600 ATLETAS BRASILEIROS PARTICIPARAM DA 21ª MACABÍADA MUNDIAL 2022 – POR GLORINHA COHEN

Maior competição atlética judaica do mundo na tradição e nos valores de Maccabi, realizada a cada quatro anos em Israel, a 21ª Macabíada Mundial 2022 terminou no último dia 25 de julho tendo a participação de 600 atletas brasileiros, dos quais 300 sócios da A Hebraica de São Paulo.

Organizada pela Maccabi World Union através de suas seis confederações – Maccabi Israel, confederação Maccabi européia, confederação Maccabi América do Norte, Confederação Maccabi América Latina, Maccabi África do Sul e Maccabi Austrália –, tem por finalidade utilizar o esporte como meio de aproximar do judaísmo e de Israel judeus de todas as idades.

Mas, o evento é muito mais que só esportivo, como explicou Fernando Rosenthal em entrevista publicada na revista da A Hebraica paulista, da qual ele é presidente: “A Macabíada traz consigo grandes oportunidades. Além da competição esportiva, é muito importante para as pessoas se conhecerem e também visitarem Israel. Então, é uma relação completa: social, esportiva e cultural”.

O Presidente dos USA Joe Biden e Jack Terpins, Presidente do Movimento Mundial Macabi

A cerimônia de abertura teve lugar no Teddy Stadium, em Jerusalém, e contou com a presença do presidente israelense Isaac Herzog e do primeiro-ministro israelense Yair Lapid, bem como do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem, aliás, o brasileiro Jack Terpins, presidente do Movimento Mundial Macabi, manteve conversa.

Antes da abertura, Biden cumprimentou os atletas dos EUA que participaram dos eventos – cerca de 250 – , falou sobre sua experiência no esporte quando jovem, de seu envolvimento com Israel durante 50 anos e disse: “Israel e os Estados Unidos são lugares construídos com esperança, coragem e determinação. Ver Israel prosperar, ver os sonhos mais loucos dos pais e mães fundadores de Israel crescerem na realidade que os filhos de Israel desfrutam hoje, para mim é quase milagroso”.

Para Elisa Nigri Griner, a carioca radicada em São Paulo e uma das integrantes da comitiva brasileira, “foram duas semanas mágicas, que passaram voando e já estamos esperando pelas próximas Macabíadas”.

Sobre a MWU – Maccabi World Union.

Primeiro Maccabi Club – 1895

A MWU é uma das maiores organizações judaicas do mundo e a mais antiga formação continuamente ativa no sionismo, atuando em cinco continentes, em 80 países, 450 clubes e 500.000 membros, 85% dos quais têm menos de 35 anos e todos 100% pró-Israel. A Maccabi World Union é a única organização Judaica e Esportiva Internacional do mundo que utiliza o esporte como meio de aproximar judeus de todas as idades do judaísmo e de Israel, além de várias atividades educacionais informais de uma forma que supera a política e o sectarismo.

Fundado em 1895, o Maccabi usa sua atividade esportiva para atrair judeus de todas as idades para uma identificação e envolvimento pessoal mais próximo com suas comunidades e Israel. O movimento Maccabi é um elemento de liderança na educação informal judaica/sionista e um agente líder mundial na disseminação da cultura popular israelense.

Muitos Maccabi Clubs funcionam como centros comunitários oferecendo uma ampla diversidade de atividades educacionais, culturais, sociais e esportivas. O mais famoso MWU é o organizador da Maccabiah em Israel a cada 4 anos – “As Olimpíadas Judaicas”!

Missão: Mentes Judias Saudáveis ​​em Corpos Judaicos Saudáveis. Promovemos o povo judeu, unidade e solidariedade para alcançar um futuro judaico brilhante através do envolvimento voluntário da comunidade ao longo da vida e a centralidade do Estado de Israel na vida judaica.

O Movimento Maccabi moderno está organizado sob a Constituição da MWU, o guarda-chuva sob o qual se reúnem as Confederações e Organizações Territoriais (OT’s) de Maccabi em todo o mundo. Existem 6 confederações: Maccabi Israel, confederação Maccabi européia, confederação Maccabi América do Norte, Confederação Maccabi América Latina, Maccabi África do Sul e Maccabi Austrália

Juntamente com a Maccabiah em Israel, as confederações comissionam os Jogos Regionais de Maccabi a cada 4 anos, como os Jogos Pan-Americanos de Maccabi e os Jogos Europeus de Maccabi a cada 4 anos, além de vários Jogos, eventos culturais e seminários. A Macabiah e os Jogos Regionais são de longe os maiores eventos de participação em massa judaica no mundo.

A sede mundial da MWU está situada desde 1956 em Kfar Maccabiah em Israel. O movimento é quase inteiramente liderado e organizado por voluntários e muitos líderes Maccabi são proeminentes na liderança da comunidade judaica, e órgãos como o Congresso Judaico Mundial, Organização Sionista Mundial, Agência Judaica para Israel, JCC Global, Keren Ha’Yesod, Fundo Nacional Judaico e muitos outros.

Fonte: https://www.maccabi.org/about-mwu/about-mwu

20
20