JACQUES RIBEMBOIM TOMA POSSE DA CADEIRA Nº 7 DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS
Escritor, professor, engenheiro e economista, o pernambucano Jacques Ribemboim tomou posse da Cadeira número 7 da Academia Pernambucana de Letras no último dia 23 de março, sendo recebido pela acadêmica Luzilá Ferreira. É uma das pessoas mais carismáticas do Recife, onde nasceu em 1960.
Jacques possui especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobrás, empresa onde trabalhou por doze anos, e ostenta os graus de Mestre em Economia Ambiental pela University of London e de Doutor em Economia pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco.
Atualmente trabalha como professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco e é professor visitante do Brooklyn College de Nova York e do Instituto de Estudos Políticos da Université Grenoble Alpes. É membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano e da Academia Pernambucana de Letras. Em 2016, concorreu ao cargo de vice-prefeito do Recife pelo Partido Verde, ao qual é filiado.
Dentre seus livros, destacam-se Mudando os Padrões de Produção e Consumo (Editora do Ibama, 1997); Nordeste Independente (Bagaço, 2002); Economia da Pesca Sustentável (CNPq/UFRPE, 2009); The Brazilian Economy in the 70s and 80s (Editora NovoEstilo, 2014); Uma Olinda Judaica:1537-1631 (coautoria de José Alexandre Ribemboim, Bagaço, 2012); Pernambuco de Fernão (UFRPE, 2015); Ensaios judaicos (Ed.; Babecco, 2018); Ensaios econômicos (Ed. Babecco, 2021).
Fotos
Jacques e Helena Ribemboim ladeados pelos filhos Bernardo e Clarice
Jacques recebendo o diploma de membro do presidente da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda
Jacques com os primos Alexandre Koatz e Mônica Bienveniste Koatz
Jacques Ribemboim com os colegas de infância do Colégio Israelita, Suzana Schachnik Valença, Iardena Cubitz Abensur, Berta Tabatchnik, Flávio Landen, Jacy Averbuch e Sara Cubitz
Jacques Ribemboim com Meraldo e Graça Zisman
Jacques com José Paulo Cavalcanti Filho, da Academia Brasileira de Letras
Karina Berenstein, Mary Berenstein, Jacques Ribemboim, Sheila Lispector, Bóris Berenstein e Jacó Berenstein. Bóris foi presidente da Federação Israelita de Pernambuco no período da restauração da Sinagoga Tzur Israel.
Saulo e Rosana Gorenstein ladeiam Jacques Ribemboim
No discurso de posse, Jacques citou versos em íidische do Hino do Gueto de Varsóvia.