Einstein lança o livro “Desafios: Uma celebração da ciência a favor da vida”

Obra marca os 35 anos do primeiro transplante de medula óssea realizado no hospital

e reúne 35 depoimentos emocionantes de pacientes do Hospital Israelita Albert Einstein

Obra marca os 35 anos do primeiro TMO realizado no hospital

O Einstein lançou em dezembro do ano passado o livro “Desafios: Uma celebração da ciência a favor da vida”, produzido pela Editora Inbook. A obra, que conta com histórias de superação de pacientes e familiares que passaram pelo transplante de medula óssea, marca os 35 anos do primeiro procedimento realizado pelo Einstein, em 1987.

Pela visão de pacientes e familiares, que se tornam narradores da jornada que passa por alívios e alegrias; perdas e experiências desafiadoras, e, sobretudo, esperança, a literatura retrata também a trajetória de conquistas e avanços do Einstein.

“O Einstein se tornou, ao longo desses anos, um verdadeiro complexo de saúde, que atende pacientes do sistema público e privado; capacita os profissionais da saúde por meio de atividades educacionais e contribui com a evolução da área por meio de pesquisas de ponta. Basta observar na nossa linha do tempo o pioneirismo no Brasil em diversas frentes de transplante, como no uso de células do cordão umbilical, em doenças autoimunes, em idosos e agora com uma linha de pesquisa robusta em terapia celular”, disse o Dr. Nelson Hamerschlak, coordenador do programa de oncologia, hematologia e transplantes de medula óssea do Hospital Israelita Albert Einstein

Nos últimos anos, foram grandes as realizações da área, marcadas, por exemplo, por projetos de terapia celular para pacientes com doenças hematológicas. Um exemplo é a aprovação do Ministério da Saúde de três programas: um estudo com células CAR-T para o tratamento de linfomas e leucemias; terapia celular antiviral para pacientes transplantados que não respondem à medicação contra citomegalovírus; e células NK para leucemias agudas refratárias e recidivadas.

Essas e outras iniciativas fizeram com que o Einstein se tornasse o único centro de transplantes e terapia celular do Brasil acreditado em qualidade pelo Foundation for Acreditation of Cellular Therapy (FACT), sendo comparado a organizações internacionais que são referência na área pelo Center for International Blood and Marrow Transplant Research (CIBMTR).

Einstein foi a primeira organização privada no país a fazer transplante de medula óssea

(foto: Ciete Silvério/Divulgação)

“Realizamos quase 2 mil procedimentos desde então, mas cada história é única. Por isso, é um prazer lançar este livro e comemorar este marco tão importante para o Einstein e para a vida desses pacientes e familiares. Sinto orgulho de fazer parte dessa história, mas mais ainda de dividi-la com eles e toda a nossa equipe”, afirma Dr. Nelson Hamerschlak. E completa: “todas essas experiências são capazes de remodelar valores e perspectivas em relação à vida”.

Toda a renda arrecadada com a venda será revertida para projetos da Amigos Einstein da Oncologia e Hematologia (AMIGOH) e a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale).

Onde adquirir o livro: https://www.livrariadavila.com.br/desafios-uma-celebracao-da-ciencia-a-favor-da-vida-832563/p