld, Sandra Serber, Denise Kusminsky e Olga Aizemberg

Desiree Nacson: Helena Mester, Jackie Naftal, Martine Moubazbaz, Isa Mansur, Etejane Hepner Coin, Shila Hara, Débora Hara Matalon, Nava Shalev Politi, Cléa Pilnik e Flávia Abuhab Matalon

Advogada Becky Korich

A homenageada Marlova Jovchelovitch Noleto

Plateia elegante e atenta

Vera Bobrow faz uso da palavra.

Nava Politi, presidente da Wizo SP

Etejane H. Coin foi uma das homenageadas

20
20