MAURICIO KUS Z’L, UMA GRANDE PERDA PARA A COMUNIDADE

“Mauricio Kus transformou dias paulistanos em noites de Hollywood, tamanho glamour que imprimia em suas festas e eventos, e lançamentos de filmes”

O querido amigo de todas as épocas e Relações Públicas pioneiro do mercado de entretenimento de São Paulo, Mauricio Kus morreu dia 14 de fevereiro p.p. aos 92 anos, em decorrência de um AVC. Viúvo da inesquecivel Sarah Chais Kus deixa dois filhos, Paulo e Joyce uma nora (a endocrinologista Adriana Moretti), um genro (Paulo Campos) e duas netas.

Mauricio Kus era formado em RP, aluno ouvinte da Cásper Líbero em jornalismo. Fez trabalhos jornalísticos para a Revista Reflexo; foi o primeiro jornalista paulista a entrevistar Fernando de Barros, cultivando uma amizade de 50 anos até a sua morte.

Encarou o teatro com carinho e passou a frequentar o TBC conhecendo todo o elenco e técnicos, inclusive os importados da Itália e França, através de Gustavo Nonnenberg, que era o RP do TBC, a primeira companhia estável de teatro no Brasil, trabalhando em moldes empresariais. Do TBC à Vera Cruz foi um pulo e acompanhou todas as filmagens daquele empreendimento de Ciccilo Mattarazzo, primeira iniciativa empresarial de tratar o cinema brasileiro como indústria.

Foi contratado por Oswaldo Massaini, da Cinedistri, para fazer divulgação e promoção de mais de 100 filmes para sua empresa, inclusive os famosos “O pagador de promessas” e “Independência ou morte”, que são os dois filmes mais premiados da história do cinema nacional.

Mauricio e Sarah Kus cumprimentando o ator Kirk Douglas em Hollywood

Convidado por ser RP da Brannif Airways, ficou por dois anos cuidando do setor, inclusive recepcionando os vários astros e estrelas americanos que vinham ao Brasil convidados de Jorginho Guinle para promover o Carnaval carioca e os finados Festivais da Canção no Maracanãzinho.

Cobriu como repórter o I Festival Internacional de Cinema, realizado como uma das comemorações do IV Centenário da fundação de São Paulo. Entrevistou e manteve contatos pessoais com os atores Edward G. Robinson, Walter Pidgeon, Jeanete McDonald, Joan Fontaine, Debbie Reynolds, Pier Angeli, Errol Flynn, Fred McMurray e Jeffrey Hunter. Participou de vários festivais de cinema, em Cannes, Gramado, Rio de Janeiro, Teresópolis, lançamento oficial na América do Sul do primeiro filme da franquia “O planeta dos macacos”, em Buenos Aires, no Hotel Alvear e no cine Rex. Participou com mais 500 jornalistas do mundo inteiro do Festival de Cinema da Warner em Freeport, nas Bahamas entrevistando Kim Novak (de quem virou amigo pessoal), William Holden, Danny Kaye, Yul Brynner, Luchino Visconti, Sam Peckinpah, Ernest Borgnine.

Mauricio Kus e seu filho Paulo ladeiam Adriana Moretti

Com seu filho Paulo Chaits Kus, Participou diretamente na organização da abertura de 12 Wal-Mart Supercenter, 8 SAM’S Club e do primeiro complexo Hoyts General Cinema no Brasil, localizado no Shopping Internacional Guarulhos. Coordenou o planejamento estratégico de comunicação da abertura de 60 show rooms Giroflex no Brasil durante oito anos. Atuação direta no atendimento de contas e na coordenação e criação de estratégias de comunicação e administração de crises.

Mauricio e Sarah Kus com celebridades

Foi presidente 2005-06 do Rotary Club São Paulo Chácara Flora, que se reúne toda quarta-feira no Club Transatlântico em São Paulo.

Maurício Kus foi um grande especialista em comunicações, com mais de 50 anos de experiência na área de relações públicas e assessoria de imprensa. Iniciou sua carreira como jornalista e posteriormente assumiu a direção de Relações Públicas Brasil da Braniff International. Ocupou também o mesmo posto na British Caledonian. British Airways e Hilton do Brasil, de onde saiu para fundar sua própria empresa.

Responsável pelo desenvolvimento de vários programas de relações públicas bem sucedidos, entre eles o Wal-Mart Brasil e o programa de licenciamento dos personagens Garfield e Snoopy, além de ter coordenado mais de 200 eventos de clientes da empresa Chaits.

Foi assessor de imprensa da marca Pierre Cardin e lançou o magnífico restaurante Maxim’s do Rio de Janeiro. Trabalhou com licenciamentos (como Snoopy e A Pantera Cor de Rosa), inventou modas e bossas. Foram célebres suas atuações na companhias aéreas Braniff e British Caledonian Airlines.

“No dia das mães durante os anos 1970, a Avenida São Luiz parava com a vendas de tulipas trazidas pelas companhias aéreas e quem comprava a flor, ainda desconhecida por aqui, ganhava um beijo de uma atriz famosa da época, muitas delas as bonitonas do cinema nacional”, relembra Ovadia Saadia (com Mauricio na foto), seu amigo de mais de 40 anos. “As Bond Girls dos filmes de 007, a cada dois anos, ou o ator israelense Topol, foram momentos inesqueciveis, assim como o lançamento de King Kong com a presença da estrela Jessica Lange, ou Xanadu com a presença do próprio Gene Kelly, um dos reis dos musicais de Hollywood dos anos 1950″, complementa.

Mauricio Kus entrevista no Hilton Hotel o ator Clift Robertson, do filme “Os Dois Mundos de Charly”

Segundo a homenagem na data de sua morte no jornal Folha de São Paulo, “Mauricio Kus transformou dias paulistanos em noites de Hollywood, tamanho glamour que imprimia em suas festas e eventos, e lançamentos de filmes. Trabalhou até dez anos atrás. Sempre com garra, intensidade e paixão. Tinha sempre uma história ótima para contar na manga. No Hilton Hotel da Avenida Ipiranga, atuou em dois períodos muito movimentados em sua vida, nos anos 1970 e 1980. A perda de sua amada Sarah, que marcou uma época com sua elegância e estilo, há quinze anos, o baqueou muito”.

“Dizem que ninguém é insubstituivel, mas acho muito dificil surgir um outro Mauricio nas próximas gerações. Infelizmente não deu tempo de concluir ou produzir seu tão aguardado livro de memórias, onde contaria tudo….” lamenta Ovadia.
​​​​​​​

20
20