19 DE ABRIL DE 2022: 79 ANOS DESDE A REVOLTA DO GUETO DE VARSÓVIA

Embora a superioridade alemã fosse avassaladora, os habitantes do gueto ofereceram uma resistência heróica que se tornou um símbolo de dignidade diante da completa desumanização nazista.

Levantamento do Gueto de Varsóvia

Em 19 de abril de 1943, começou a Revolta do Gueto de Varsóvia. A polícia e as tropas alemãs entraram para deportar os habitantes sobreviventes.

No total, 750 combatentes lutaram contra os alemães, que estavam bem treinados e fortemente armados.

Os combatentes do Gueto de Varsóvia conseguiram resistir por quase um mês, mas em 16 de maio de 1943 a Revolta terminou. Lentamente, os alemães esmagaram a resistência. Dos mais de 56.000 judeus capturados, aproximadamente 7.000 foram fuzilados, e o restante deportado para campos.

Ao contrário da defesa de 18 de janeiro contra os ocupantes, quando os judeus poloneses saíram impunes, esse levante foi esmagado pelas SS sob o comando do general Jürgen Stroop.

Um grupo de soldados nazistas pede a uma família judia que deixe o gueto de Varsóvia

Por ocasião do aniversário de Hitler em 20 de abril, Himmler decidiu lançar a operação final de aniquilação do gueto de Varsóvia.

Assim, em 19 de abril de 1943, um grupo de 2.000 soldados e membros da SS entrou no gueto antes do amanhecer, esbarrando em uma resistência que, apesar de ter armas precárias, estava solidamente organizada.

Os primeiros confrontos, entretanto, duraram três dias até que as tropas alemãs se retiraram novamente e modificaram suas táticas; eles transformariam o gueto em uma cidade em chamas.

Achavam que seria um trabalho rápido, mas a resistência judaica estava organizada e tinha até armas. Embora a superioridade alemã fosse avassaladora, os habitantes do gueto ofereceram uma resistência heróica que se tornou um símbolo de dignidade diante da completa desumanização nazista.

Fonte: https://visavis.com.ar/2022/04/19/se-cumplen-79-anos-del-levantamiento-del-gueto-de-varsovia/?utm_source=newsletter&utm_campaign=49164-20-4&utm_medium=email&fm_sid=24474.11432.49164

20
20