Beirel Zukerman Z’L: a homenagem para um líder na Hebraica de SP – por Glorinha Cohen

Noite repleta de emoções e grandes lembranças trazidas à tona por líderes da comunidade como Fernando Rosenthal, presidente da Hebraica de São Paulo, Jack Terpins, Arthur e Naum Rotenberg, Marcos Knobel, presidente da Fisesp, Claudio Lottenberg, presidente da Conib, e Sidney Klajner, presidente do Hospital Albert Einstein, dentre outros, marcaram a homenagem que foi feita a Beirel Zukerman Z’L no Teatro Anne Frank da Hebraica de São Paulo, clube do qual ele foi presidente.

Um dos pilares e referência para toda comunidade judaica brasileira, Beirel fez seu passamento no último dia 27 de janeiro, deixando uma lacuna difícil de ser preenchida. Foi um verdadeiro expert em política comunitária e tinha o dom de despertar nos mais jovens o sentimento de querer fazer parte da vida judaica com conselhos que influenciaram várias gerações de líderes.

E eu, que tive o privilégio de com ele conviver nas muitas vezes em que o encontrava na Hebraica, lembro com saudades das nossas conversas, da alegria serena que lhe era própria e era impossível não me encantar com sua forma sensata de ver o mundo e sobretudo com sua humildade, própria dos seres de primeira grandeza.

Mas, nada define melhor Beirel Zukerman do que as palavras ditas naquela noite pelo ex-presidente Naum Rotenberg, amigo de uma vida inteira e ambos com seus nomes unidos e perpetuados nas alamedas que ficam em frente à entrada do parque aquático da Hebraica, inaugurada em 2018 quando completaram 90 anos: “Beirel deixou um vazio muito importante. Ele nos deixou o amor pela pessoa dele, a nossa lembrança e a tristeza da falta que ele nos faz”.

20
20