“Não se preocupe, não pode ficar pior” – Rabino Arieh Raichman

Essas foram as palavras que o homem não parava de me dizer durante nossa conversa. Ele havia passado por muitas coisas quando criança, e sempre sonhava que a próxima fase da vida seria melhor. No entanto, isso não aconteceu. Ele teve desafios para entrar na escola, conseguir um emprego, encontrar a mulher certa e até mesmo ser um bom pai e marido. Parecia que a cada poucos meses havia uma nova batalha a enfrentar.

Em todos os desafios, este homem nunca reclamou ou perdeu as esperanças, pois sempre antecipou um futuro melhor. A dificuldade atual era meramente temporária. “Não se preocupe, pois pior do que está- não fica”, era exatamente o que dizia a si mesmo.

Na verdade, o povo judeu se comportou da mesma forma no Egito. Eles só reclamaram da escravidão depois que o Faraó faleceu. Isso não significava que a escravidão sob o Faraó era agradável, mas eles continuavam dizendo a si mesmos: “Em breve ele morrerá e o novo rei acabará com a escravidão”. No entanto, quando perceberam que com o novo rei não melhorou, sua esperança em pessoas foi destruída. Foi só então que eles começaram a acreditar na salvação de Hashem.

Mudando nossas vidas de dentro para fora

Já ouvi pessoas dizerem que se apenas nos livrarmos desse presidente ou mudarmos o governo, a economia terá um crescimento exponencial. O governo acaba mudando para o partido de sua preferência, mas os novos poderosos não são melhores do que seus antecessores. Já vi isso nos Estados Unidos, Venezuela, Argentina, Brasil e até mesmo em Israel.

Na verdade, fazemos a mesma coisa em nossas próprias vidas. “Se ao menos eu tivesse uma casa maior, mais dinheiro, melhor saúde, a vida seria muito melhor”, dizemos a nós mesmos. Uma vez que finalmente somos abençoados com nossos desejos, devemos ficar em êxtase, mas não é o que acontece, pois o resultado final não é o que imaginamos.

A solução para parar de viver uma vida de falsas esperanças é aprender a estar satisfeito e feliz em todas as fases de sua vida. É verdade que é preciso lutar por uma vida melhor e, em algumas situações, não se pode contentar com a escravidão, o abuso e o sofrimento. Mas, em geral, existe algo de bom em todo tipo de situação, mesmo nas mais desafiadoras. Às vezes, falar com um amigo ou mentor pode ser útil para orientá-lo a perceber o bem, porque este está sempre presente.

Mudar a situação nem sempre a tornará melhor; às vezes é necessário apenas mudar a percepção da situação atual. Isso se chama viver uma vida realmente feliz. O homem com quem conversei chegou a essa conclusão, pois independentemente da fase, ele enfrentou dificuldades. Cabia a ele assumir o controle da situação com sua mentalidade, em vez de deixar que a situação o controlasse.


Rabino Arieh Raichman

Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.com   – chabadmanaus@gmail.com

20
20